4ª Temporada de “Game of Thrones”

“O melhor das Crônicas de Gelo e Fogo está aqui”

Acredito fielmente que devemos nos dedicar ao máximo a tudo que fazemos. Porque nos contentar com um trabalho bom quando podemos criar algo melhor? Após terminar de assistir o último episódio da 4ª temporada de “Game of Thrones”, percebo que os produtores compartilham da minha crença, pois deram o seu melhor nessa reta final. Mas infelizmente, vejo um problema nisso: e agora, José, o que será da 5ª temporada? Como ela poderá ser melhor do que isso que acabamos de ver?

Já havia adiantado na Preview para a Season 4 de GoT que os roteiristas da série teriam o melhor material em mãos: a reta final do terceiro livro, o “Tormenta de Espadas” é simplesmente sensacional, e praticamente te obriga a ler 400 páginas de forma ininterrupta. Nem por isso a tarefa de realizar a adaptação para a televisão seria fácil, e considero que o trabalho foi muito bem feito. Momentos chaves foram narrados encenados com tanta intensidade que foi impossível desviar os olhos por mais brutais que fossem os acontecimentos. Mas a série conseguiu ir além do que se esperava, agradando seus telespectadores e surpreendendo os leitores mais fanáticos – e me incluo nesse grupo.

quarta got 1

Como assim só tem GoT de novo em 2015? Nãaaaaaaaaaaaaaaaaaaao!

Tinha um pouco de receio sobre a construção do personagem Víbora Vermelha e, principalmente, de como a sua luta contra a Montanha seria feita. Oberyn Martell, como já discutimos em nosso texto da coluna perfil – só clicar nesse link: http://www.drophour.net/#!perfil-vbora-vermelha/cv7b – é polêmico, controverso e sua morte é uma das mais revoltantes de toda a obra. Como os fãs aceitariam que um personagem tão carismático perderia sua vida em um combate que já parecia ganho? E como adaptar para a série uma morte tão sangrenta, decretada com tanta banalidade por um adversário psicopata? Temi por uma abordagem sensacionalista, ou pior: um assassinato tão suavizado que não passasse a ideia correta. Mas os produtores foram muito felizes e nos premiaram com um episódio para recordar.

The_Viper_vs_the_MountainMinha mãe sempre disse para ter cuidado com facas…e com montanhas

Analisando friamente todos os 10 episódios, podemos ver outros momentos que tornaram essa temporada única. A morte do famigerado Joffrey Baratheon no seu próprio casamento. O abrupto exílio de Sor Jorah Mormont imposto por sua amada Daenerys. A intensa batalha dos Selvagens contra a Patrulha da Noite. Todo o julgamento de Tyrion, narrado com suspense e reviravoltas durante vários episódios e aperfeiçoado com a brilhante atuação de Peter Dinklage. A mais que surpreendente morte do poderoso Tywin Lannister.

quarta got 2

Muitas reviravoltas na vida de Tyrion Lannister nessa temporada

Tudo isso nos foi apresentado na Season 4, e inevitavelmente deixou uma pergunta no ar: o que vem agora? Aliás, eu também me faço tal pergunta. E sim, eu li todos os cinco livros já lançados até agora – os que compõe a obra principal das Crônicas de Gelo e Fogo. Mesmo assim, confesso que estou um pouco apreensivo com relação aos próximos episódios.

Em primeiro lugar, não sou fã do quarto e quinto livros – “Festim dos Corvos” e “Dança dos Dragões”, respectivamente. Não são ruins, mas sinceramente considero-os muito mais fracos que os três primeiros. Em segundo lugar: como a próxima temporada poderá superar em qualidade um período no qual tivemos tantos acontecimentos marcantes envolvendo personagens considerados fan favorites? Já fui surpreendido positivamente pelos roteiristas do seriado e torço para que isso aconteça de novo. Caso contrário, ouviremos reclamações sobre queda de nível em Game of Thrones.

the-mountain-and-the-viper-instagram-pedro-pascalIsso aí galera, sem ressentimentos após a quarta temporada hein

A 4ª Temporada mostrou o que é Crônicas de Gelo e Fogo em sua essência: intrigas, plot twists, dramas familiares, mortes e uma luta desenfreada por poder e soberania. Considero-a a melhor das temporadas até então, de longe, principalmente pelo empenho dos produtores em transformar ótimos momentos do livro em episódios épicos e cenas dignas de entrar para a história da televisão estadunidense. E a 5ª Temporada? Te vira malandro, vai ter que ralar muito para superar essa daí. Boa sorte!

Facebook Comments

About Lucas Bastos

Mestre em Comunicação, 7,8 na escala Nerd, fã obsessivo de FMA, Marvel fanboy e defensor da tese de que George Martin é melhor que Tolkien.

View all posts by Lucas Bastos →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *