Perfil: Jaime Lannister, o cavaleiro em busca de redenção.

Arrogante. Desonrado. Letal. Explosivo. Regicida. Esses são alguns dos adjetivos cabíveis para descrevermos Jaime Lannister, um dos melhores personagens criados por George Martin. Há meses eu vinha planejando escrever o seu perfil, mas sempre esbarrava na complexidade do personagem. Hoje finalmente encarei o desafio de contar um pouco de sua história e demonstrar porque ele é essencial para as As Crônicas de Gelo e Fogo.

Jaime Lannister é filho do poderoso Tywin Lannister, irmão gêmeo da Rainha Cersei e irmão mais velho de Tyrion. Considerado um dos homens mais bonitos dos sete reinos, Jaime possui os tradicionais cabelos loiros e olhos claros dos Lannister. Mas sua principal característica é sua habilidade com a espada, o que o tornou um dos cavaleiros mais letais de Westeros e o mais jovem membro da Guarda Real, ungido com apenas 15 anos de idade.

sor-jaime-lannisterUma das (muitas) cartas de Jaime Lannister em “Game of Thrones: Card Game”. Notem a armadura dourada Lannister e o manto branco, da Guarda Real.

E foi graças à Guarda Real que Jaime tornou-se um sujeito infame em Westeros. Ou melhor: graças a um voto quebrado. Quando a rebelião de Robert chegou aos portões de Porto Real, o rei louco Aerys mandou Jaime trazer a cabeça de seu próprio pai, Tywin, ao mesmo tempo em que planejava queimar toda a cidade e seus habitantes. Jaime, um cavaleiro que jurou proteger o Rei, quebrou sua promessa e assassinou Aerys, encerrando simbolicamente a guerra. A partir daí Jaime Lannister adquiriu a alcunha de Regicida. Apesar do ocorrido, Robert não o destituiu do manto branco da Guarda Real e nem mesmo o puniu, mantendo-no entre os sete que lhe protegeriam em seu reinado.

jaime_aerys_michael_komarckO assassinato do Rei Aerys, na escadaria do Trono de Ferro.

É interessante a maneira pela qual George Martin nos apresenta o personagem em seus livros. Jaime só ganha POV – ou ponto de vista, ou seja, capítulos no qual ele narra os acontecimentos – a partir do “Tormenta de Espadas”. Até lá, vemos apenas outros personagens descrevendo-no e opinando sobre seus atos. E a perspectiva que temos acesso, principalmente através dos capítulos de Ned Stark, é a de que Jaime nada mais é do que um sujeito desonrado. Mas quando finalmente vemos o seu lado da história, uma figura diferente começa a aparecer nesse complexo quebra-cabeça.

coreset46Outra carta de Jaime, dessa vez da Casa Lannister – reparem que ele tem os atributos Letal e Infame. Bem adequados, não é?

Jaime sempre foi apaixonado por sua irmã, Cersei. Mas incesto é visto como algo abominável até mesmo na estranha Westeros, e o amor dos dois nunca pôde ser algo público. Inclusive essa relação sempre foi desestimulada: Jaime, quando pôs o manto branco, abdicou de ter esposas, e Cersei tornou-se consorte de Robert Baratheon ao fim da Guerra. Além dos problemas amorosos, Jaime ainda tem de lidar com o desprezo e o asco de homens que o julgam unicamente pelo assassinato do Rei Aerys. Mas se Aerys era um homem louco, cruel e perigoso, qual exatamente foi seu erro ao matá-lo? Será que lordes honrados como Ned Stark o achariam menos culpado se soubessem que ele evitou uma tragédia em Porto Real? Será que ele finalmente seria socialmente absolvido se contasse publicamente sobre os horrores que presenciou enquanto cavaleiro da Guarda Real, como a execução de Rickard e Brandon Stark, por exemplo?

 “- Diga-lhes que o Rei Louco está morto – ordenou – Poupe e prenda todos aqueles que se renderem.
– Deverei também proclamar um novo rei? – perguntou Crakehall (…)
– Proclame quem lhe der na telha – disse a Crakehall.  

Então, subiu até o Trono de Ferro e sentou-se, com a espada pousada nos joelhos, para ver quem viria reclamar o reino. Acabou sendo Ned Stark. Também não tinha o direito de me julgar, Stark.
(Jaime Lannister – A Tormenta de Espadas)

O cavaleiro em busca de redenção. Esse é o mote central de Jaime Lannister. Redenção por empurrar uma criança (Bran Stark) de uma torre. Redenção por ter permitido que a Guarda Real, renomada instituição com grandes nomes em sua história como Arthur Dayne, Barristan Selmy e Duncan, o Alto, tenha caído tanto de nível. Redenção por ter permitido que seus filhos, Joffrey, Tommen e Myrcella tenham crescido sem seu pai verdadeiro – inclusive ele já era Senhor Comandante da Guarda Real quando Joffrey é assassinado. E agora, sem sua mão direita, aquela que o fez respeitado e temido em Westeros, esses desafios parecem ainda maiores para ele.

“Meu lugar é com meu rei. Com meu filho. Será que Tommen gostaria de saber disso? A verdade custaria o trono ao garoto. Prefere ter um pai ou uma cadeira, garoto?
Jaime desejava conhecer a resposta. ”
(Jaime Lannister – O Festim dos Corvos) 

O seriado “Game of Thrones” foi muito feliz ao escolher o dinamarquês Nikolaj Coster-Waldau para interpretar o personagem. Além do talento do ator, a caracterização foi perfeita: ele é o personagem mais fiel à descrição dos livros. Outro ponto positivo para a série foi sua relação com o irmão mais novo, Tyrion. Nos livros fica explícito, em alguns momentos, que apesar das diferenças, os irmãos sempre se respeitaram e realmente se amaram. Jaime é tudo que Tyrion jamais conseguirá ser: bonito, um grande cavaleiro e o herdeiro de Tywin Lannister. Jaime, por sua vez, sempre admirou Tyrion pela sua inteligência e habilidade com as palavras.

jaime_lannister1
Nikolaj atuando. Destaco a riqueza de detalhes da armadura dos cavaleiros da Guarda Real. Ponto para o time da HBO.

Jaime Lannister é o que George Martin e sua obra tem de melhor a oferecer ao seu leitor. Nada no personagem é preto no branco: apenas tons de cinza e dourado. Ele é “apenas” um homem que já foi um reluzente prodígio da Guarda Real, depois tornou-se o infame Regicida, o refém mais importante de Robb Stark, um aleijado e agora um cavaleiro que busca honrar os poucos votos que ainda lhe restam.

Facebook Comments

Lucas Bastos

Mestre em Comunicação, 7,8 na escala Nerd, fã obsessivo de FMA, Marvel fanboy e defensor da tese de que George Martin é melhor que Tolkien.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *