Opinião: Mudanças no Organized Play e nova estrutura de blocos

Olá, pessoal. Nas últimas semanas foram anunciadas diversas mudanças pela Wizards of the Coast com relação ao Organized Play. Dentre elas, aparecem: o novo caminho para chegar ao Pro Tour e criação dos Preliminary PTQs; mais Grand Prix por ano (em 2015 serão 56 GPs contra os 46 de 2014); uma nova forma de distribuição de Pontos Profissionais tanto no Pro Tour quanto no Grand Prix; e a mais impactante até então, um ano somente com Pro Tour no formato Padrão.

Esta ultima modificação repercutiu tanto, mas tanto, que pressionada por sua enorme comunidade de jogadores, a Wotc não teve outra escolha a não ser ouvir os milhares de feedbacks e mudar o formato do Pro Tour Washington D.C. para Moderno. Isso mostrou a imensa força que a comunidade de jogadores competitivos ativos (ou seja, jogadores que participam de torneios regularmente) tem sobre as decisões da empresa, e o quanto a própria está disposta a ouvir opiniões.

novo formato 1

Contudo, nesta segunda-feira (25 de agosto), Mark Rosewater, principal designer de Magic, anunciou em sua coluna semanal a mais drástica das modificações que o formato Padrão já sofreu desde sua criação. Vou deixar o link para o artigo original, em português, no fim desta matéria. A partir da primavera de 2015, Magic passará a ter quatro coleções de blocos lançadas a cada ano, sem coleção básica. Isso significa que:

1. Os blocos de Magic serão formados por duas coleções a partir da primavera de 2015.

A partir do bloco “Sangue”, em setembro de 2015, cada bloco terá uma coleção grande que introduzirá o mundo e uma coleção menor que ampliará o mundo. Os blocos não terão mais uma terceira coleção.

novo formato 2

2. Magic terá dois blocos por ano a partir da primavera de 2015.

Haverá uma grande expansão na primavera e uma expansão menor no verão, ambientadas no Mundo #1. Depois, haverá uma expansão no outono e uma expansão menor no inverno, ambientadas normalmente no Mundo #2.

3. A Coleção Básica do inverno de 2015 será a última coleção básica lançada.

Em 2016, a coleção de inverno será a segunda coleção do bloco que começa no outono de 2016.

novo formato 3

4. A primeira coleção de cada bloco de duas coleções (as coleções de primavera e outono) criarão uma rotação a partir de 2016.

A edição principal de um bloco sempre causou uma rotação no passado. A partir de 2015, isso acontecerá duas vezes ao ano (na primavera e no outono) em vez de só na primavera.

en_change4-5_pt1

en_change4-5_pt2

O Padrão será composto por três blocos com duas coleções cada, em vez de dois blocos com três coleções, a partir de 2016.

Para manter o metajogo mais robusto, o tamanho do formato Padrão foi mudado das atualmente 7 coleções (3 coleções do bloco #1 + a coleção Básica + 3 coleções do bloco #2, com ápice de 8 durante quase 3 meses) para 6 coleções (2 coleções do bloco #1 + 2 coleções do bloco #2 + 2 coleções do bloco #3).

Isso significa que, quando houver uma rotação, seja na primavera ou no outono, as 2 coleções mais velhas saem para dar lugar a 1º coleção do novo bloco. Ou seja: o Padrão sempre será composto por 5 ou 6 coleções ao todo.

“Khans de Tarkir” só será jogado no formato Padrão por 18 meses, assim como todas as futuras principais coleções de um bloco. A 2º coleção, que encerrará o bloco, será jogada por 15 meses.

en_schedule

Com essa última mudança, faria sim sentido a proposta inicial de todos os Pro Tour de 2015 serem realizados no formato Padrão. Com duas rotações por ano dificilmente o formato ficará estagnado, como se encontra atualmente com apenas 2 ou 3 decks dominando o metagame por muito tempo, e alguns sofrendo pouquíssimas mudanças mesmo com o lançamento de novas edições, como o Mono Blue.

Até o momento, vários jogadores profissionais disseram estar entusiasmados, e isso é um ótimo sinal, pois de modo geral boa parte do field é formado por decks que surgem em torneios grandes. Outro ponto importante dessa mudança é a possibilidade de conhecermos novos Planos ou o retorno a alguns visitados no passado, já que passaremos a conhecer 2 planos por ano. Isso também abre possibilidade para a volta de temáticas e habilidades antigas.

Lógico que, assim como em toda grande mudança, vamos estranhar de inicio, mas com o passar do tempo iremos nos acostumar. Consigo visualizar um ambiente muito melhor no futuro: pena que ainda vai demorar 1 ano para que essas modificações sejam completamente implementadas.

E vocês, o que acharam das mudanças? Deixe aqui suas opiniões, e não se esqueçam de acompanhar a Drop Hour.

Fonte: http://magic.wizards.com/pt-br/articles/archive/mm/metamorfose

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *