Opinião: Quatro programas da Netflix que você precisa conhecer

Netflix, o mais popular serviço de streaming conta com diversas séries de grande sucesso. De House of Cards as séries da Marvel, quase todas as produções da empresa surpreendem pela sua qualidade sempre. No entanto, outro nicho que a empresa sabe explorar muito bem é o de documentários. Hoje apresentaremos quatro dos melhores documentários que você pode assistir na Netflix.

1) Chef’s Table

Original da Netflix, Chef’s Table é uma série episódica sobre a carreira de grandes chefes do mundo todo. No entanto, ainda que fale e mostre as criações culinárias de cada um deles, a série foca no ser humano que pilota o fogão, vemos as dificuldades de cada um, as suas inspirações e superações. Com chefes de vários locais do mundo e com estilos próprios, a série nos apresenta as infinitas possibilidades que a culinária permite e como a busca pela perfeição pode ir longe.

A série ainda impressiona na sua montagem e filmagem que intercala paisagens incriveis com os pratos dos chef’s e uma trilha sonora que harmoniza muito bem com tudo. O preparo de cada episódio condiz com o preparo de cada chefe e, aproveitando o boom de programas culinários como Masterchef, essa é uma série para vermos que a comida e a culinária são coisa séria.

2) Cosmos

Talvez a série mais conhecida dessas 5, Cosmos – uma odisseia do espaço-tempo é uma continuação da série de Carl Sagan, mas apresentada pelo carismático Neil deGrasse Tyson. Com um foco na ciência e na física, a série segue o padrão de programas de ciência de canais como Discovery Channel. Se você é curioso por questões de física ou pelo o universo como um todo, essa é uma ótima indicação.

3) Last Chance U

Last Chance U é uma série sobre futebol americano universitário que acompanha um grupo de jovens que entram na East Mississipi Community College em busca de resultados no futebol americano e, futuramente, conseguirem ingressar em faculdades de destaque para projetarem suas carreiras profissionais.  Com uma temporada concluida e uma segunda em produção, a série foca no trabalho do técnico Buddy Stephens e na conselheira acadêmica Brittany Wagner com os alunos daquele time que, para muitos, são considerados a escória da sociedade.

A série possui um grande apelo para fãs de esporte de maneira geral e um apelo ainda mais para fãs de futebol americano, é claro. Como temos pouco acesso a informações desse esporte no Brasil, esse documentário acaba sendo uma grande adição, até por tratar de um lado pouco explorado na nossa mídia, o futebol americano colegial. Por isso, se você gosta de esportes e até de cultura americana, Last Chance U é uma grande pedida.

4) Os novos mestres cervejeiros

Esse longa metragem fala um pouco da cena cervejeira nos Estados Unidos. Durante as quase 2h de filme acompanhamos as dificuldades das microcervejarias, a sua competição com grandes marcas, os problemas de legislação, a influência da comunidade local e o apoio da família daquelas pessoas. Não temos aqui um documentário técnico sobre estilos de cerveja, história aprofundada de cada cervejaria ou algo assim, o foco do documentário está no sonho daquelas pessoas em conseguir trabalhar com algo que ama.

Dentre as cinco indicações, essa talvez seja a que eu tenha mais ressalvas por ser um documentário que se propõe a falar de um tema muito abrangente, mas acaba não aprofundando. Mas, mesmo tratando do tema de maneira genérica, o filme consegue instigar o telespectador e nos faz perceber a importância da cena local dos Estados Unidos para o mundo cervejeiro e consegue justificar porque a escola americana já vem sendo respeitada e conceituada mundo afora.

Facebook Comments

Lucas Mizumoto

Professor de japonês, amante de cinema e telespectador de desenho japonês desde que se entende por gente .

Um comentário em “Opinião: Quatro programas da Netflix que você precisa conhecer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *