Magic: The Gathering – Um panorama geral

Hoje falaremos um pouco sobre um Cardgame que muitos consideram ser o melhor de todos. Não, não vou falar de Texas hold’em e muito menos de Blackjack, mas sobre Magic: The Gathering, MTG, ou Magic, como seus fãs normalmente chamam. Criado pelo Ph.D. em matemática Richard Garfield e lançado em 1993 pela Wizards of the Coast, até então uma editora de livros de RPG, Magic tornou-se o primeiro jogo do gênero Trading Card Game (traduzido como “jogo de cartas colecionáveis”) no mundo e trouxe um novo conceito para a indústria de jogos, colecionável como as figurinhas e com diversas regras e estratégia comparada com Xadrez.

Ainda no começo de sua historia recebeu diversos prêmios da industria de jogos, inicialmente concorrendo na categoria de Board Games (até então não existia a categoria Card Games em tais premiações). Em 1994, Magic: The Gathering ganhou o Origin Awards pelo melhor jogo de mesa de fantasia ou ficção científica de 1993 e o prêmio de melhor apresentação gráfica de um jogo de mesa do mesmo ano. E, em 1999, foi incluído no Hall da Fama da Origin, juntamente com Richard Garfield.

A idéia inicial do jogo é de que você representa um poderoso mago (Planeswalker, Planinauta) capaz de andar entre os planos do Multiverso. Existem diversos mundos para serem visitados, e os planeswalkers são os únicos capazes de transitarem entre eles, expandindo seu conhecimento e poder através das experiências que lá vivenciam.No entanto, quando dois planeswalker se encontram no mesmo plano, eles se desafiam em um duelo utilizando cada um o próprio grimório, um livro repleto de feitiços e mágicas, para vencer o adversário em uma das quatro opções de vitoria:- Reduzindo a zero os pontos de vida do oponente- Esgotando o grimório do mesmo, impedindo-o de comprar cartas- Fazer o adversário acumular 10 ou mais marcadores de veneno- Utilizando uma carta diga que um jogador ganha o jogo, ou que o jogador perde o jogo.

Mas como esses magos fazem suas magias? As cartas são jogadas de graça na mesa como se fosse um jogo de truco? Vamos aos poucos. As cartas de Magic são divididas em vários tipos como Criaturas, Feitiços, Artefatos, dentre outros que irão te auxiliar a vencer o seu duelo. Essas cartas contam com diversas habilidades e algumas tem até a capacidade de alterar as regras do jogo e consequentemente o resultado do seu duelo. Mas para que estas cartas sejam utilizadas é necessário pagar um custo, o chamado custo de mana. A principal forma de se obter recurso, ou seja, adicionar mana é por meio dos Terrenos, um dos principais tipos de cartas do jogo. Durante a partida você pode invocar criaturas para lutarem ao seu lado, seja atacando seu inimigo ou te defendendo, você poderá usar mágicas que fortaleçam suas criaturas, enfraqueçam as de seu adversário, causem dano direto na vida do oponente, entre tantas outras opções. Sua estratégia deve ser a melhor possível para funcionar no seu baralho, ou seu grimório, que poderá conte, no mínimo, com 60 cartas.

Voltando à história da sua criação, Magic conta hoje com mais de 16 mil cards lançados. Edições são lançadas em média a cada três meses com uma quantidade de cartas que, normalmente, varia entre 150 a 250 cartas. No fator “colecionável”, algo que auxilia muito nas vendas são suas ilustrações feitas por artistas renomados

O universo de Magic não para em suas cartas. Juntamente com as edições, livros são lançados a cada ano e com isso, a cada nova coleção, mais um pouco da história é contada com seus heróis, vilões e criaturas fantásticas. Varias cartas contam com textos ilustrativos que narram um pouco do que se passa em cada multiverso. A historia de fundo do jogo é um universo imenso (comparável com o universo de outras franquias como Marvel e DC) sendo abordada não apenas em livros, mas em HQ’s (infelizmente não traduzidos para o português) e jogos para diversas plataformas.

O sucesso do jogo é tanto que, em 1996, a Wizards criou uma serie de torneios chamado de Pro Tour um tipo de torneio exclusivo à um grupo seleto de jogadores. Esses torneios são realizados até hoje ao redor do mundo em cidades como, Honolulu, Nova York, Paris, Roma, Valencia, Tokyo, Sydney, dentre outras. As premiações chegam ao total de U$ 250 mil Dólares e o vencedor do torneio fatura um premio de U$ 40 mil. Por esses e tantos outros motivos o MTG conta hoje com mais de 12 milhões de jogadores cadastrados em torneios oficiais. Esse número deve aumentar muito, pois foi anunciada a produção para os próximos anos de uma franquia de filmes baseados na historia de fundo do jogo.

Bom pessoal, esse foi meu primeiro de muitos posts sobre Magic. Vou tentar contar sempre algo com relação ao jogo, seja uma deck list diferente, historias, lançamentos de edições, etc. Para você que gosta de um bom jogo de estratégia, competir, conhecer pessoas novas, viajar, ouvir e ler boas historias, ou simplesmente se divertir com os amigos naquela Drop Hour marota, Magic é o jogo certo para você. Valeu pessoal, espero que tenham gostado!

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *