Cinco programas para entrar no clima do Super Bowl LII

Cinco programas para entrar no clima do Super Bowl LII Capa

O Super Bowl LII está chegando e tem muito filme e série para te ajudar a entrar no clima!

Vista por muitos como o principal evento esportivo do mundo, o Super Bowl é um grande show e um sucesso de audiência televisiva. Graças ao jogo da final, o futebol americano vem ganhando destaque até fora dos Estados Unidos e o Brasil vem abraçando cada vez mais o esporte!

No texto de hoje vou listar quatro filmes e uma série que falam sobre futebol americano. Embora nem todas tenham uma relação direta com o Super Bowl ou até mesmo com a liga principal, são ótimas portas de entrada para conhecer mais sobre o esporte e se empolgar para o jogo!

Vale ainda ressaltar que não tem uma ordem de preferência, não se trata de um top 5, mas sim de cinco indicações que considero válidas.

Um Sonho Possível (The Blind Side) – 2009

Um Sonho Possível Super Bowl LII

Vamos começar com o filme mais famoso sobre o esporte. Baseado na história real do jogador Michael Oher, campeão do Super Bowl XLVII pelo Baltimore Ravens, o longa acompanha a sua adolescência quando foi adotado por uma família rica de Memphis.

O filme teve grande reconhecimento por dar o Oscar de melhor atriz para Sandra Bullock, mas é uma ótima maneira de ver como o futebol americano se forma nas bases das escolas e como a pressão das bolsas de estudos influenciam os atletas. Apesar de termos cenas pontuais dos jogos durante o longa, é interessante ver a formação de um jogador e como a família e o esporte transformaram a sua vida.

Last Chance U – 2016-Presente

Last Chance U Super Bowl LII

A única série da lista e que sequer fala das grandes ligas. Já havia comentado sobre ela no post de indicações da Netflix (clique aqui para ver). O documentário foca em apresentar a rotina dos jogadores da East Mississippi Community College  e como os seus sonhos de irem para as principais ligas e ingressarem na NFL se mantém vivos.

É interessante ver como desde a universidade a pressão imposta aos jogadores já é enorme. Os alunos da East Mississippi Community College acabam chegando ali muito em função de baixo rendimento escolar ou problemas de comportamento e encontram aqui, como diz o título, a sua última chance. A série busca explorar o universo dos treinos e dos jogos, mas sabe equilibrar muito bem com o fora de campo e o acompanhamento que a faculdade proporciona.

Eu particularmente gosto muito de acompanhar a liga universitária quando possível. Apesar de serem jogos tecnicamente aquém da NFL, em muitos casos temos jogos bem mais emocionantes e menos previsíveis.

Um Domingo Qualquer (Any Given Sunday) – 1999

Um Domingo Qualquer Super Bowl LII

Talvez o meu preferido da lista. Estrelado por Al Pacino, o filme acompanha a trajetória de um time da NFL até o Super Bowl. Sabendo apresentar muito bem os seus personagens e desenvolvendo a jornada do time, no inicio decadente, até a grande final, o filme dá um show de enredo.

“Um Domingo Qualquer” talvez seja o filme mais completo dessa lista porque sabe explorar todos os lados da liga. Vemos jogadores, treinador, donos dos clubes e imprensa. A maneira como todos os núcleos interagem é incrível e fazem com que o público realmente se sinta parte do time.

Além disso, Al Pacino como o treinador Tony D’Amato é um destaque a parte. O personagem consegue erguer a moral do seu time, dá discursos incríveis e interage muito bem com todo o elenco.

Invencível (Invincible) – 2006

Invencível Super Bowl LII

Aproveitando que temos o Philadelphia Eagles no Super Bowl desse ano, vamos com um filme sobre o time. Invencível, estrelado por Mark Wahlberg, conta a história real de um torcedor dos Eagles que se tornou jogador profissional pelo time.

Apesar de ser um filme muito pra cima e explorar mais o “sonho virando realidade”, é um filme bem interessante. A história real de Vince Papale é uma ótima inspiração e talvez o sonho de muito torcedor. Além de ser o calouro mais velho da história da franquia, Papale teve uma contribuição considerável para o time. O filme acaba enaltecendo mais a figura real, mas ainda assim apresenta um roteiro interessante.

A Grande Escolha (Draft Day) – 2014

A Grande Escolha Super Bowl LII

Depois que o Super Bowl acaba e a gente fica órfão da bola oval até setembro, ainda tem como se animar com o esporte. A época de draft, onde os time anunciam suas novas contratações para a próxima temporada, pode definir muita coisa. Um momento de tensão para os times e da torcida pressionar para que venham os melhores jogadores.

A Grande Escolha, estrelado por Kevin Costner, aborda justamente a época do Draft. Com uma narrativa que leva o espectador para os bastidores dos grandes times, vemos um filme que explora os pequenos detalhes do futebol americano. Mesmo trabalhando apenas com o lado bussiness do esporte, o enredo consegue prender o espectador e ficamos ansiosos pelo desfecho das negociações.

Se os demais programas focavam no esporte em si, aqui tem uma opção para quem quer se aprofundar em detalhes mais técnicos e de bastidores do futebol americano.

E você, conhece algum desses programas? Acha que ficou alguma coisa de fora? Coloca aí nos comentários a sua lista!

 

Facebook Comments

About Lucas Mizumoto

Professor de japonês, amante de cinema e telespectador de desenho japonês desde que se entende por gente .

View all posts by Lucas Mizumoto →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *