Roberto Aprova #13: This War of Mine

Fala, galera! Mais um Roberto Aprova na área trazendo mais uma dica sensacional para vocês! Hoje vou falar de um jogo que me chamou muito atenção, This War of Mine. Um jogo que me cativou em poucos minutos de gameplay e me fez refletir sobre várias coisas.

A desenvolvedora polonesa 11Bit Studios conseguiu criar um jogo diferente do que muitos estão acostumados no mercado atual. This War of Mine trata sobre guerra, mas não a guerra de super soldados, tiroteios e ação habituais. Aqui a guerra é vista por uma outra perspectiva, a dos civis afetados por ela. Inspirado no Cerco de Sarajevo, o game conta a sobrevivência de pessoas comuns em meio a uma cidade sitiada.

De um lado o exército usa toda a sua força e armamento, do outro os rebeldes saqueiam a cidade. Franco atiradores matam qualquer um que saia durante o dia e bombardeios são frequentes. No meio desse caos está o seu grupo de sobreviventes, cada um com sua história de vida e personalidade. Pavle, por exemplo, é a estrela do time de futebol, Bruno é cozinheiro e tinha seu próprio programa na TV. Mas depois que a guerra veio, o que importa mesmo é a sobrevivência.

Os gráficos do jogo são lindos e te passa toda a atmosfera de tensão e melancolia.
Os gráficos do jogo são lindos e te passa toda a atmosfera de tensão e melancolia.

Se tem uma palavra que define This War of Mine é imersão. O jogo conta com o estilo 2.5D para movimentação dos personagens e os cenários são feios à mão e tudo é escuro e angustiante, como uma casa saqueada ou um posto de gasolina abandonado. Tudo isso junto da ótima trilha sonora, que encaixa super bem, te proporcionando uma atmosfera de tensão e melancolia. Não existe dublagem, toda a história é contada através de textos na biografia de cada personagem, no rádio ou em notas deixadas em locas por onde você passa. Para deixar o jogo com um toque a mais de realidade, usaram fotos de pessoas reais para a concepção dos personagens.

This War of Mine usa foto de pessoas reais!
This War of Mine usa foto de pessoas reais!

A mecânica do jogo é simples: quando a noite cai, você deve mandar alguém para coletar os materiais enquanto os outros devem vigiar o abrigo ou dormir. Quando o personagem que você mandou para a coleta voltar, pode ser que seus companheiros tenham sido atacados e levado sua comida e suprimentos que você deixou no abrigo, por isso sempre deixe alguém de vigia.

Sempre tenha armas e alguém de vigia. As chances te roubarem algo de você serão menores.
Sempre tenha armas e alguém de vigia. As chances le roubarem algo de você serão menores.

Aqui o que conta são suas escolhas durante o gameplay. O que fazer quando um personagem não dorme direito há dois dias? Ou quando alguém está com um corte profundo após um ataque de saqueadores e seu estoque de comida está escasso e você não tem remédios para ajudar seu companheiro? E se você tiver que matar outras pessoas para poder sobreviver? São escolhas difíceis e complicadas. Ter que entrar em uma casa e lá dentro tem uma família inteira nas mesmas condições que você? Um estranho bate na porta do seu abrigo e diz que um amigo dele está preso nos escombros de uma construção bombardeada. Você ignoraria a pessoa ou a ajudaria? Você não sabe se é uma cilada e pode acabar não voltando vivo para o abrigo. São questões como essas que fazem você refletir cada passo dado no jogo, sempre agindo com cautela deixando o jogo mais rico e cada vez mais imersivo. Não pense que é só construir uma faca ou uma arma e sair por aí matando tudo e todos. Você é apenas um civil tentando sobreviver. Algum personagem do seu grupo pode ficar abalado ou deprimido com a sua atitude, abandonar o abrigo e até, em casos extremos, recorrer ao suicídio. Tudo isso conta para um gameplay único a cada partida criada. Seu grupo conseguirá sobreviver até o fim da guerra?

É horrível perder um companheiro...
É horrível perder um companheiro…

This War of Mine é belíssimo, um verdadeiro livro em forma de jogo. Com uma proposta diferente dos jogos atuais, o mercado de jogos indie vem crescendo a cada ano e a 11 Bit Studios entrega uma nova forma de enxergar os jogos de guerra. Uma forma que até então não via ser abordada. This War of Mine é a guerra vista por outro ângulo, uma batalha que poucos veem. E tudo isso, totalmente em português! Jogo aprovado!

Vale ainda ressaltar que a sua DLC não abre roupas novas, armas, mapas e essas coisas. Comprando a DLC, você ajuda a instituição War Child, que cuida de crianças vítimas de guerras pelo mundo. Um dinheiro muito bem investido.  Mais uma vez aprovado!

90

Facebook Comments

Roberto

Fanático por Segunda Guerra Mundial, amante de cultura japonesa e viciado em café nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *