Opinião: Top 10 de melhores Pokémon de todos os tempos

Desde o lançamento dos primeiros jogos, ainda no saudoso Game Boy, Pokémon vem colecionando fãs pelo mundo e esses fãs vem colecionando os próprios Pokémon. O que começou com uma busca desenfreada por capturar todos os 151 monstrinhos disponíveis nas versões Red, Blue e Yellow (e Green, caso você tenha tido acesso a ela), hoje tornou-se um pouquinho mais complicado já que agora temos um total de… bom, para não desatualizar o texto já que toda hora surge um novo pokémon, vamos dizer que existe muito mais do que 150.

Mas é claro que dentro desse universo em expansão de diferentes pokémon existem sempre aqueles especiais que moram em nosso coração – e frequentemente na nossa party. Nesse texto me desafiei a fazer um Top 10 dos meus Pokémon preferidos. Vejam bem: o quanto ele é bom ou ruim competitivamente pouco importa para a minha lista. Também evitei colocar dois pokémon da mesma linha evolutiva, tipo Squirtle E Blastoise ao mesmo tempo nessa lista.

Sem mais delongas, vamos à lista que, com certeza, todos vão estranhar e/ou odiar:

10 – Yveltal (X & Y)

yveltalfull
Ele parece nervoso

Um dos “caçulas” da lista. Yveltal foi uma das boas surpresas da pequena lista de Pokémon introduzidos nas versões X & Y. Yveltal é o pokémon protagonista da versão Y e grande responsável por elevar o nível dos lendários de volta ao que tínhamos até Kyogre e Groudon. Esse pokémon é capaz de, literalmente, absorver a energia vital dos seres vivos a sua volta para impedir a sua morte. Logo, ele torna-se uma espécie de pássaro da morte, o que para um jogo desenvolvido para crianças é bem sombrio, não é mesmo? Seu tipo, Dark/Flying, é bem vindo em um mundo pokémon no qual os dragões e insetos se proliferavam sem controle. Também graças a ele conseguimos ter um novo lendário com uma pegada mais mortal mas sem necessariamente receber poderes cósmicos e overpower ou qualquer coisa do tipo – aqui estou mandando indiretas para Palkia, Dialga, Arceus e cia.

9 – Pancham (X & Y)

serena_pancham
Esse Pancham estiloso pertence à Serena, na temporada X & Y do anime de Pokémon

Pancham é a prova viva de que os criadores de pokémon ainda podem nos presentear com bons monstrinhos se seguirem uma fórmula simples: pegar um animal pré-existente e dar a ele um atributo especial. Pancham é um panda, mas em vez de ser bobão e fofinho que nem o animalzinho original, ele tem atitude. É marrento. Compra briga. Em suas descrições da Pokedex, diz-se que esse pokémon tenta parecer mau para afugentar os predadores e amedrontar suas presas, mas infelizmente não consegue porque é fofinho demais. Ele também é um das poucos casos no qual o clone fica melhor que o original: o par evolutivo Pancham/Pangoro parece ser uma reedição de Teddiursa/Ursaring, só que muito melhores! Esse pequeno panda enfesado merece demais um espaço no meu Top 10 de pokémon prediletos. Pancham-cham-cham!

8 – Greninja (X & Y)

greninja_bannerGreninja preparando seu golpe especial: Water Shuriken!

Não tinha percebido quantos Pokémon da sexta geração havia aqui nesse top 10 – ainda que ocupem as últimas posições. Greninja tornou-se o símbolo de X & Y e não foi à toa: ele é uma das terceiras formas de pokémon inicial mais bem bolados até hoje. Greninja é um sapo ninja capaz de fazer adagas, shurikens e outras armas de água, além de usar outros truques como produzir imagens de si mesmo para enganar o oponente ou desaparecer e reaparecer com um contra-ataque letal. Esse simpático sapo tornou-se tão popular que conseguiu um espaço no roster principal de Smash Bros para 3DS e Wii U e, por consequência, um amiibo próprio. Esse pokémon também ampliou sua popularidade graças ao anime, que deu ao Greninja de Ash uma forma especial chamada de Ash-Greninja, adquirida através do elo entre treinador e seu monstrinho, fenômeno inédito até então tanto no anime quanto nos jogos. O sucesso dessa estratégia foi tanto que agora Ash-Greninja estrelará a demo de Pokémon Sun & Moon! E para fechar, a versão shiny desse pokémon é uma das mais bonitas já feitas pela Nintendo: o corpo dele fica preto e a língua bem vermelha. Um dia terei um shiny desses!

7 – Kyogre (Ruby, Sapphire & Emerald)

kyogre_pokemon_tcg_xy_primal_clash
A serenidade no olhar de quem sabe que é o rei dos oceanos todos

Inspirado no monstro mitológico Leviatã, Kyogre é um dos meus lendários preferidos. Senhor dos mares, capaz de provocar tsunamis e, literalmente, fazer chover até provocar verdadeiros dilúvios, Kyogre é uma ameaça ao planeta. Mas já que nos jogos sempre conseguimos conter essas forças da natureza em pequenas pokébolas, Kyogre torna-se um ótimo componente para o seu time. Esse pokémon inclusive é um dos dois que receberam uma mega evolução diferente, uma chamada forma primitiva, que é ativada automaticamente no início da batalha caso você esteja com o item certo. Graças a essa forma primitiva Kyogre se torna ainda mais poderoso, mais ameaçador à humanidade e claro, muito mais maneiro também. Essa gigantesca baleia também ganha a minha simpatia por ser um dos poucos lendários Agua, o que considero uma verdadeira injustiça com esse excelente tipo. Ah, e só para deixar claro: Kyogre >>>> Rayquaza >>>> Groudon. Aqui é #teamBaleia.

6 – Scizor (Gold, Silver & Crystal)

scizor_by_neartarc-da969eo
O melhor pokémon da segunda geração passou para te dar um olá – e um Metal Claw também se der mole. 

O representante do tipo Metal nessa lista. Scizor tem o mérito de não ter estragado um pokémon maneiro (Scyther), mas sim melhorado. Esse pokémon tem duas garras assustadoras, as quais ele usa para afugentar seus predadores e confundir suas presas, fingindo que tem três cabeças. Ah, ele também as usa para despedaçar seus inimigos, claro. Scizor apresenta uma das melhores combinações de tipo: bug/metal apresenta uma super fraqueza a fogo, claro, mas de resto… é um show de resistências. Mais recentemente Scizor mostrou sua popularidade com os fãs, principalmente com os japoneses, ao adquirir um lugar no pequeno roster de Pokkén Tournament, jogo de luta no estio Tekkén da franquia. Ainda que essa participação do pokémon tenha sido anunciada apenas para a versão arcade e não para o Wii U, fico na torcida para que ele venha logo para o console como DLC. Além disso, Scizor  recentemente recebeu uma forma mega que deu uma repaginada no pokémon, acrescentando a ele duas garras ainda mais ameaçadoras e pernas que parecem… peões. Enfim, nem tudo é perfeito.

 5 – Gardevoir (Ruby, Sapphire & Emerald)

mega-gardevoir
A Mega Gardevoir shiny é tão bonita que até coloquei foto dela em vez da Gardevoir tradicional

Gardevoir é o pokémon mais delicado dessa lista. Ainda que ele apresente traços femininos, não se engane: existem Gardevoir machos! Esse pokémon que outrora fora só psíquico, hoje também é do tipo fada, se provando assim um grande exterminador de dragões. Gardevoir também é um pokémon bastante popular entre os fãs da franquia – seja pela sua simpatia ou por seu perfil competitivo. O que me chama atenção nesse pokémon é a sua elegância: principalmente em Pokkén Tournament, jogo no qual ela também aparece, cada golpe mortal é desferido com tanta classe e leveza que parece que temos uma bailarina pokémon em mãos. Ela também apresenta uma versão mega e uma das variações shinys mais bonitas já vistas até hoje nos jogos: em vez de Gardevoir exibir seu tradicional vestido de festa branco, ela se veste de preto, pronta para o funeral de seus oponentes. Uma última observação: a Pokedex afirma que esse pokémon é tão poderoso e leal ao seu treinador que, se precisar protegê-lo, consegue criar até pequenos buracos-negros para auxiliá-la. Ainda que não entenda como isso poderia resolver a situação de maneira satisfatória, você não pode negar que isso é muito maneiro.

4 – Charizard (Red/Blue/Green/Yellow)

ckmycsn
É tanto fogo que nem sei se isso é Flamethrower, Fire Blast, Blast Burn…

Muitos o colocariam no topo dessa lista, tenho certeza, mas na minha ele ocupa uma posição de destaque também – 4º lugar entre mais de 700 pokémon não é nada ruim. Charizard é um poderoso “dragão” que milhares de jogadores escolheram para ser o tanque de seu time ainda na Red, Blue e Yellow. Coloquei dragão entre aspas porque mesmo parecendo um dragão, podendo voar e cuspir fogo, o tipo oficial de Charizard é fogo/voador. Sua forma dragão só chegou quando o pokémon recebeu uma forma mega: o ameaçador Mega Charizard X é um legítimo representante dos dragões. Esse pokémon ainda apresenta outra forma mega, chamada de Mega Charizard Y – algo que só ele e Mewtwo podem se orgulhar de possuir. Esse pokémon coleciona participações de destaque em jogos: ele é membro oficial do roster de Smash Bros Wii U e 3DS e também Pokkén Tournament. Mas foi graças ao anime que ele tornou-se bastante popular até entre os que nunca jogaram títulos da franquia: o rabugento e também eficiente Charizard de Ash frequentemente rouba a cena no desenho, através de seus brutais arremessos sísmicos e seu talento para decidir a favor de seu treinador.

3 – Blastoise (Red/Blue/Green/Yellow)

zdwosvm
Esse daí, literalmente, atira para todos os lados

Enquanto a maioria dos jovens treinadores, ao iniciar sua gravação em Pokémon Blue ou Red escolhiam Charmander para iniciar sua jornada pokémon, eu orgulhosamente optava por Squirtle, a simpática tartaruga aquática. E quando ele alcançava a forma de Blastoise, batia a certeza de que tinha feito a escolha correta. Blastoise é uma big fucking tartaruga com dois canos nas costas capazes de disparar jatos de água. Na forma Mega, ele ainda ganha um terceiro cano maior ainda apenas para causar mais estragos no oponente. Considero Blastoise um dos maiores injustiçados na história da franquia: nunca recebeu espaço dentro de outros jogos da Nintendo, tampouco um amiibo, nem mesmo uma participação digna dentro do anime principal – aquele Blastoise de Gary é bem meah. Como assim vocês não abrem espaço para o melhor inicial de todos os tempos??? Felizmente posso fazer justiça aqui dentro da Drop Hour e dar o destaque que ele merece.

2 – Mewtwo (Red/Blue/Green/Yellow)

mewtwo_shadow_ball
Mewtwo preparando uma Shadow Ball no filme de Pokémon – detalhe que à época esse golpe nem existia nos games.

O rei da primeira geração. Mewtwo é tão famoso e importante que até minha mãe o reconheceu assim que viu meu amiibo. Claro que boa parte dessa fama se deve ao seu protagonismo no primeiro e mais famoso filme de Pokémon, no qual Mewtwo fica putão e decide exterminar a humanidade com seu exército de Pokémon clonados (para resumir a sinopse do filme). Mewtwo é o Pokémon mais poderoso de RBGY e o último desafio do game: capturar esse monstrinho no nível 70 sem recorrer a Master Ball era possível, mas era desafiador. Ele também é um dos recordistas em formas e aproveitamento em diferentes franquias: presente em Smash Bros, Pokkén Tournament (no qual recebeu uma forma especial chamada Shadow Mewtwo), três filmes da franquia, amiibo próprio, duas megaevoluções, episódio especial no OVA “Pokémon Origins” … Mewtwo não é só um pokémon poderoso, mas também tem personalidade: a descrição da Pokedex afirma que esse é o pokémon com o coração mais selvagem de todos. Considerando que ele acha uma boa ideia roubar pokémon dos outros e tacar algumas Shadow Ball em seu parente mais próximo, o Mew, acho que essa é uma boa descrição.

1 – Kingler (Red/Blue/Green/Yellow)

kingler_banner

O melhor de todos – e se reclamar ainda faço menção honrosa ao Krabby

O caranguejo rei da porra toda. O melhor pior Pokémon de todos os tempos. Kingler não é um monstrinho que ofereça grandes vantagens para treinadores competitivos. Não tem mega evolução. Tampouco apareceu em grandes games que não os principais de sua franquia. Amiibo? Nem pensar. Sua versão shiny não é grande coisa. Seu maior destaque dentro da história de Pokémon talvez seja sua participação em episódios esporádicos de liga pokémon graças a Ash, que ainda no início do anime capturou um simpático Krabby. Apesar de tudo isso, Kingler é meu preferido. Ele é um caranguejo com uma garra gigantesca que nem consegue usar direito, segundo a Pokedex, por causa do peso dela. Quer coisa mais fantástica que isso? Em todas as versões de Pokémon na qual ele era capturável, eu treinei um Kingler. O que explica esse lugar de destaque no meu ranking? Amor, provavelmente. E, felizmente, amor não precisa de explicação.

E aí, o que achou desse Top 10? Concordou com a posição de alguns dos monstrinhos ou acha que viajei completamente? Comenta aí qual seria o seu Top 10 dos melhores Pokémon de todos os tempos!

Facebook Comments

Lucas Bastos

Mestre em Comunicação, 7,8 na escala Nerd, fã obsessivo de FMA, Marvel fanboy e defensor da tese de que George Martin é melhor que Tolkien.

2 comentários em “Opinião: Top 10 de melhores Pokémon de todos os tempos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *