Destaques do Cinema – Outubro de 2017

Primeira semana do mês é a hora de ver o que de melhor chega aos cinemas! Dessa vez temos retorno de Blade Runner, Marvel e muitas discussões sociais!

05/10

Blade Runner 2049

Blade Runner 2049 - Segundo Semestre

Sinopse: Trinta anos após os acontecimentos do primeiro filme, a humanidade está novamente ameaçada, e dessa vez o perigo pode ser ainda maior. Isso porque o novato oficial K (Ryan Gosling), desenterrou um terrível segredo que tem o potencial de mergulhar a sociedade no completo caos. A descoberta acaba levando-o a uma busca frenética por Rick Deckard (Harrison Ford), desaparecido há 30 anos.

Outubro já começa chutando a porta com uma das estreias mais aguardadas do ano. Blade Runner 2049 é um filme que promete levar não só os fãs do filme da década de 80 aos cinemas, também os novos fãs de ficção científica. Com a volta de Harrison Ford e a adição de Ryan Gosling, o longa tem tudo para se tornar o clássico que seu antecessor é hoje. Já havia colocado no meu texto dos filmes mais aguardados do segundo semestre e só reforço a importância desse filme!

12/10

Detroit em Rebelião

Detroit em Rebelião Cinema Outubro

Sinopse: No ano de 1967, Detroit vive cinco dias de intensos protestos e violência. Um ataque policial na cidade resulta em um dos maiores tumultos na história dos Estados Unidos, levando à federalização da Guarda Nacional de Michigan e ao envolvimento de duas divisões aéreas do Exército americano.

Baseado em fatos reais, Detroit em Rebelião é um filme de denuncia que chega com uma discussão super atual e pertinente. A questão do racismo e a violência policial contra esse grupo de pessoas é algo cada vez mais denunciado no cinema americano e agora teremos uma história que mobilizou uma cidade inteira. Um filme que promete ser tenso e com atuações fortes, não poderia estar fora da minha lista de destaques. Vale ressaltar a presença de John Boyega no elenco que nos possibilitará ver uma atuação que exige mais drama do ator conhecido por Finn na fraquia Star Wars.

Entre Irmãs

Entre Irmãs Cinema Outubro

Sinopse: No nordeste brasileiro da década de 1930, duas irmãs moram na casa da tia, conhecida como a melhor costireira da região. Luzia (Nanda Costa) é uma que tem vergonha da sua deficiência física, mas que mesmo assim é corajosa. Emília (Marjorie Estiano), por sua vez, não gosta do lugar onde mora e sonha em mudar para a capital.

Estreia nacional que acompanha o drama de duas irmãs que seguem caminhos diferentes, mas que precisam lidar com a suas dificuldades para se superarem nos seus ambientes. Filme que promete trazer boas discussões sobre o papel da mulher, principalmente no papel de Nanda Costa que estará interpretando uma cangaceira. É sempre válido dar destaque para produções nacionais, ainda mais com uma que se apoia em um período histórico tão rico do nosso país e do nordeste.

19/10

Guerra dos Sexos

Guerra dos Sexos Cinema Outubro

Sinopse: Uma disputa de tênis entre o ex-campeão Bobby Riggs (Steve Carell) e a líder da classificação mundial Billie Jean King (Emma Stone) se torna centro de um debate global sobre igualdade de gêneros. Presos sob a atenção da mídia e com ideologias diferentes, Riggs tenta reviver as glórias do passado, enquanto King questiona sua sexualidade e luta pelos direitos das mulheres.

Só ter Steve Carrel e Emma Stone esse filme já merecia destaque, dado a ótima interação dos dois atores e as suas carreiras individuais. No entanto, temos aqui mais um filme baseado em fatos reais que propõe discussões importantes de gênero e de igualdade em um cenário predominantemente machista que é o dos esportes. Não se engane achando que teremos aqui só um filme sobre uma partida de tênis, provavelmente teremos uma comédia agridoce (até pelos atores escolhidos), mas com um subtexto dramático com grande destaque.

26/10

Manifesto

Manifesto CInema Outubro

Sinopse: Os históricos manifestos de arte podem ser aplicados à sociedade contemporânea? É isso o que Cate Blanchett tenta responder ao explorar os componentes performativos e o significado político de declarações artísticas e inovadoras do século XX, que vão dos futuristas e dadaístas ao Pop Art, passando por Fluxus, Lars von Trier e Jim Jarmusch.

Cate Blanchett promete trazer algo bem fora do comum para as telonas. Em um filme intenso, com muitas reflexões sobre a arte e a sociedade contemporânea, a atriz tem uma tarefa difícil com vários personagens e textos que prometem ser bem densos. Certamente não é um filme para qualquer um, mas se você gosta de filmes mais “cabeça” ou se interessa por discussões teóricas de arte, talvez seja a sua estreia. Vale um destaque que o filme é na verdade uma compilação em longa-metragem de um projeto de 2015 apresentado em uma exposição de arte de múltiplas telas.

Thor: Ragnarok

Thor Ragnarok Cinema Outubro

Sinopse: Thor (Chris Hemsworth) está preso do outro lado do universo. Ele precisa correr contra o tempo para voltar a Asgard e parar Ragnarok, a destruição de seu mundo, que está nas mãos da poderosa e implacável vilã Hela (Cate Blanchett).

Terceiro filme do Deus do Trovão e, pelo que tudo indica, essa será a sua melhor aparição (quase) solo nos cinemas. Thor Ragnarok fecha as estreias da Marvel em 2017 e tem um peso enorme nas costas: possivelmente teremos a ligação entre o universo Cósmico e o da Terra nesse filme. Com uma estética bem diferente dos demais filmes do herói, Taika Waititi, diretor do longa, promete ir mais na pegada de Guardiões da Galáxia com um filme repleto de ação, cores e muito humor. Confesso que estou com muitas expectativas para esse filme, apesar de não ter gostado de nenhum dos outros dois filmes, e estou ainda mais ansioso para os ganchos que o filme deixará para Vingadores 3.

Extra!!!

05/10 a 15/10

Festival do Rio

Se você mora no Rio de Janeiro ou vai estar por aqui entre os dias 5 e 15 de outubro, aproveita para acompanhar o Festival do Rio! Evento que acontece anualmente na cidade maravilhosa conta com mais de 250 filmes de diversos países passando em salas espalhadas pela cidade. Com ingressos na média de 22 reais a inteira, o festival promete trazer filmes para todos os gostos e experiências pouco acessíveis também. Fica aí a dica! Para mais informações acesse o site do festival.

 

 

Facebook Comments

Lucas Mizumoto

Professor de japonês, amante de cinema e telespectador de desenho japonês desde que se entende por gente .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *