Violet Evergarden – Primeiras impressões

Em janeiro, a Netflix lança um dos animes mais esperados de 2018: Violet Evergarden.

A história gira em torno de Violet Evergarden. Que lutava na guerra, mas agora que a guerra terminou, ela precisa encontrar um emprego e se ajustar a vida de um civil. Além da guerra ter terminado, a pessoa que cuidava dela, o Major Gilbert, morreu, deixando nossa protagonista desamparada em um mundo em que ela não conhece.

Mas o que ela é?

Antes de mais nada eu ainda não tenho certeza sobre o que é a Violet. Ela é um robô? Uma humana? Uma ciborgue? Há pistas para todos os gostos. Ela tem braços robóticos, mas nos flashback, ela possui braços normais. Então se ela já fosse um robô porque o exército não colocou os mesmos braços que ela tinha antes do acidente dela? Por que agora ela teve que usar braços realmente robóticos?. Também é dito que ela foi treinada desde pequena  e usada pelo exército para ser “a arma” mas que tipo de arma é essa que o exército deixa pedir baixa. Ninguém tem medo que ela pode ser sequestrada para ser estudada? , bem como é dito que a família Evergarden irá tomar conta dela “até que seja maior de idade”. Então ela é humana?

Violet Evergarden

Por esse episódio fica muito ambíguo o que ela realmente é.

A diferença é que este anime não se passa em um futuro pós-apocalíptico ou utópico, mas opta por um plano de fundo de época. Mesmo que a história não se passe em nosso mundo, podemos perceber semelhanças com a era vitoriana. Por esse motivo eu acreditei que teria elementos de steampunk.

Apesar de sua aparência humana, a personagem age de forma pouco humana, parece redundante mas mesmo ela tendo a roupagem de um humano, ela não compreende o que deveria ser, todas as suas ações, são entendidas por ela como ordens e não como uma decisão própria. Mesmo assim, sua personalidade é como de uma criança cheia de dúvidas que tenta entender o mundo ao seu redor. Depois de acordar em um hospital, agora com braços mecânicos, Violet aceita trabalhar em uma firma de correspondência para que possa entender coisas como a frase “Eu te amo”. Inclusive, o momento em que ela toma sua primeira decisão na vida é um dos mais bonitos deste primeiro episódio.

Visual belíssimo.

Um dos destaques do anime é o visual belíssimo da Kyoto Animation. Que era o esperado depois dos belíssimos trailers que ela teve. Além do traço característico de suas animações, ele também conta com uma ampla paleta de cores, que deixa as imagens ainda mais vivas. Também podemos perceber nuances por conta da incidência do laranja do pôr-do-sol ou do azul do brilho da Lua sobre os personagens. Isso fica ainda mais evidente através dos time lapses que acompanhamos. Outro ponto positivo está na trilha sonora, que combina com o clima que o anime quer passar e conta com a mesma delicadeza da protagonista.

via GIPHY

Um dos elementos mais importantes da trama é a escrita. Mais precisamente, a datilografia. Este será o papel que a protagonista ocupará nos próximos episódios, onde diversas histórias diferentes funcionarão como aprendizado para Violet. Como ela vai escrever cartas para outras pessoas, ela terá um grande envolvimento em suas vidas, o que pode ser bem interessante dependendo da forma como será abordado.

Além de Violet, outros personagens também compõem o elenco, incluindo autônomas escritoras. Apesar de estarem mais próximas da protagonista pois vao trabalhar juntar, elas não contam com o mesmo plano de fundo. Isso também pode ser convertido em aprendizado para Violet, pois ela conviverá com outras parecidas com ela, mas com uma bagagem completamente diferente. Ainda contamos com outros núcleos, como o presidente da empresa em que Violet trabalhará e até mesmo a família Evergarden, que cuidará dela e dá nome ao título do anime.

Violet Evergarden

Conclusão.

Violet Evergarden O primeiro episódio foi um mix de emoções, fiquei bem intrigado sobre o que é a Violet e eu comprei bem a ideia dela tentando se entender na sua nova realidade.  Animação maravilhosa, se a staff continuar no ritmo do primeiro episódio, teremos tanto em história, como em animação, um dos melhores animes do ano. Um que te faça se emocionar, como poucos. Violet Evergarden  Talvez não seja um anime para o grande público, mas certamente agradará aqueles que procuram por um drama histórico.

Violet Evergarden terá um novo episódio por semana (quinta feira), a partir do dia 11 de janeiro, na Netflix.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *