Review: GoT: The Game – Ep. 1 “Iron from Ice”

“Um início promissor”

Caso você não conheça o trabalho da Telltale Games, recomendo que compre algum jogo dela AGORA. Produtora do grande sucesso “The Walking Dead: A Telltale game series”, vencedor de mais de 80 Game of The Year Awards, e do aclamado “The Wolf Among Us”, a empresa recebeu a honra e o desafio de adaptar outra franquia de sucesso: Game of Thrones. Hoje, após terminar de jogar o primeiro episódio do jogo – serão 6, ao todo – posso dizer: começamos com o pé direito.

slide-walkingdeadLembram dessa beleza aqui? Pois é…filho da Telltale Games

“Game of Thrones: A Telltale game series” segue o mesmo modelo dos outros títulos da empresa: aventuras que flutuam entre o point and click visual novels, apostando todas as suas fichas em uma história brilhante. Se levarmos em conta que o jogo se aproveita do fantástico mundo criado por George Martin em as “Crônicas de Gelo e Fogo”, não era tarefa fácil escrever um enredo que se equiparasse aos livros ou à série produzida pela HBO. Felizmente, a equipe da Telltale se superou e nos presenteou com um ótimo primeiro episódio.

a telltale game seriesSou só eu que nunca me canso de olhar para o Trono de Ferro?

A história do jogo se foca na família Forrester, uma pequena casa do Norte de Westeros. A sede da Casa Forrester é a fortaleza de Ironrath, e o seu lema é “Iron from Ice”. A razão disso está na principal atividade econômica da casa: o cultivo extração das Ironwood, árvores únicas que fornecem uma madeira resistente, utilizada para construção de escudos, navios, etc. A Casa Forrester sempre foi leal aos Stark, e sua lealdade sempre foi recompensada com bondade e justiça.

O problema é que o jogo começa exatamente após o Casamento Vermelho. É uma péssima hora para ser leal aos Stark.

Game-of-Thrones-Episode-1-Xbox-One-12Uhum, exatamente o que você tá pensando: deu merda

As reviravoltas ocorridas no Casamento Vermelho – não direi quais para caso alguém no mundo ainda não saiba do que estou falando – deixam a casa Forrester à beira da extinção. E cabe a você, jogador, fazer as escolhas certas para que essa família não acabe, exatamente como tantas outras em Game of Thrones. Mas será que existem escolhas certas quando você é obrigado a optar entre honra ou sobrevivência? Guerra ou Diplomacia? Família ou Dever?

choicesChoose wisely

A Telltale foi muito esperta ao colocar o jogador para utilizar três personagens diferentes simultaneamente. Tal estratégia aproximou o jogador da narrativa utilizada nos livros de George Martin, na qual acompanhamos a história por diversos pontos de vista. Em “Iron from Ice”, acompanhamos o desenrolar dos fatos pela perspectiva de Gared Tuttle, escudeiro de Lord Forrester, senhor de Ironrath; Ethan Forrester, filho de Lord Forrester, o terceiro na linha de sucessão; e Mira Forrester, a filha mais velha, uma das damas que acompanha Margaery Tyrell. Seja em Ironrath ou em Porto Real, diversos perigos cercam os Forrester, e você, jogador, deve quebrar a cabeça pensando como sobreviver a eles…

ethan forresterMeu personagem preferido do primeiro episódio: o jovem Ethan.

O enredo, até então, foi brilhantemente escrito: apesar de não ser escrito por George Martin, o primeiro episódio possui diálogos dignos dos melhores capítulos do autor. Praticamente todos os personagens que aparecem acrescentam algo de relevante à trama e ficam marcado em sua memória, mesmo aparecendo brevemente. E o envolvimento de personagens originais de Game of Thrones, como Cersei e Ramsay Snow, por exemplo, se mostrou essencial para a trama, não apenas um easter egg ou fan service. Ah, e todos esses personagens são dublados pelos mesmos atores da série, o que faz o jogador sentir que o game está no mesmo universo da série.

telltales-game-of-thrones-episode-1-arrives-next-w_3cx2.1920Tyrion é foda em qualquer mídia, impressionante

“Iron from Ice” é um começo promissor para a nova franquia da Telltale Games. Diálogos ricos, reviravoltas surpreendentes e cenas que dificilmente você irá se esquecer, o primeiro episódio me deixou muito, mas MUITO ansioso pelo que acontecerá em breve. Aliás, quase tão ansioso pelo “Ventos do Inverno”, diga-se de passagem. Westeros nunca se cansa de me surpreender. E felizmente, nem a Telltale.

Facebook Comments

Lucas Bastos

Mestre em Comunicação, 7,8 na escala Nerd, fã obsessivo de FMA, Marvel fanboy e defensor da tese de que George Martin é melhor que Tolkien.

Um comentário em “Review: GoT: The Game – Ep. 1 “Iron from Ice”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *