Review: Cavaleiros dos Zodíaco – A Lenda do Santuário (Saint Seiya : Legend of Sanctuary)

“Um ótimo filme para crianças….claramente não foi feito pensando nos fan mais antigos.“

“Cavaleiros dos Zodíaco: A Lenda do Santuário” é um filme feito em homenagem aos 40 anos de carreira do grande mestre Masami Kurumada, autor de Saint Seiya (Cavaleiros dos Zodíaco). O longa chegou aos cinemas brasileiros – graças ao sucesso obtido pela série em nosso país – em 11 de setembro 2014, com dublagem igual a que tínhamos na TV Manchete. Devido a esse conjunto de fatores a HYPE era gigantesca.

O filme vinha, como diz no título, para contar a historia clássica da serie, no caso o arco das 12 casas do zodíaco. Nessa saga, Seiya e seus companheiros devem subir as 12 casas para encontrar o grande mestre Ares, pois supostamente ele é o único capaz de salvar Atena (Saori Kido), anteriormente atingida por uma flecha do mal. Ou seja: tudo aquilo que a gente já conhece e gosta muito não e verdade?

cavaleiros-do-zodiaco-saga-do-santuario
Época boa!

Porém, quando você vai ao cinema para rever tudo aquilo que nos fez muito felizes na infância, infelizmente você se depara com algo que não vale nem a meia entrada paga. Você acaba encontrando uma historia completamente diferente. O enredo já começa quando Aioros de Sagitário é perseguido por Shura de Capricórnio, Afrodite de Peixes e SAGA DE GÉMEOS !!!! Mas até aí tudo bem: Aioros é atingido pela Excalibur, mas consegue levar o bebê Atena consigo e sai gravemente ferido. Porém, quando o senhor Mitsumasa Kido o encontra ele esta nas cordilheiras do Himalaia (não me pergunte como ele chegou ate la), sendo que na história original era para ele estar na Grécia.

Saint-Seiya-Legend-of-Sanctuary19-17-53
Grande Aiolos!

Mas aí você vira e fala: isso não tem nada de mais, pois é normal adaptarem o enredo. Tudo bem normal, mas eles não só adaptaram, e sim mudaram toda a historia. Saori é uma garota de 16 anos que não sabe porque tem poderes estranhos. Daí Tatsumi do nada começa a contar que na verdade ela é Atena, e que existe o cosmo blablabla, em seguida o carro deles é atacado. Quando Seiya aparecem e os outros para salvá-la eles vão jogando informação uma em cima da outra, e você fica meio sem entender muito a conexão entre os acontecimentos.

2 Veja 5 novas e incríveis imagens do filme Os Cavaleiros do Zodíaco - Lenda do Santuário
Atena e seus cavaleiros.

E as mudanças não param por aí. O Santuário é um lugar altamente tecnológico pro qual precisa-se abrir um portal para se chegar lá, usando uns pingentes (que são as armaduras). Lá eles encontram Mu de Áries, que os deixa passar de cara. Chegando em Touro, Seiya encontra Aldebaram, e ao lutarem ele tem o chifre cortado e deixa-os passar. Depois disso pula direto pra Câncer (sim eles ignoram Gêmeos) onde você encontra o overkill da história. Seiya e os outros se deparam com o Máscara da Morte. Porém, é um Máscara da Morte que mais parece aqueles vilões da Disney, que fica cantarolando. A casa de Câncer deveria ser algo sombrio, mas no filme é toda colorida,onde as mascaras também cantam. Infelizmente a coisa não para por aí: Hyoga e Shiryu falam para Seiya e Shun seguirem adiante e ficam para enfrentar o câncer, onde são atingidos pelas ondas do inferno.

os-cavaleiros-do-zodiaco-a-lenda-do-santuario-fotos-da-cg-world-mascara-da-morte-de-cancer
O que fizeram com você mano?

Após isso nós vamos para a casa de Aquário, onde Hyoga basicamente fala com Camus e usa a execução aurora. Resultado: os dois caem no chão empatados. Voltamos para Seiya e Shun que aparecem na casa de Leão. Aioria controlado pelo Satan Imperial de Saga alopra eles, quando chega Shaka de virgem e diz para eles seguirem, pois ele iria cuidar do cavaleiro de Leão (como assim Shaka ajudando eles?). Logo eles aparecem na casa de capricórnio onde lutam com Shura e Miro juntos, quando Miro se revela uma mulher e ao decorrer da luta eles encontram o testamento de Aioros: “Aos jovens que aqui chegarem, confio Atena aos seus cuidados”(que devia estar na casa de sagitário) Ikki surge e some tão rápido que nem parecia ele. Nisso aparecem todos os cavaleiros de ouro junto com Saori e contam para Capricórnio e Escorpião que Ares é traidor e que ela na verdade é a verdadeira Atena, então eles decidem derrotá-lo

images
Ikki na casa de capricórnio…

Bom, também nem tudo foi porcaria. A tecnologia usada para produzir esse filme é muito boa: o filme tem qualidade gráfica surreal, tornando a animação impecável! Acredito que mais filmes serão produzidos com essa engine, pois realmente foi de tirar o chapéu. Parabéns para a Toei Animation pela produção.

lenda_novas_ineditas_3
Qualidade excelente!!

Galera, minhas considerações finais sobre esse tema são: “Cavaleiros dos Zodíaco: A lenda do Santuário” é um ótimo filme para crianças. Se eu nunca tivesse assistido a série clássica e tivesse de 6 a 8 anos de idade iria amar esse filme. Claramente ele não foi feito pensando nos fãs mais antigos que acompanham a obra desde pequenos. O próprio Kurumada disse que os fãs mais antigos provavelmente não iriam gostar muito do filme, logo se você gosta muito de Saint Seiya assim como eu não deixe de ver, mas não espere grande coisa dele também.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *