Perfil: Jorah Mormont

“O povo reza por chuva, filhos saudáveis e um verão que nunca termine. Não lhe interessa se os grandes senhores lutam suas guerras de tronos, desde que seja deixado em paz. E nunca é” (Jorah Mormont)

Um grande lorde ou rei deve ser acompanhado por sábios conselheiros. E talvez o mais sábio de Game of Thrones seja Sor Jorah Mormont, ou Jorah “o Ândalo”, como também é conhecido. Querido por muitos fãs, principalmente devido à grande atuação de Iain Glein, Jorah também recebe outras alcunhas na Internet, como “Senhor da Frienzdone”. Nesse novo “Perfil” da Drop Hour, vamos entender melhor a história desse personagem e suas motivações.

Apesar de estar presente desde a primeira temporada da série e do “A Guerra dos Tronos”, Sor Jorah Mormont só releva seu passado ao leitor no segundo livro, “A Fúria dos Reis”. Jorah pertence à Casa Mormont, lordes da Ilha dos Ursos, localizada ao extremo norte de Westeros. A ilha dos ursos é um local inóspito: invernos cruéis, incursões constantes de selvagens e Greyjoys, além de uma fauna reduzida a peixes, ursos e alguns poucos outros animais. Jorah não teve sorte em seu primeiro casamento: sua esposa, uma Glover de Bosque Profundo, abortou três vezes tentando lhe dar um herdeiro, e acabou falecendo no terceiro parto. Seu pai, Jeor Mormont, assumiu o manto da Patrulha da Noite e tornou-o lorde da Ilha dos Ursos. Pouco tempo depois viria a Rebelião de Balon Greyjoy e a vida de Jorah mudaria completamente.

Iain Glen

Iain Glen interpretando Jorah Mormont: um pouco mais galã e menos careca do que no livro.

Jorah lutou com bravura durante a Rebelião e foi recompensado por Robert Baratheon com o título de cavaleiro. No torneio em celebração da vitória contra Balon, realizado em Lannisporto, Jorah conheceu Lynesse Hightower, uma nobre de Vilavelha. Ele se apaixonou imediatamente pela mulher, lutou por ela durante o torneio, e na disputa final empatou com Jaime Lannister, sendo assim considerado campeão. Após receber os louros da vitória, pediu Lynesse em casamento. Ela aceitou e ambos foram viver juntos na Ilha dos Ursos. Infelizmente a felicidade acabou assim que chegaram: ela não gostava do clima, da comida, da paisagem…e Jorah começou a gastar o ouro que tinha e o que não tinha na tentativa de fazê-la feliz. Nessa busca desenfreada pela felicidade, cometeu o erro de participar de comércio de escravos, atividade econômica proibida no reino. Quando Eddard Stark descobre, viaja até a Ilha dos Ursos para executá-lo, mas Jorah já havia fugido com sua esposa, deixando seu título, sua casa e a espada da família, Garralonga, para trás.

O casamento fracassado não durou muito mais. Jorah viveu com sua esposa durante algum tempo nas cidades livres, trabalhando em companhias mercenárias. Quando voltava de uma batalha, descobriu que ela fugira com outro homem. Depois de muito vagar sozinho pelo mundo, ele encontra com Viserys Targaryen e oferece seus serviços a ele, e é a partir daí que começa a história dele com Daenerys.

ser-jorah-mormont-wllUma das cartas de Sor Jorah no jogo “Game of Thrones: The Card Game”

A princípio, Jorah Mormont mantém-se perto de Daenerys por um motivo: Robert Baratheon, através de Varys, oferece-lhe um perdão real caso ele espione a herdeira Targaryen e lide com o problema quando necessário. Mas à medida que acompanha a jovem nascida da tormenta, ele descobre sua força, bondade e beleza, e apaixona-se por ela. A partir daí, Jorah torna-se seu conselheiro mais fiel e sábio.

Jorah protege Daenerys de sucessivas tentativas de assassinato, conta a ela histórias de Westeros e de sua família, é um dos poucos que tem o direito de ouvir as dúvidas da jovem e é o único que tem coragem de ser franco com ela. Quando Daenerys se questiona se deve usar Imaculados para invadir Westeros, ele alerta que não há guerras sem mortes de inocentes, nem um Rei que jamais tenha sujado suas mãos. Por diversas vezes ele lhe dá dicas de como mover as tropas e de quem ela deve ou não confiar. Infelizmente seu passado de traidor vem à tona, graças à Barristan Selmy, e quando Daenerys descobre quais eram suas intenções a princípio, o expulsa de seu Khalasar. (E não considero coincidência que a partir daí ela tenha começado a tomar as piores decisões possíveis).

“Rhaegar lutou bravamente. Rhaegar lutou nobremente. Rhaegar lutou honradamente. E Rhaegar morreu”.
(Sor Jorah Mortmont)

Jorah Mormont é um personagem perseguido pelos seus erros do passado. Relacionamentos frustrados, Tráfico de Escravos, Traição…todas essas manchas em sua história unem-se ao presente no qual ele perdeu a mulher que tanto ama, sua Daenerys. Mesmo que, lá no fundo, ele saiba que tal relacionamento nunca pudesse ocorrer – por diversos motivos, como a sombra de Khal Drogo, a diferença de idade entre o casal, o status da herdeira Targaryen, etc. – lhe dói profundamente saber que não poderá mais acompanhá-la. Em suas aparições no quinto livro, é visível como Jorah não possui mais o mesmo ímpeto de antes, e pouco a pouco torna-se apenas um cavaleiro melancólico.

jorah mormontAhhh, quantos 7mentos durante essa cena…

Os personagens de Game of Thrones são, em sua maioria, cinzas. E quase todos mereciam receber Pontos de Vista nos livros para que pudéssemos acompanhar seus questionamentos pessoais e reflexões. Mas acho que poucos mereciam mas do que Sor Jorah Mormont, o cavaleiro em busca de amor e perdão, tanto de Daenerys, do seu próprio pai e de seu reino.

Facebook Comments

Lucas Bastos

Mestre em Comunicação, 7,8 na escala Nerd, fã obsessivo de FMA, Marvel fanboy e defensor da tese de que George Martin é melhor que Tolkien.

3 comentários em “Perfil: Jorah Mormont

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *