10 dicas de filmes e séries para curtir o feriadão

Porquê a grana tá curta e ficar em casa vendo filme tá valendo mais a pena que sair!

Quem nunca se pegou naquele momento de “ufa, feriado! Hora de botar as séries em dia!” não é mesmo? Por isso, hoje vou te dar algumas dicas de filmes e séries que dá para aproveitar nesse feriado de dia das crianças.

Antes de começar a lista em si, algumas observações, vou focar principalmente em coisas que estão na Netflix, já que ela é é a mãe das maratonas! Bora lá.

Filmes

1) Star Trek (2009) e Star Trek: Além da Escuridão

Filmes e séries para curtir o feriadão

Bom, como já é costume nas minhas listas, já vou começar roubando com uma indicação dupla. Aproveitando que recentemente tivemos a estreia de Star Trek Discovery (fica de olho na Drop Hour que no fim de temporada tem crítica), vamos começar com os dois filmes do J.J. Abrams.

Star Trek e Star Trek: Além da Escuridão foram os dois primeiros filmes da nova trilogia da clássica franquia de ficção científica. Resgatando personagens clássicos e sabendo homenagear a série clássica, J.J. trouxe para franquia um misto de nostalgia e inovação com os seus filmes. Recomendo assistir os dois em sequência para vermos a evolução dos personagens apresentados aqui e notar como a adição, ainda que sutil, de mais ação nesses novos filmes deixaram a franquia com uma nova roupagem, mas tão boa quanto à clássica.

2) De Volta ao Jogo (John Wick)

De volta ao Jogo Filmes e séries para curtir o feriadão

A próxima dica é de um dos queridinhos da crítica atualmente, John Wick. O filme estrelado por Keanu Reeves vem sendo considerado uma referência para os filmes de ação contemporâneos. Com cenas muito bem coreografadas, um enredo direto, mas competente, e uma direção espetacular, De Volta ao Jogo é um filme que empolga e prende seu espectador. Curiosamente, o filme segue linhas clássicas dos anos 80 em que nosso protagonista vai, sozinho, matando toda uma organização, mas a roupagem atual e a maneira clean como tudo acontece (preste atenção na quantidade de tiros na cabeça que John Wick dá e mesmo assim saí limpinho dos locais), é incrível.

Como o filme teve uma sequência que estreou esse ano (e considerei um dos melhores lançamentos do primeiro semestre), aconselho assistir os dois, mas como o segundo ainda não tem em streaming, tem que dar uma procurada.

3) Okja

Okja Filmes e séries para curtir o feriadão

Finalmente um original Netflix aqui na lista! Okja foi um dos filmes do serviço que vi atualmente e mais gostei. Com uma história emocionante, personagens super carismáticos (incluindo a super porca) e uma mensagem que nos faz pensar sobre nossos habitos, eu diria que essa produção sul coreana é um filme necessário, não apenas uma indicação. O filme sabe ir aumentando a dramaticidade gradativamente nos seus 3 atos e mistura muito bem a leveza e inocência da criança com a crueldade que o consumo pode despertar nos seres humanos.

Talvez não seja a melhor indicação para “relaxar” no feriadão, já que é um filme que busca uma reflexão, mas ainda assim é uma opção para se levar em consideração. Se quiser saber minhas impressões mais detalhadas, confira a crítica que fiz do filme clicando aqui.

4) Lilo & Stich

Lilo e Stitch Filmes e séries para curtir o feriadão

Já que o dia é das crianças, tem que ter indicação para elas também! Aproveitando a dica de Okja, vou colocar Lilo & Stich para criar um paralelo. Ambos são filmes que tratam da amizade entre crianças e “animais” e da inocência e pureza dos mesmos. No entanto, a animação da Disney sabe trabalhar a questão com muito mais leveza e sem tratar de temas como capitalismo ou consumo.

Aqui eu confesso que poderia indicar qualquer filmes da disney que o catálogo apresenta, mas escolhi Lilo & Stich porque feriado é um momento que podemos passar com a família e porque não reunir todo mundo para assistir um desenho que mostra de maneira tão orgânica a importância dos nossos entes queridos, sejam eles quem for?

5) O Lado bom da vida

O lado bom da vida Filmes e séries para curtir o feriadão

Para fechar a parte de indicação de filmes, mais um super good vibes. O lado bom da vida, estrelado por Jennifer Lawrance e Bradley Cooper, é um daqueles filmes que você termina pensando “caramba, preciso e devo curtir melhor as coisas”. Acompanhando dois desajustados que, por questões da vida, acabaram ficando isolados e mal vistos pelas pessoas ao seu redor, o filme trata de problemas de saúde mental e de relações paternais de maneira super descontraída e engraçada. Não é atoa que o filme foi indicado ao Oscar de melhor filme e dando o Oscar de melhor atriz para Jennifer Lawrance.

Filmes mais leves e com uma mensagem legal são os que costumo buscar em feriados, justamente porque me permitem relaxar e ajudam a renovar as energias nesse momento de descanso. Por isso, acho que O lado bom da vida é uma pedida perfeita para esse momento, ainda mais por ser um filme leve, mas com muito conteúdo e qualidade cinematográfica.

 

Séries

1) Stranger Things

Stranger Things Filmes e séries para curtir o feriadão

Vamos começar já com uma das queridinhas do povo, Stranger Things. A série que ficou muito famosa por trazer ótimas atuações mirins e referenciar grandes clássicos dos anos 80 não poderia ficar de fora de uma lista dessas. Sabendo trabalhar com suspense, drama e comédia, Stranger Things é uma ótima pedida para quem gosta de uma boa aventura e porque não de ficção científica? Aqui tudo vale destaque: atuações, produção, roteiro…. Tudo se encaixa muito bem e acaba se aproveitando também do saudosismo da galera que acompanhou os clássicos da década de 80 não só pela mesma ambientação, mas por beber na fonte dessa geração sem esconder isso em momento algum.

Essa indicação também é uma boa pedida já que a segunda temporada de Stranger Things chega esse mês no netflix (não tava sabendo? Confira as estreias do mês aqui).

2) Demolidor

Demolidor Filmes e séries para curtir o feriadão

Mais uma original Netflix, mas dessa vez junto da grande Marvel. Demolidor foi a primeira série do grupo dos Defensores e foi muito bem recebida pelos fãs e pela crítica. Com uma pegada mais séria e violenta do que vemos nos filmes do estúdio, a saga de Matt Murdock mostrou como poderíamos ter algo mais próximo dos quadrinhos adultos sem perder o carisma. Vale ressaltar aqui as cenas de ação muito bem coreografadas (algo que acabou sendo um problema nas demais produções), os vilões e a violência gráfica bem utilizada. Se você ainda não viu as série Marvel-Netflix por conta das críticas negativas de algumas, aconselho assistir pelo menos Demolidor.

A série já conta com 2 temporadas e como são apenas 26 episódios no total, é uma série boa de ver numa tacada só e num feriadão! Caso queira saber mais da nossa opinião, confira a crítica da primeira temporada clicando aqui.

3) Friends

Friends Filmes e séries para curtir o feriadão

Essa aqui você provavelmente deve conseguir assistir na Warner no momento que está lendo esse post (sério, as vezes parece que o canal só passa Friends), mas é outra ótima pedida de maratona. Uma das sitcoms mais icônicas lançadas até hoje, Friends é uma das queridinhas dos fãs de maratonas. Acompanhar aquele grupo de amigos em suas conversas no Central Perk ou torcer pelas suas relações (mesmo já sabendo como terminam) é algo que prende os fãs de comédia sempre. A série tem lá seus problemas (e eu particularmente acho que datou demais), mas acho que é o programa perfeito para quem quer só relaxar e rir com um seriado.

4) Chef’s Table

Chef's Table Filmes e séries para curtir o feriadão

Aproveitando um pouco da onda de programas culinários, vou indicar o que é a melhor série da Netflix atualmente. Chef’s Table é uma série documental que apresenta um chefe de cozinha diferente por episódio e conta um pouco da história daquela pessoa e sua relação com a comida. A principio pode parecer uma série chata ou que só iria atrair pessoas que estudam gastronomia, mas a montagem da série, as histórias (principalmente as de superação) e o amor daquelas pessoas pelo seu trabalho é algo inspirador. Eu costumo dizer que Chef’s Table não é um documentário sobre gastronomia, mas sim um documentário sobre as pessoas aprendendo a valorizar a gastronomia. Por isso, se quiser assistir algo um pouco fora das séries “clássicas”, essa é minha indicação.

Já havia falado um pouco mais de Chef’s Table em outro post aqui no site onde indiquei outras séries documentais da Netflix, caso tenha interesse e ver todas as indicadas, clique aqui.

5) Star Wars: Rebels

Star Wars Rebels Filmes e séries para curtir o feriadão

Assim como fiz ali em cima com Lilo & Stich dando um filme para crianças, fica aqui a minha dica de uma série animada! Star Wars: Rebels, como o nome sugere, é mais uma franquia do universo expandido de Star Wars e, nesse caso, acompanha o surgimento da aliança rebelde que vemos no clássico Uma nova esperança. Com um grupo de protagonistas inédito na franquia, a animação apresenta diversos conceitos novos ao universo de Star Wars e explica um pouco de como foi o período entre os filmes III e IV da saga principal. A série tem um foco muito mais infantil, mas ainda assim é uma série que com certeza vai agradar os fãs da franquia e que deve ser vista com atenção já que muitas coisas que acontecem aqui estão passando por um processo de especulação de que podem influenciar os novos filmes.

A série conta com 2 temporadas na Netflix, mas já está caminhando para sua terceira. Caso queira saber um pouco mais da animação com nossa crítica da primeira temporada, clique aqui.

 

É isso galera, essas foram algumas dicas que eu tenho para vocês curtirem o feriadão. E aí, vamos assistir alguma dessas coisas? Tava pensando em outras opções? Deixa aí nos comentário!

 

Facebook Comments

Lucas Mizumoto

Professor de japonês, amante de cinema e telespectador de desenho japonês desde que se entende por gente .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *