Cinco destaques femininos no Oscar 2018

Cinco Destaques Femininos no Oscar 2018 | Lista

Em ano com muita discussão sobre representatividade feminina, os destaques femininos no Oscar 2018 prometem.

Durante a entrega do Globo de Ouro para melhor diretor, a atriz Natalie Portman deu uma alfinetada na falta de concorrentes mulheres. Esse tipo de reclamação vem sendo cada vez mais recorrente e ouvida na indústria, não só por parte das mulheres, mas por minorias de maneira geral.  O debate no caso das mulheres ganhou ainda mais força em 2017, após diversas acusações de assédio sexual envolvendo grandes nomes da indústria cinematográfica, como Harvey Weinstein, Kevin Spacey, Louis C.K. e James Toback.

Com toda essa discussão vindo a tona, as mulheres da indústria cinematográfica estão buscando trazer sua voz cada vez mais para o público. Dessa maneira, os destaques femininos no Oscar 2018 prometem ter uma importância ainda maior, ainda mais em categorias onde há uma disputa de ambos os sexos pelo prêmio.

Hoje falaremos de cinco mulheres que certamente serão alguns, dos muitos, destaques femininos no Oscar 2018. Procurei fazer as escolhas com nomes novos ou que vêm crescendo no cenário. Dessa maneira, figuras carimbadas como Natalie Portman e Meryl Streep não estarão na lista.

1) Patty Jenkins

Patty Jenkins destaques femininos no Oscar 2018

Vamos começar a lista falando da responsável por um dos melhores filmes de herói do ano passado e talvez da década. Patty Jenkins trouxe para o público fã dos quadrinhos uma grande adaptação da heroína mais famosa da nona arte, a Mulher Maravilha.

Apesar da diretora não estar vindo com grandes chances para a disputa de melhor direção, há uma campanha muito forte para o filme na categoria principal da premiação. Jenkins é uma das maiores responsáveis por essa corrida junto de Gal Gadot. A união da atriz e diretora foi essencial para o sucesso do longa e para mostrar o força do girlpower no gênero de super-herói.

Os impactos no futuro dos filmes de herói com uma possível indicação de Mulher Maravilha para as categorias de peso são enormes e isso não pode ser ignorado. Dessa maneira, vale uma menção ao trabalho de Jenkins como um destaque para a premiação em 2018.

2) Greta Gerwig

Greta Gerwig destaques femininos no Oscar 2018

Ainda falando de diretoras, Gerwig talvez seja a mulher que talvez tenha mais destaque na premiação. Com o clamado “Lady Bird: A Hora de Voar“, a diretora vem recebendo muitos elogios da crítica e já conquistou prêmios e indicações importantes nos “termômetros” do Oscar.

Gerwig tem chances reais de indicação para melhor filme, direção e roteiro adaptado, o que só confirma o seu excelente trabalho. No entanto, a categoria onde a diretora vem com mais força é na de melhor roteiro adaptado. Apesar de ter levado o Globo de Ouro de melhor filme de comédia, e ter ganho mais holofotes, a premiação não costuma ser um termômetro tão forte para o Oscar.

Mas, mesmo com chances maiores para apenas um prêmio, vai ser interessante ver Gerwig em pelo menos três indicações e um sorriso sarcástico de Natalie Portman na hora do anuncio dos concorrentes de melhor direção.

3) Frances McDormand

Frances McDormand destaques femininos no Oscar 2018

Na corrida do Oscar é comum vermos filmes crescendo durante as premiações que antecedem. “Três anúncios para um crime” é um dos filmes que estão ascendendo agora na reta final e Frances McDormand já pode ser considerada a favorita para o prêmio de melhor atriz.

A atriz já ganhou o prêmio da crítica, o Globo de Ouro e SAG Awards pela sua atuação. Apesar de ser a franca favorita, a competição não está fácil. Judi Dench, Sally Hawkins, Margot Robbie e Saoirse Ronan são algumas fortes concorrentes de McDormand e prometem trazer uma disputa interessante. Mas a premiação no SAG é o que sustenta a ideia de que a atriz de “Três anúncios para um crime” será vencedora, uma vez que parte do júri é o mesmo do Oscar.

4) Emily V. Gordon

Emily V. Gordon destaques femininos no Oscar 2018

Um nome um pouco mais discreto, mas que vem para somar na categoria de melhor roteiro original. Emily V. Gordon co-roteirizou a comédia “Doentes de Amor” junto de Kumail Nanjiani. A comédia com toques autobiográficos de Nanjiani, foi um sucesso de crítica e conta com grandes indicações como ao Writers Guild of America e foi vencedora do prêmio de melhor roteiro original de comédia no Critics’ Choice Awards.

A indicação de Gordon na categoria é bem provável, ser premiada já é um caminho mais longo. Além de ser um filme de gênero, a concorrência para roteiro original em 2018 está bem acirrada. Jordan Peele, Vanessa Taylor e Greta Gerwig são os grandes favoritos, mas não seria nem um pouco estranho ver “Doentes de Amor” virando o jogo, caso ganhe o Writers Guild of America.

5) Allison Janney

Allison Janney destaques femininos Oscar 2018

Mais uma favorita em categoria de atuação. Allison Janney vem como o principal nome para melhor atriz coadjuvante no Oscar 2018. A atriz de “Eu, Tonya” já conquistou prêmios importantes como Globo de Ouro, Critics’ Choice Awards e mais recentemente o SAG Awards.

A experiente atriz, apesar de estar como favorita, teria sua primeira indicação ao Oscar em sua carreira. Seria um presente e tanto chegar ao principal prêmio do cinema como favorita, e um presente ainda melhor sair de lá vitoriosa.

Conclusão

Esses foram alguns dos muitos nomes que poderemos ver na edição de 2018. As categorias específicas das mulheres obviamente chegam com muitos nomes de peso, mas ver outros nomes fortes em mais categorias é algo que Hollywood precisa.  A presença das mulheres nas premiações é algo que precisa ser destacado não só pelas campanhas de representatividade e denuncias recentes, mas porque elas já mostraram seu mérito diversas vezes, com um infeliz desmerecimento.

E você, pensou em outros destaques femininos no Oscar 2018? Deixa aí nos comentários!

 

Facebook Comments

About Lucas Mizumoto

Professor de japonês, amante de cinema e telespectador de desenho japonês desde que se entende por gente .

View all posts by Lucas Mizumoto →

One Comment on “Cinco destaques femininos no Oscar 2018”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *