Opinião: Como a HBO acabou com Game of Thrones

“R.I.P. Game of Thrones”

Antes de tudo: eu gosto de adaptações. Respeito e admiro o esforço de qualquer roteirista ou produtor que pegam um livro e devem transformá-lo em um filme, série, etc. E com certeza não invejo o trabalho dessas pessoas: deve ser foda escolher o que manter, o que tirar, o que modificar, etc. E também gostava muito de Game of Thrones. Apesar de inferior a obra original, a série era muito legal.

Era. Até a quarta temporada. O que veio depois, eu desconsidero. O que virá a partir de agora, não verei.

Vamos aos argumentos que sustentam essa minha opinião e decisão de não continuar vendo a série (antes que achem que esse texto é somente haterismo). Vou dividi-los por núcleo, listando tudo o que não me agradou em cada um deles. Para começar: Dorne. O QUE FOI DORNE NESSA TEMPORADA? Para quem não leu os livros, não darei spoilers, mas o núcleo de Dorne é essencial para mostrar como a morte de Oberyn fez com que Doran tivesse que acelerar os seus planos na Guerra dos Tronos. E os planos de Doran são MUITO importantes para o futuro: praticamente abrem uma nova frente de batalha. O que tivemos na série? Serpentes de areia letais…que não matam. Ellaria Sand com dupla personalidade. Jaime fazendo…nada, basicamente. Doran risível. E simplesmente NENHUMA mudança no jogo dos tronos. Parabéns, HBO, por introduzir um núcleo inútil.

54f4b495ebd1a8c76489fafc_sand-snakesA versão moderna dos Três Patetas

Núcleo de Porto Real: todo um plot de homofobia forçadíssimo. Não lembro da fé armada ser contra esse tipo de prática, até porque nas Crônicas de Gelo e Fogo não existe o conceito de homossexualidade ou sodomia: nem utilizam essas palavras! Essa mudança foi claramente para causar polêmica entre os espectadores. Isso porque nem vou comentar as mil alterações no pequeno conselho…

alto-pardal-vai-punir-margaery-e-loras-tyrellLembram desse episódio no qual a Rainha de Westeros foi presa e jogada numa sela bizarra porque supostamente cometeu o crime de… falso testemunho? Esse dia foi louco.

Núcleo de Daenerys: fraco demais. Já era fraco no quinto livro, reconheço, mas a inclusão acelerada de Tyrion foi claramente com o intuito de dar alguma dinâmica aos diálogos. E para isso sacrificamos Aegon Targaryen (Blackfyre?), Jon Connington, dentre outros personagens… Daario e Sor Jorah acumularam funções nessa temporada, Sor Barristan morreu sem nenhum motivo real, Imaculados nerfados, o “”””””romance””””” entre Verme Cinzento e Missandei… e meu Deus do céu, o que foi aquele vôo de Daenerys em Drogon? Me senti vendo o Chapolin voando nos clássicos aerolitos, tamanha semelhança entre os efeitos especiais.

game-of-thrones-episode-5-kill-the-boy-missandei-grey-wormGostei desse romance, preencheu bem aquele espaço de roteiro deixado pela ausência de material dos livros, quase não tinha outras histórias para colocar mesmo né, tá certo curti. 

Núcleo de Sansa/Boltons. Não entendi a real necessidade de inseri-lo em 8 dos 9 episódios até então. Realçar a crueldade de Ramsay com Theon e a sua onipotência e onisciência (explicada apenas por roteiro) também já perdeu a graça… Nos prometerem uma Sansa mais ousada e até hoje estou esperando. O reforço da cultura do estupro promovido nesse núcleo eu também dispenso, aliás.

house-bolton-played-a-part-in-the-deathsSe bobear eu vi mais essa família nos últimos meses do que a minha própria

Núcleo de Jon Snow: acho que o único razoavelmente adaptado, apesar da eterna impressão que tenho de que a patrulha da noite só tem 10 pessoas. Enfim, a HBO deve estar precisando cortar custos mesmo. E nessa brincadeira de não fazer mais personagens, perdemos a oportunidade de acompanhar os Greyjoy, por exemplo. Vamos lá, pensem comigo: E SE tivéssemos tido uma cena a menos por episódio dos Bolton ou da Arya para termos Victario ou Euron em seu lugar? Será que não seria mais válido?

game-of-thrones-night-king-white-walkerA única adaptação bacana dessa temporada: o ataque dos White Walker à Durolar (Hardhome)

Núcleo da Arya: foda-se, né? Esse é o meu estado de espírito cada vez que vejo a Arya aparecendo…

Chegamos agora à pior adaptação de todas, ao meu ver. O Stannis do livro JAMAIS queimaria Shireen, não importa o quanto Melisandre sugerisse. Simplesmente NÃO ESTÁ DE ACORDO COM O PERSONAGEM! Stannis ama a sua filha, e além disso, ela é a única Baratheon (legítima) viva! Na série, como ele espera continuar sua linhagem? Mas sou obrigado a dizer que entendi a lógica da HBO: vamos queimar uma criança para causar polêmica e conseguir mais audiência! Olha que plano maravilhoso?! Pena que para ele dar certo, precisamos queimar uns 5 livros no processo…E assim Stannis Baratheon, um dos melhores personagens das Crônicas de Gelo e Fogo, é transformado em um pau mandado…

776460_2178435_4500x2994-scaledLindo o amor desses dois…pera Shireen, entra naquela fogueira ali para eu testar uma parada, rapidão

Definitivamente a HBO conseguiu, nessa temporada, estragar “Game of Thrones”. Ela não adaptou o livro: ela simplesmente o desconsiderou! (vide Stannis, por exemplo). Algumas adaptações não fazem sentido, outros núcleos parece que foram roteirizados do dia para a noite (ahhh Dorne, você era tão legal…). Não planejo ver o décimo episódio dessa temporada e nem verei a 6ª. Esperarei sentado pelo lançamento de “Ventos do Inverno” e continuarei falando das Crônicas de Gelo e Fogo aqui na Drop Hour! Mas chega da série para mim, já deu. E se me perguntarem daqui em diante se gosto de Game of Thrones, responderei: “Dos livros ou da série? Se for dos livros eu sou sim, e muito!”. Porque chegamos a um ponto que me parece impossível gostar dos dois ao mesmo tempo.

Facebook Comments

Lucas Bastos

Mestre em Comunicação, 7,8 na escala Nerd, fã obsessivo de FMA, Marvel fanboy e defensor da tese de que George Martin é melhor que Tolkien.

9 comentários em “Opinião: Como a HBO acabou com Game of Thrones

  • 9 de junho de 2015 em 03:23
    Permalink

    Concordo em parte, ou totalmente, com todos os pontos levantados e acho também que a série vem piorando com o decorrer das temporadas, mas sobre a questão da adaptação isso já era algo esperado. Não é que os roteiristas estão cagando para os livros, é que simplesmente é impossível fazer algumas adaptações dos livros para o seriado. Por exemplo, o Martin cria muitos personagens a cada livro e alguns deles com um grande grau de complexidade, se você tentasse passar isso para a serie tornaria ela muito confusa para quem não leu os livros. Um outro problema é que a história da serie irá passar a dos livros em breve, o Martin demora muito para escrever um livro e o seriado sai uma temporada nova por ano, com isso eu penso que os roteiristas tinham duas opções, ou tentariam levar a serie mais devagar “enchendo linguiça” de alguma forma, para poder tentar acompanhar os livros ou eles seguiriam em parte o livro e começariam a criar uma história que necessariamente não é a igual a contada pelo Martin. Acredito que nas próximas temporadas a serie fique cada vez mais distante do livro e que provavelmente teremos dois finais diferentes, um para a série e um para o livro.

    Resposta
  • 9 de junho de 2015 em 12:02
    Permalink

    Estou também muito decepcionado com a redução dos peitinhos na série, perderam parte da minha audiência!!! 😂😂😂😂😁😁😁

    Resposta
  • 10 de junho de 2015 em 01:08
    Permalink

    O autor aprova as alterações da HBO, inclusive a tão polêmica morte de Shireen foi escrita por ele. A serie tem que apresentar algo novo, certas mudanças, que alguns fans die hard não vai gostar. Aliás, ninguem consegue agradar 100%.

    Resposta
  • 10 de junho de 2015 em 15:46
    Permalink

    Amigo, você tá fazendo uma tempestade enorme em copo d’água. Eu concordo em alguns pontos, a storyline de Dorme realmente tá fraquíssima, mas lembre-se de duas coisas: ela estava bem fraca e inconsequente no livro também, ATÉ que revelaram sobre o Quentyn aos 45 do segundo tempo de AFFC. Então eu te pergunto: você realmente acha que não pode acontecer algo semelhante no ultimo episodio da temporada? Porque eu tenho todas as esperanças de que eles cortaram Aegon e Jon do arco do Tyrion pra introduzi-los diretamente em Dorne no season finale. E ainda há uma teoria de que talvez não seja Aegon que apareça, mas sim Rhaenys, sua irmã.
    Agora o mais importante: se você acha que a decisão de Stannis de queimar Shireen na fogueira destruiu com a historia de Game Of Thrones e é algo inaceitável, sugiro que pare de ler os livros também, uma vez que GRRM confirmou em entrevista que isso é algo que acontece em TWOW e a série apenas adiantou. Sinto muito, meu respeito pelo Stannis também morreu, mas é isso mesmo.
    E, por último, suas criticas às outras adaptações são bem válidas. Eu discordo delas, mas são. Mesmo com isso eu acho que a storyline dos Iron Men pode muito bem ter sido deixada pra ser introduzida na próxima temporada, essa já estava estufada demais de qualquer forma, e que as outras mudanças caíram num espectro de “faz muito sentido” a “okay, I can live with that”. Só estou na expectativa de modificarem um tantinho mais o arco da Sansa pra ela ter agência na queda dos Bolton e chute algumas bundas. Ah, e que a Brienne cumpra o que prometeu e mate o Stannis.

    Resposta
  • 14 de junho de 2015 em 22:23
    Permalink

    Um fato que mostra muito bem a piora da 5a temporada, com relação às anteriores, é que até a 4a, dava vontade de assistir os episódios várias vezes. Na5a teve episódio que nem precisou ser assistido.

    Resposta
  • 15 de junho de 2015 em 04:22
    Permalink

    Eu não li os livros… Tô achando bacana… Agora entendo pq os meus filhos me chamam de chato quando eu fico dizendo que está tudo errado nos filmes da Marvel…

    Resposta
  • 10 de novembro de 2015 em 20:10
    Permalink

    totalmente de acordo.

    até hoje o único episódio que assisti foi o do fatídico casamento da sansa poole com o ramsey bolton e a indignação foi enorme.

    melhor teria sido se ela tivesse ficado no vale e, assim como o bran na caverna do corvo de três olhos, não tivesse aparecido nesta temporada.

    Resposta
  • 30 de agosto de 2016 em 10:25
    Permalink

    concordo plenamente aquela morte da shirenn foi uma idiotice monstro odiei mas sabe o que eu acho eles estão destruindo os plotes que vão fazer a maior diferença nos livros pode notar que só foi destruido plots super importantes e cheios de enigmas.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *