Teorias do Trono de Ferro: A Grande Conspiração do Norte

“Jon Snow, o Rei do Norte”

Desde que “As Crônicas do Gelo e Fogo” foram escritas, os leitores criaram teorias para tentar desvendar o que ainda não tinha sido explicado pelo autor. Algumas se concretizaram (como a da identidade do Corvo de Três Olhos), enquanto que algumas outras muito famosas ainda não foram confirmadas, mas são tomadas como quase verdades, como os pais de Jon Snow, por exemplo. E sobre este universo das teorias de ACDGEF que vou abordar em especial uma teoria que, para mim, é uma das mais interessantes: a da Grande Conspiração do Norte.

Mais conhecida pelo termo em inglês “The Great Northern Conspiracy”, ela se baseia no fato que Robb Stark, antes dos eventos do Casamento Vermelho, legitimou Jon Snow como um Stark em seu testamento, declarando-o seu herdeiro. Segundo a teoria, embora as pessoas no Sul não saibam dessa fato, as casas do Norte sabem e estão tramando para atender ao testamento de Robb e tornar Jon o novo Rei do Norte.

king in the north

THE KING OF THE NORTH!

Tudo começou em A Tormenta de Espadas, quando Robb discute com Catelyn sobre quem seria seu herdeiro (naquela época Bran e Rickon já eram considerados “mortos”, Arya estava desaparecida e Sansa casada com Tyrion Lannister). O Jovem Lobo expõe seus planos sobre nomear seu irmão bastardo como herdeiro, para fúria de Catelyn. Depois, vemos que ele confiou a Galbart Glover e Maege Mormont a tarefa de levar seu testamento ao Norte e encontrar com Howland Reed, embora os mesmo estejam carregando falsos documentos para que não sejam punidos caso fossem capturados. E assim eles partem com suas missões.

O problema é que, depois do Casamento Vermelho, nunca mais tivemos noticias de ambos. Portanto, tudo ainda permanece um mistério. Mas alguns pontos da teoria são bem interessantes. Vocês podem estar se perguntando: se os senhores do Norte sabem do testamento, porque não contaram a Jon?

Primeiro: é preciso olhar para a situação atual do Norte. Atualmente, Winterfell e o Norte no geral são controlados pelos Bolton, à mando do Trono de Ferro. SPOILERS DO 5º LIVRO. E também sabemos que Stannis está no Norte com seu exército para lutar contra os mesmos. E ambos os lados possuem grandes casas do Norte como aliado.

You know nothing

Como sempre, Jon não sabe de nada.

Aí começa a teoria: Os Lordes do Norte estariam tramando para que Stannis e os Boltons se enfrentassem. Se houvesse um vencedor nessa luta, ele estaria fraco o suficiente para que os nortistas possam facilmente derrotá-los e declarar um Stark novamente como Rei.

Porém, é conhecido por todos que Jon está servindo a Patrulha da Noite como Senhor Comandante. Caso a notícia se espalhasse precipitadamente, seria possível que ambos Stannis e Roose Bolton (junto com o Trono de Ferro) se movimentassem para tirar Jon da equação e assim acabar com tudo. E esse seria o motivo para manter Jon em segredo, até que o Norte estivesse finalmente liberado.

O legal é que existem muitos fatos curiosos que suportam essa teoria. Por exemplo, os Freys são os grandes aliados dos Bolton e durante o Casamento Vermelho, foram os responsáveis pela morte de herdeiros e pessoas importantes de praticamente todas as casas do Norte que estavam aliados a Robb. E sempre quando algum Lorde é perguntado sobre como eles puderam se aliar aos Freys mesmo depois de todo o ocorrido, sempre vem a mesma resposta: “O Norte se lembra”. E assim como os Freys, os Boltons também não são queridos pelo povo, principalmente por todas as últimas atrocidades cometidas por Ramsay Snow, o bastardo de Bolton.

 north-remembers-stark-black-tshirt

“The north remembers, Lord Davos.”–Wyman Manderly diz a Davos Seaworth.

Outro fato é a carta de Lyanna Mormont à Stannis no livro A Dança dos Dragões, quando ela recusa se aliar ao Lorde Baratheon. A carta diz “A Ilha dos Ursos não conhece nenhum rei, exceto o Rei no Norte, cujo nome é STARK.” Lembrando que Lyanna é filha de Maege, uma das encarregadas com o testamento. Logo essa seria uma indicação que os Mormonts sabem do seu conteúdo e que estariam falando de Jon.

Há também uma suposição que as Terras Fluviais também estariam juntas com o povo do Norte. Afinal, quando Jaime chega para tentar fazer com que os Tullys se rendam, a flâmula dos Stark ainda está presente no castelo de Correrio, mesmo após ter passado um considerável tempo após a morte do Rei do Norte. E quando Jaime discute com o Peixe Negro os termos de sua rendição, o cavaleiro Tully diz que continuaria a servir seu rei até a morte. E depois de Jaime mandar Edmure (uma das pessoas que sabia do testamento) com Peixe Negro, ele misteriosamente foge de Correrio sem ser capturado, o que seria uma indicação que ele fugiu para apoiar o seu “verdadeiro rei”.

Como toda teoria, a Grande Conspiração do Norte tem alguns pontos mal explicados, como o motivo de Wanderly ter pedido a Davos para que resgate Rickon, mesmo sabendo que Jon seria o herdeiro, e o que a Senhora Coração de Pedra faria a respeito também, sem citar todo o mistério que circula o Lorde Howland Reed, o homem que sabe demais. Mas tudo isso não torna a teoria impossível de se concretizar. E conhecendo o grande autor George R.R. Martin, TUDO é possível.

Bem, esse foi um resumo rápido sobre a teoria. Agora gostaria de saber a opinião de vocês: se vocês acreditam nela, se acham que não passa de uma viagem, ou se simplesmente querem dizer que Jon >> All e que o grande Lorde Snow será o Rei de Westeros. Fiquem à vontade!

Facebook Comments

Rafael

Futuro Mestre Engenheiro, jogador de Lolzinho nas horas vagas, profundo conhecedor de cultura inútil e o portador da alcunha de "mais hipster dos mainstreams"

13 comentários em “Teorias do Trono de Ferro: A Grande Conspiração do Norte

  • 29 de outubro de 2014 em 19:07
    Permalink

    Excelente texto! Já conhecia a teoria mas aqui ela foi muito bem descrita. Parabéns! Vou dar uma olhada em outras áreas do blog.

    Resposta
  • 29 de outubro de 2014 em 23:08
    Permalink

    A teoria é ótima, masssss (não vou dar spoiler, então fica aí o mistério)

    Resposta
  • 30 de outubro de 2014 em 22:48
    Permalink

    Faz sentido, principalmente pq (não me lembro onde li isso) o primeiro nome que o sexto livro teria “A time of wolves”.

    Resposta
  • 30 de janeiro de 2015 em 19:28
    Permalink

    Bom texto, e teoria bem interessante. Amigo, não se preocupe, quando se trata das crônicas, nada é uma viagem. Rsrsr

    Resposta
  • 24 de março de 2015 em 12:44
    Permalink

    Essa parte do Lorde Manderly e Rickon é explicavel. Creio que Robb não deixou Jon como herdeiro, e sim o nomeou comobum Stark (coisa que so um rei pode fazer). Sendo assim, Jon vira o Stark mais velho e, mesmo com Rickon, Bran ou as garotas aparecendo ele tem privilégio à cadeira de Winterfel 🙂

    Resposta
  • 5 de abril de 2015 em 16:33
    Permalink

    “Caso a notícia se espalhasse precipitadamente, seria possível que ambos Stannis e Roose Bolton (junto com o Trono de Ferro) se movimentassem para tirar Jon da equação.” Gostei da teoria, mas não concordo com esse trecho. Stannis não conjecturou se aliar ao próprio irmão para tirar os Lannister da equação, portanto, acho bem difícil (leia-se impossível) de se aliar aos Bolton ou aos Lannister, Fora que ele certamente faria pouco caso de um bastardo Snow – afinal, Stannis nunca reconheceu Robb como Rei no Norte, e sim como um traidor; logo, ele também não reconhecerá a legimitação de Jon como um Stark de Winterfell.

    Resposta
    • 13 de maio de 2016 em 15:49
      Permalink

      “Fora que ele certamente faria pouco caso de um bastardo Snow — afinal, Stannis nunca reconheceu Robb como Rei no Norte, e sim como um traidor; logo, ele também não reconhecerá a legimitação de Jon como um Stark de Winterfell”, sim, Stannis não reconheceu Robb e nem reconheceria Jon como um Stark, porém os outros Lordes do Norte consideram.

      Resposta
  • Pingback: Perfil: Jon Snow | Drop Hour

  • 15 de outubro de 2015 em 01:04
    Permalink

    “depois ele confiou a Galbart Glover e Maege Mormont a tarefa de levar seu testamento ao Norte”
    Isso não é dito no livro.

    Resposta
  • 20 de abril de 2016 em 22:14
    Permalink

    Acredito que Robb realmente tenha legitimado Jon Snow para que ele viesse se tornar o Rei do Norte e talvez ele tenha libertado Jon de seus deveres e juramento para com a Patrulha da Noite. O próprio Robb Stark questionou os Lannister pelo fato de Jaime não ter sido punido pelo assassinato do Rei e ainda ter se libertado de seus juramentos para com a guarda real.
    Aí vocês questionaram a respeito do Senhor Manderlly ter pedido a Davos para trazer Rickon Stark de volta ao Norte. Mas se formos pensar bem, seria o mais sensato a fazer, pois quando os senhores que apoiavam Robb reconheceram com seus selos a carta que legitimava Jon Snow, eles não sabiam que Rickon poderia estar vivo, ou seja, eles não tinham saída, pois se Sansa fosse a herdeira, o Norte passaria para as mãos dos Lannisters.
    E outra, está bem na cara que o Jon jamais vai aceitar governar o norte passando por cima de seus irmãos, ele já provou ser honrável o suficiente para fazer isso, ele mesmo recusou sua legitimidade quando o Rei Stannis ofereceu, ele disse que seus deveres era para com a Patrulha da Noite, ele fez um juramento.
    E mesmo que ele fosse legitimado, ele não iria governar diretamente o norte meu povo, o Jon é um Targaryen, e creio que ele ainda sera legitimado como tal. Sendo assim, de qualquer maneira o norte passará para as mãos de Rickon e Jon poderá governar os sete reinos como o Rei de Westeros ao lado de Daenerys como uma princesa ou rainha.
    Lembrando que o Jon já morreu, sendo assim seu juramento para com a Patrulha da Noite termina ali, na sua morte. Se ele ressuscitar, ressuscitará como um homem livre de qualquer juramento, podendo reinar sobre o norte – o que acho impossível já que ele jamais passaria por cima de Rickon –
    ou sobre todo Westeros. Se em alguém que irá legitimar Jon Snow, é Daenerys Targaryen.

    Resposta
    • 30 de julho de 2017 em 03:57
      Permalink

      Jon não é um Targaryen. É um bastardo, portanto, no máximo um Blackfyre.

      Resposta
  • 10 de maio de 2016 em 10:10
    Permalink

    Achei muito forçado explorar essa situação da morte/ressurreição de John liberta-lo do juramento… Imaginem a situação se ele fosse casado, ele iria ser ressuscitado e quando chegasse em casa ia mandar a esposa vazar, porque ele só estaria casado até a morte.

    Resposta
  • 21 de janeiro de 2017 em 23:39
    Permalink

    “Sendo assim, de qualquer maneira o norte passará para as mãos de Rickon e Jon poderá governar os sete reinos como o Rei de Westeros ao lado de Daenerys como uma princesa ou rainha.”
    Quando se trata dos livros é preciso lembrar de um fato importante, Daenerys ta do outro lado do mar enquanto Aegon “Targaeryen” está em westeros e está co o controle das terras desde poleiro do grifo até Ponta Tempestade, a pretensão dele é melhor que a de todo mundo, ate mesmo que a do jon. Acho mais provavel que Aegon e Daenerys governem os sete reinos enquanto que Jon governe o norte como um reino livro da influencia do trono de ferro.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *