Teorias do Trono de Ferro: Seria Tyrion um Targaryen?

“Tyrion Lannister da Casa Targaryen?”

Fala galera! Prosseguindo com a série sobre as teorias do nosso querido universo das Crônicas do Gelo e Fogo, vou abordar uma das mais populares entre os fãs: seria Tyrion Lannister um Targaryen?

Primeiramente vamos explicar essa teoria mais detalhadamente: segundo ela, Tyrion seria na verdade filho bastardo do antigo Rei Aerys II, o Rei Louco, com Joana Lannister, e não filho de Tywin (seja ele fruto de um relacionamento consensual ou não). Assim, o Tyrion seria na verdade um dragão e não um leão. Agora vamos aos fatos que suportam esta hipótese:

Isso explicaria o motivo do ódio que Tywin nutre por Tyrion. Sempre é dito no livro que o Lorde de Rochedo Casterly não considera o anão como seu filho, o que poderia ser um sinal de que tal relacionamento entre Aerys e Joana realmente ocorreu. Além disso, para Tywin, o anão foi o responsável pela morte de Joana, então ele seria uma constante lembrança do caso de sua esposa com outro homem e de sua obrigação de criá-lo como se fosse seu próprio filho.

tywin-tyrionMomento pai e filho?

Embora também haja aqueles que acreditem que ele não sabe e que tal postura se dá apenas por preconceito pelas deformidades de Tyrion, a teoria explicaria muito bem do porque Tywin não quer e jeito nenhum nomear “o Duende” como sucessor e herdeiro das terras Lannister.

Outro fato vem da primeira descrição da aparência física de Tyrion nos livros, logo na “A Guerra dos Tronos”. Com a palavra, Jon Snow:

“Tyrion Lannister, o mais novo filho dos filhos de Lorde Tywin e de longe o mais feio. Tudo o que os deuses tinham dado a Cersei e Jaime negaram a Tyrion. Era um anão, com metade da altura do irmão, lutando para acompanhar seu passo sobre pernas atrofiadas. A cabeça era grande demais para o corpo, com um rosto animalesco esborrachado por baixo de sobrancelhas salientes. Um olho verde e um negro espreitavam sobre a cascata de cabelos corridos e tão loiros que pareciam brancos.”

Embora os Lannisters tenham predominantemente cabelos loiros, essa descrição de cabelos tão loiros quanto branco e prata é muito mais parecida com outra de uma famosa casa originária da Antiga Valíria. Não é mesmo Dany?

“Olhe para ela. Esses cabelos loiro-prateados, esses olhos púrpuros… ela é do sangue da antiga Valíria, sem dúvida, sem dúvida…”

Ademais, olhos púrpuras em tons mais escuros, dependendo da iluminação, podem ser confundidos com olhos negros, como Dunk, na saga do Cavaleiro dos Sete Reinos diz quando descreve Egg, o rei Aegon V.

“Na penumbra do porão iluminado por lamparinas, pareciam negros, mas em uma luz melhor a cor verdadeira podia ser vista: profundos, escuros e púrpura. Olhos valirianos, Dunk pensou.”

Até agora temos algumas possíveis evidencias físicas e o ódio mortal de Tywin Lannister, mas muitos podem se perguntar: “Ok, mas por que Aerys teria tido relações com Joana e quando?”

No livro “o Mundo de Gelo e Fogo”, descobrimos que Joanna foi para Porto Real quando jovem para coroação do Rei Jaehaerys II Targaryen, e que permaneceu na cidade como dama da rainha Rhaella, então princesa. Inclusive é citado que havia rumores que Joanna havia perdido sua virgindade com Aerys II e que ela teria sido por um tempo sua amante. Sabia-se também que o Rei era famoso por seus casos fora do casamento. Além disso, segundo Barristan Selmy em uma conversa com Daenerys, Aerys teria lamentado que houvessem abolido o direito do Rei a primeira noite durante o casamento de Joana e Tywin, e que o mesmo teria tomado certas liberdades durante a hora de levar os noivos.

350px-Tywin_and_Aerys

Teria Aerys traído seu amigo de infância, Tywin?

Quando informaram ao Rei Louco que Joanna tinha dado luz a um lindo casal de gêmeos, após Rhaella ter tido vários abortos espontâneos ou filhos que viveram menos que um ano, o mesmo disse que havia casado com a mulher errada.

Sabemos também que Joanna foi à Porto Real um ano antes de Tyrion para o torneio de aniversário de 10 anos do reinado de Aerys II, no qual o mesmo a teria insultado no banquete ao perguntar se amamentar teria deixado seus seios piores (para raiva de Tywin Lannister, que quis até renunciar como Mão do Rei). Resumindo: sabemos que Aerys e Joanna já tinham uma ligação próxima no passado e que por isso não seria absurdo pensar que Aerys tivesse tido um novo caso com ela.

Outro ponto forte é a grande profecia proferida muitas vezes pelos personagens: “o Dragão tem três cabeças”. Logo, assim como Aegon o Conquistador, Dany terá mais duas pessoas para montar junto com ela seus três dragões, e essas pessoas seriam descendentes da linhagem Targaryen. Há muitas especulações de quem poderiam ser esses personagens, mas segundo a teoria, Tyrion seria uma dessas cabeças.

tyrion-daenerys-and-jon-snow-game-of-thrones-movie-hd-wallpaper-wallpaper-326761183

Três cabeças para três dragões?

O próprio Tyrion diz que tem uma curiosidade mórbida por dragões e que sempre sonhou com os mesmos quando criança (o que também acontecia com Targaryens). inclusive ele lembra que costumava atear fogo nas latrinas de Rochedo Castelar e as ficava observando, imaginando que fosse fogo de dragão.

Fazendo o papel de do contra, como sempre há os furos na teoria. Por mais que Tyrion tenha uma aparência deformada, muitos personagens dizem que o anão é o filho de Tywin que mais se parece com o Lorde Lannister (até sua própria irmã diz isso!). Outro argumento contrário é que seria mais lógico que o mesmo cara que não hesitou em ordenar as mortes de recém-nascidos e crianças como Aegon e Rhaenys teria matado um bastardo em sua própria casa.

Do ponto de vista do plot, Tyrion ser um Targaryen acrescentaria grande peso ao seu papel no futuro da trama, ainda mais se ele realmente for um dos dragões da profecia, principalmente já sabendo que ele deve se encontrar com Daenerys no próximo livro. Sabemos que George Martin gosta de jogar pistas durante a saga antes de revelar a verdade, então pode-se dizer que no mínimo ele deixou possibilidades em aberto.

E assim, termino esse resumo rápido sobre a teoria. Mas e vocês o que acham? Será que Tyrion é mesmo um dragão da casa Targaryen? Ou ele é um valente leão da casa Lannister mesmo? Fiquem à vontade para deixar a sua opinião!

Facebook Comments

Rafael

Futuro Mestre Engenheiro, jogador de Lolzinho nas horas vagas, profundo conhecedor de cultura inútil e o portador da alcunha de “mais hipster dos mainstreams”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *