Review – O que aconteceu ao homem de aço?

O personagem mais imponente e símbolo da esperança, esse poderia ser a descrição perfeita do alterego de Clark Kent, Superman. No entanto, até mesmo o mais poderoso dos heróis da DC tem os seus temores e pontos de humanidade. Alan Moore, com seus excelentes roteiros, evidencia esses elementos em algumas histórias do Homem de Aço.

“O que aconteceu ao homem de aço?” representa oficialmente o encerramento da cronologia do Homem de Aço antes da reformulação que se seguiu à saga Crise nas Infinitas Terras. Temos aqui um desfecho para a gloriosa carreira do Superman causada por um conflito sobre suas próprias crenças morais.

O mundo já está mais seguro, os grandes inimigos foram derrotados ou estão afastados, Metrópolis está a salvo e o homem de aço está em paz. Mas essa calmaria é apenas um momento de preparação para os grandes eventos que estavam por vir, eventos que culminariam no desaparecimento do maior campeão da Terra.

A história narrada por Lois Lane se aproveita de diversos vilões emblemáticos do Homem de Aço (Lex Luthor, Braniac, Bizarro, etc) e cria um cenário em que Superman se vê vulnerável por estar sendo atacado não só diretamente, mas também indiretamente através dos seus companheiros. A morte de amigos de longa data, a sua identidade secreta sendo revelada e a quebra do seu maior juramento são as peças que compõem o plano de Mxyzptlk para acabar com a figura do Superman, plano esse que culmina na escolha do herói em banhar-se na radiação kryptonita dourada – que remove permanentemente todos seus superpoderes – e desaparecer para sempre.

Apesar de apresentar ação e diversas lutas com diversos vilões, a grandiosidade desta história está na maneira como o Superman é derrotado. A vinda dos heróis e vilões do futuro, cientes do desaparecimento do Homem de Aço, deixam o kryptoniano visivelmente abalado e isso passa para o leitor uma sensação de fraqueza incomum nas histórias do personagem. A “batalha” final não é decidida na força, Superman se vê derrotado quando um de seus inimigos o faz quebrar o seu maior juramento, não matar uma pessoa.

Outro elemento que enriquece a história é a maneira como é narrada. Lois Lane é entrevistada por um novato no Planeta Diário que representa uma nova geração que vive em uma Metrópolis que está livre do mau, mas que reconhece a importância que o Superman tinha para aquela cidade. Já Lane fala da ultima aventura do Homem de Aço com um tom saudosista, até melancólico.

Fato é que a narrativa vai de encontro ao propósito da história, criar um final para a saga daquele personagem e deixar aqueles que o acompanharam com a sensação nostalgia ao se lembrar de  um mito que se foi, e inspirar os novos leitores a procurar saber mais sobre aquele personagem. As figuras do entrevistador e do entrevistado servem muito bem como essa metáfora para como os leitores e até mesmo a equipe criativa poderiam reagir com um final definitivo na carreira do Homem de Aço. E, no entanto, os últimos quadros da história reacendem a esperança no leitor sobre o futuro do Superman.

Algumas pessoas costumam chamar os quadrinhos de nona arte e reconhecem que este meio de entretenimento é algo mais do que  uma revista para crianças. Esse título não veio por acaso e alguns nomes desse ramo contribuem para que as histórias em quadrinhos sejam consideradas arte. Alan Moore é um desses nomes e em “O que aconteceu ao homem de aço?” vemos o porquê disso.

Pegando um personagem super poderoso e buscando aproxima-lo do mundano, Moore cria uma história de encerramento para o Homem de Aço que ao mesmo tempo que o tira do pedestal de quase um Deus, acaba reforçando ainda mais a imagem de salvador e lenda do Superman.

80

  • O que aconteceu ao homem de aço pode ser lida em “Superman – O que aconteceu ao homem de aço?” encadernado publicado pela editora Panini junto com mais duas histórias escritas por Alan Moore. A edição pode ser comprada em http://amzn.to/2jaLB5A
Facebook Comments

Lucas Mizumoto

Professor de japonês, amante de cinema e telespectador de desenho japonês desde que se entende por gente .

2 comentários em “Review – O que aconteceu ao homem de aço?

  • 16 de outubro de 2016 em 09:02
    Permalink

    Nossa, nunca li essa historia apesar de ser fã do super. Me deu uma baita vontade de ler agora.

    Resposta
    • 16 de outubro de 2016 em 15:51
      Permalink

      Cara, eu peguei o encadernado que linkei no fim do post meio as cegas e adorei a história. Procura por aí e dá uma lida porque é boa demais!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *