Opinião: Vale a pena comprar um Wii U?

“Start or quit?”

Tenho certeza que essa pergunta do título do meu texto está passando na cabeça de muitos Nintendistas ou jogadores que querem conhecer esse maravilhoso universo da Big N. Após a decepcionante apresentação da gigante japonesa na E3 (na minha opinião, respeito a sua possível discordância) e os rumores sobre um possível lançamento de um novo console em 2016, o NX (nome provisório), muitos ficaram inseguros sobre investir em um Wii U. E aí, vale à pena?

Vou tentar abordar a questão por diversos ângulos até chegar a um veredicto definitivo. O primeiro deles, e muitas vezes o real fator de decisão, é financeiro. Um Wii U é um investimento caro? Sim, mas nem tanto. Em média vejo na internet o preço do console variando entre 1.400 e 1.700 – em lojas grandes o preço aumenta. O preço de um PS4 ou Xbox One está nessa faixa um pouco mais caro. Os preços de jogos também está muito parecido: lançamentos estão chegando na faixa de 230-250 reais (a alta do dólar não está facilitando nossa vida). Logo, comprar qualquer um dos consoles da chamada nova geração existe um gasto muito semelhante. OBS: eu moro no Rio de Janeiro, então estou falando da minha realidade local. Se você mora longe de um grande centro comercial, entendo que a sua realidade possa ser bem diferente dessa!

Nintendo_Wii-U_Premium_01Comprar ou não comprar? Eis a questão.

Um segundo ponto, e esse acaba influenciando no primeiro, é a situação da Nintendo no Brasil. Quem não acompanha o mercado de games talvez não tenha ficado sabendo que a empresa decidiu “sair” do país, ou seja: nenhum distribuidora grande está comercializando oficialmente os games da empresa em nosso território. Não à toa você encontra cada vez menos Marios, Zeldas e cia em sites de lojas de departamento (Saraivas, Americanas, cia.): os estoques delas estão acabando e não há reposição! As pequenas lojas online e shoppings de informática tornaram-se os revendedores aqui no Brasil, e quando a oferta de produtos diminui, existe a tendência do preço aumentar, não tem jeito. Mas mesmo com esse cenário É POSSÍVEL achar preços justos pelos produtos, só é preciso procurar com calma e sabedoria para não cair em cilada.

nintendo_sai_brasilNintendo, please come to Brazil!

Muitos me perguntam: “se eu comprar um Wii U, terei bastantes jogos pra me divertir?”. Esse com certeza é um ponto essencial a ser levado em consideração na hora de traze um videogame pra casa. E quando me fazem essa pergunta, costumo devolver com outro questionamento: o que você quer jogar? Se você quer um console para jogar FIFA, Call of Duty, os novos lançamentos da Ubisoft, jogos de corrida, etc., então a resposta é não, o Wii U não é a sua. As ditas Third-Parties abandonaram o Wii U, assim como fizeram com o Wii em menor escala. Mas daí a dizer que o Wii U não tem jogos é um absurdo! Citarei DEZ (10) importantes títulos do console, com nota média entre 7 e 10: Super Smash Bros; Mario Kart 8; Splatoon; Wind Waker HD; Super Mario 3D World; New Super Mario Bros; Hyrule Warriors;  Bayonetta 2; Donkey Kong Tropical Freeze; Pikmin 3. Outros ainda estão por vir: Yoshi Wooly World; Zelda Wii U; Xenoblade X; Fatal Frame. E TODOS ESSES são exclusivos. Ou seja: Ou você tem um Wii U ou não joga.

Pacmansmashbroswiiu3dsmiiversewebpostthtehhgwgwgwMario, Sonic, Mega-Man, Pac-Man, Ryu e outras estrelas só saem no braço em Smash Bros…

E agora o ponto que talvez esteja incomodando mais os jogadores: será que vale a pena investir em um console que pode ser substituído ano que vem? Veja bem: a Nintendo disse que só vai FALAR sobre o NX em 2016. E nó sabemos que entre uma empresa anunciar um console e efetivamente lançá-lo existe um intervalo considerável de tempo. Digamos que a Nintendo anuncie o NX na E3 de 2016: acredito que ele só chegaria às lojas em meados de 2017. E daí até a empresa retirar o suporte ao Wii U (como conexão à internet, por exemplo) também há outro intervalo. O Wii só foi descontinuado em 2013, praticamente, mais de 6 anos após o lançamento do console! Tudo isso que falei agora e provavelmente tudo o que você ouvirá em outros sites sobre NX e o fim do Wii U é ESPECULAÇÃO! A Nintendo gosta de esconder jogo, e isso acaba confundindo e assustando muitos jogadores.

1Eu não sei o que é esse NX, mas juro que quando souber, te aviso!

Então vamos ao meu veredicto sobre essa complexa questão. Na minha opinião, vale à pena SIM comprar um Wii U! O console possui uma boa coletânea de jogos, retrocompatibilidade com jogos e controles do Wii, não há sucessor oficialmente anunciado e uma jogabilidade única. Mas compreendo que investir em um console de mesa está ficando cada vez mais caro e muitos jogadores vão preferir guardar o seu dinheiro: a economia está complicada e o salário tá curto! Existem também os que vão preferir investir em algo mais “seguro”, como um PS4. O que não pode deixar de ser dito é que comprar um Wii U não exclui necessariamente a compra de um console da concorrência. Eu mesmo sou um exemplo disso: tenho um Wii U e pretendo juntar uma grana para comprar um console da concorrência (ainda não decidi qual) para completar minha biblioteca de jogos. Se você tiver condições financeiras para isso, FAÇA! Sua diversão será ainda maior!

Espero que tenham curtido a minha análise sobre esse momento do Wii U e que o texto tenha ajudado a vocês a se decidirem. Fiquem à vontade de para me indicarem novos jogos de Wii U e claro, deixem a sua opinião se vale a pena ou não investir nesse console. Abraços!

Se você gosta de Amiibos, dá uma lida nesse texto. Se não gosta, também! http://drophour.com.br/2015/05/30/opiniao-precisamos-falar-sobre-os-amiibos/

Facebook Comments

Lucas Bastos

Mestre em Comunicação, 7,8 na escala Nerd, fã obsessivo de FMA, Marvel fanboy e defensor da tese de que George Martin é melhor que Tolkien.

9 comentários em “Opinião: Vale a pena comprar um Wii U?

    • 18 de junho de 2015 em 02:32
      Permalink

      Bem lembrado, amigo! Confundi os títulos, mas já consertei no texto. Abraços!

      Resposta
  • 19 de junho de 2015 em 16:17
    Permalink

    Boa Lucas, vim para fazer coro.

    Eu comprei o Wii U neste ano, antes da e3, e não me arrependo. Eu pensei com meus botões e conclui que era o melhor console para mim.

    Eu sou tradutor, fico muito tempo sentado e sempre raciocinando. Nas horas vagas, carrego a paixão de jogar RPG de mesa e escrevo um wordpress próprio. Ou seja, eu estou sempre com a cabeça a milhão. Ainda entram na dança outras atividades físicas e de capacitação profissional.

    Com tudo isso, eu ainda arranjo tempo para sentar/deitar no sofá e jogar, mas estou sempre em busca de jogos leves. Atualmente estou jogando Runner 2. Por exemplo, tentei jogar Batman, a série Arkham, e meu braço quase caiu de preguiça tamanha a quantidade de informação.
    Entenda, eu já tenho isso no RPG, crio meu próprio conteúdo e tramas e me divirto horas com meu grupo de RPG. Hoje eu não busco complexidade, quero apenas relaxar. Isso a Nintendo me oferece.

    Poderia ter ficado com a Steam, mas não estou disposto a passar MAIS horas sentado no PC do que já passo. Esse fim de semana enfiarei o console na mochila e vou na casa de amigos jogar NIntendo Land, mario e outros coops aí a disposição.

    Por fim, dado o ritmo que eu jogo o console vai me manter ocupado por uns três anos ou mais.

    É isso ai, ficou longo. oO

    Resposta
  • 10 de setembro de 2015 em 15:28
    Permalink

    olá amigos comprei meu nintendo wi u começo desse ano a versão deluxe achei divertido joguei varios titulos bom e acabei vendendo por causa da pequena biblioteca de jogos

    Resposta
  • 15 de setembro de 2015 em 18:53
    Permalink

    Bom, comprei um Wii U para jogá-lo casualmente, pois não tenho muito tempo livre. O problema é que o console superou minhas expectativas e tenho gastado muito tempo jogando! Inicialmente pretendia ter no máximo uns 10 jogos, mas já estou com 15 (incluindo 5 de Wii)! E ano que vem será lançado mais um que me interessou:
    https://www.youtube.com/watch?v=69p_yJQyQtc
    Um alerta para quem quer evitar jogos viciantes, Fiquem longe de um Wii U!

    Resposta
  • 12 de novembro de 2015 em 19:54
    Permalink

    Olá! Eu tenho um Ps4 e tô pensando em comprar um Wii U agora no final de 2015, comesei a trabalhar agora em um mercado grande se eu for mesmo comprar o Wii U vou parcelar a minha pergunta é se vale a pena ter 2 vídeo games com jogos tão caro? Vale a Pena? Eu quero muito jogar esses novos marios que tão chegando embora eu zere eles bem rápidos é extremamente divertido e visiante jogos 2D, então vale a pena ou não comprar o Wii U agora?

    Resposta
  • 27 de novembro de 2015 em 01:39
    Permalink

    Fala Renan!

    Mil perdões pela demora em te responder! O site tá passando por algumas modificações e os comentários ficam meio sumidos, então só vi agora sua dúvida. Vamos a ela:

    O preço dos jogos, realmente, tá muito caro, pra todas as plataformas. Atualmente quero comprar um ps4 e caí no mesmo dilema que você: conseguirei manter os dois jogos? Uma saída possível é investir em games “eternos”, por assim dizer. Jogos de luta, shooters, corrida e futebol, por exemplo, são jogos que não importa o quanto se jogue, eles continuam “novos”, então ajudam a passar o tempo enquanto você não tem grana pra comprar outros. Na lista de jogos que tenho pra Wii U, por exemplo, estão Smash Bros (luta), Splatoon (tiro) e Mario Kart 8 (corrida). Todos excelentes jogos que me distraem e divertem enquanto junto dinheiro para outros de aventura, como um Zelda, por exemplo. Se você tiver que fazer um sacrifício muuuito grande financeiro pra comprar e manter os dois, aí não vale a pena. Agora, se você se interessa pelo console, pelos jogos que tem e tá a fim de jogar, nem que seja aos poucos, adquirindo um a um, cai dentro, vai ser feliz! 🙂

    Abraços e desculpa de novo pela demora!

    Resposta
  • 7 de dezembro de 2015 em 22:51
    Permalink

    Em meio a tempos de crise, uma solução que uso no caso de jogos é me manter alerta a promoções nas lojas da saraiva, americanas,walmart… De vez em quando tem uns preços bacanas lá, principalmente se você tem um PS3 ou Xbox 360.
    Agora PS4 e Xbox One eu tenho feito trocas na OLX e em lojas na minha cidade.É um absurdo o preço dos jogos novos em mídia física e por isso compensa muito mais investir num usado, que chega a sair mais ou menos 50% do preço de um novo. É só garimpar que acha.
    Já tive um Wii U e digo que é um console muito confiável. Não dá tanto problema como os concorrentes (é muito difícil ver alguém reclamando de um nintendo quebrado) mas o que ferra com a Big N é justamente o fato de eles terem saído daqui no Brasil e também a política deles de não abaixarem o preço dos seus jogos exclusivos. Aqui mesmo na cidade (moro em Guarulhos) é difícil pra caramba encontrar alguma coisa da Nintendo e quando acha tem que trocar pelo rim.

    Resposta
  • 8 de junho de 2016 em 01:33
    Permalink

    O problema é que não há assistendia técnica aqui no Brasil, impossibilitando um suporte técnico de qualidade e uma atenção detalhadasobre aos fãs brasileiros da nostalgia.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *