Tier 1: PTQs Preliminares para o Pro Tour Vancouver 2015

Olá pessoal! Vou falar um pouco das recentes notícias sobre o calendário de PPTQ’s para a temporada do Pro Tour Vancouver 2015.

Nesta segunda-feira, 10 de Novembro de 2014, ás 18:13, a Diretora Global do Organized Play da Wizards of the Coast, Helene Bergeot, divulgou em sua conta no Twitter o link com a lista completa de todas as lojas que realizarão os PPTQ’s para a temporada do Pro Tour Vancouver

Tweet Helene

Qual foi minha surpresa (não tão surpreendente rs) ao pesquisar por “Brazil” na página? Ao todo são 78 o número de PPTQ’s cadastrados em todo o Brasil. Para quem não ligou um ponto ao outro, segundo o novo “caminho para Pro Tour” é necessário que compareçam, no mínimo, 129 jogadores em um PTQ Regional para que se possa conceder ao Top 8 as tão sonhadas vagas para o Pro Tour. Caso contrário, apenas o Top 4 receberá as vagas. Mas há quem diga que existe a possibilidade de jogadores, de outros países da America do Sul, virem jogar o PTQ Regional de São Paulo. Fazendo uma rápida pesquisa, e contando todas as vagas referentes aos países da América Latina, acabei por chegar nos seguintes números:

País / Quantidade de lojas que sediarão PPTQ’s para Vancouver 2015

Argentina / 18

BolÍvia /3

Brasil / 78

Chile / 20

Colômbia / 4

Costa Rica / 3

Republica Dominicana / 1

Equador / 1

El Salvador / 2

Guatemala / 4

México / 42

Panamá / 1

Paraguai / 1

Peru / 3

Porto Rico / 3

Uruguai / 1

Venezuela / 5

Ao todo são 190 sedes em toda América Latina. Para que as vagas possam ser destinadas ao Top 8, torna-se necessário a presença de aproximadamente 68% do total de jogadores com vagas, não levando em consideração os jogadores nível Prata no Pro Tour Players Club. Para que isto ocorra, é praticamente obrigatório que todas as lojas ofereçam passagens para 1 dos 3 PTQ’s Regionais (São Paulo, Buenos Aires e Cidade do México).

Na minha opinião, este problema é decorrente da forma em que foram divididas, incorretamente, as regiões dos PTQ’s Regionais que no momento se encontra da seguinte forma:

* 16 nos EUA e Canadá

* 8 na Europa

* 3 no México, América Central e América do Sul

* 3 na Ásia-Pacífico

* 1 no Japão

O fato das regras atuais permitirem os jogadores de disputarem um PTQ Regional fora da região que conseguiram sua vaga, acaba por ser muito vantajoso aos jogadores do México, indevidamente agrupados com o restante da América Latina, que por estarem próximos dos EUA podem acabar reduzindo o número de jogadores nos torneios de sua região, diminuindo as chances do Top 8 ganharem as vagas.

A Wizards tem se mostrado atenta para evitar futuros erros no sistema de Jogo Organizado. Isso pode ser observado com as correções e revisões de decisões tomadas anteriormente pela empresa. Por isso, eu acredito que, após identificarem estes erros, os funcionários da Wizards corrigirão essas questões para a temporada seguinte. Ou no pior dos casos, farão no ano seguinte (2016). É notável o aumento do interesse da própria empresa em alavancar o jogo competitivo em diversos lugares que tenham se mostrado promissores (incluindo o Brasil). Tanto é que, em 2015, nosso país terá 2 Grand Prix, em São Paulo (de 2 a 3 de Maio), no formato Standard, e em Porto Alegre (de 31 de Outubro a 1 de Novembro), no formato Modern.

Então, o que acharam destas novidades? Comentem sua opinião e discutam sobre o assunto abaixo, seu feedback é a nossa alegria! Até a próxima!

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *