As diferenças entre manga, manhwa e manhua

As vezes eu me vejo me perguntando será que manga é tudo igual? O artista que escreve no Japão, faz as mesmas coisas que o artista Chines? e por essas perguntas eu acabei dando uma pesquisada no assunto e acabei escrevendo esse pequeno artigo. Bem espero que gostem.

A diferença entre manga, manhwa e manhua seria como a diferença entre amour, amor e amore. O francês, o espanhol e o italiano. São línguas românicas e por terem a mesma origem, as palavras permanecem relativamente as mesmas em todas as línguas, mas evoluirão para algo que se encaixa mais natural no respectivo idioma. O mesmo vale para os quadrinhos na Ásia.

Tanto o japonês como o coreano são fortemente influenciados pela língua chinesa. A origem da palavra para quadrinho é baseada da palavra chinesa  漫畫 (Manhua) no chinês tradicional. Em países onde o chinês tradicional ainda é usado. Como Taiwan e Hong Kong, você ainda pode ver o uso de 漫畫. Mas em alguns locais essa palavra foi simplificada para 漫画 (manga), como você pode ver no Japão e na China continental. O idioma coreano, diferente do japonês, parou de usar os caracteres Chineses desde que o Rei Sejong, em 1440, criou Hangeul, o alfabeto fonético. o sistema nativo para o idioma coreano, então eles começaram a escrever quadrinhos como 만화(manhwa), mas ainda baseado no chinês 漫畫.

Assim como com francês, espanhol e italiano ligeiramente evoluindo a pronúncia. O mesmo aconteceu com japonês e coreano, pronunciando manhua como manga e manhwa, respectivamente.

Bem vamos começar essa diferenciação.

 

Feng Shen Ji manga

Manhua:

usado para se referir aos quadrinhos chineses atualmente, tem como grandes características serem totalmente coloridos como vocês podem verificar no site  seu sentido de leitura é da direita para esquerda. Um grande exemplo bem conhecido é o Feng Shen Ji.

Astro Boy Manga

                                                           olhe para esses olhos e me diga se cada par não possui sentimentos diferentes.
Manga:

Termo usado para se referir aos quadrinhos japoneses, o termo surgiu como derivação de manhua; seus traços são muito variados, mas pode-se dizer que suas grandes características são os grande olhos cheios de expressividade que foram creditados ao mangaka Osamu Tezuka, caso tenha mais curiosidade sobre o assunto você pode pesquisar no livro Watching Anime, Reading Manga: 25 Years of Essays and Reviews. O uso de várias linhas para representar movimento/surpresa, serem publicados em preto e branco (com algumas vezes tendo as primeiras páginas coloridas como comemoração de algo) e seu sentido de leitura da direita para esquerda, como os manhuas. É, sem dúvidas, o mais conhecido entre os três, e para ilustrar este tipo de obra. O clássico Astro boy é uma boa pedida.

The Breaker mangaThe Legendary Moonlight Sculptor manga

– Manhwa:

Termo usado para se referir aos quadrinhos coreanos, foi uma derivação de manhua; Nas suas grandes características, vale citar que os corpos são mais realistas, porém os rostos e olhos são mais cartunizados. Também podemos citar que não existe uma regra entre colorido e preto e branco. Alguns são levemente coloridos, outros possuem cores mais fortes e esse tipo de quadrinho tem um sentido de leitura da esquerda para direita. Um exemplo, relativamente conhecido, é the breaker.

– Webtoon ou Webcomic:

este termo surgiu na Coréia do Sul e representa principalmente os manhwas que foram feitos para serem lidos online. Mas não se prende apenas aos quadrinhos coreanos, podendo muito bem ter mangasmanhuas ou até mesmo quadrinhos de americanos, europeus, brasileiros… enfim, de qualquer lugar. Grandes características de webtoons incluem, em sua grande maioria (não é obrigatório), o que se chama de infinite scroll, ou seja, as páginas foram pensadas para serem ligadas umas às outras e serem trocadas não por um clique, mas pelo scroll do mouse, alguns efeitos em flash ou zoom (os mais antigos eram assim) – hoje em dia alguns webtoons possuem sons e efeitos especiais – mas na realidade o que garante esta classificação é criar os quadrinhos com este foco, é o mais abrangente dos termos. caso tenha mais curiosidade nesse tipo de leitura, é só clickar aki Há exemplos famosos de webtoon, como por exemplo the legendary moonlight sculptor.

 

Caso tenham gostado deixem ai o seu comentário, pois é um ótimo incentivo para continuar com as postagens. BYE.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *