Crítica: Game of Thrones S07 Episódio 04: “The Spoils of War”

Dracarys.

Quem leu o terceiro livro das Crônicas de Gelo e Fogo, intitulado “A Tempestade de Espadas“, pode se lembrar que nele George Martin faz um agradecimento especial a uma pessoa que o o”obrigou” a incluir os dragões. Nós, fãs dos livros e da série, também deveríamos agradecer. O quarto episódio da sétima temporada, intitulado “The Spoils of War” nos fez lembrar porque gostamos tanto desse negócio. A fórmula Política + Violência + Magia foi aplicada de maneira brilhante nesse que já é um dos melhores episódios da série.

 

Separando o ouro do boleto.

Tudo isso pode ser seu, Vossa Graça… por apenas 29,99!

“Spoils of War” foi divido em três grandes núcleos. O primeiro deles o núcleo Lannister, dividido entre a Fortaleza Vermelha e o caminho da Campina até Porto Real. Enquanto Cersei bota a sua conta bancária em dia, Jaime tenta levar o ouro para pagar essa conta. O interessante desse núcleo foi a volta do fan-favorite Bronn. Os diálogos entre o cavaleiro mercenário e Jaime não foram tão brilhante quanto outrora, mas serviram para matar a saudade do personagem.

As sequências envolvendo o exército Lannister também foram úteis para mostrar um pouco mais de Randyll Tarly. O ex-vassalo de Olena Tyrell aproximou-se da construção do personagem realizada nos livros. Ele é um homem duro, inflexível, digno de sua espada “Veneno do Coração”. Agora temos que ver o quanto sua participação na série será aproveitada ou se ele será mais um lorde do verão.

Alcateia reunida.

Sansa, querida, estou tão feliz com nosso reencontro que vou fazer uma torta para você…aproveita e chama o Mindinho.

Demorou uma infinidade de temporadas, mas os Stark sobreviventes estão reunidos novamente. Arya chegou a Winterfell e novamente não tivemos o mais tocante dos reencontros. Ao menos agora a HBO começou a explicar porque Bran está agindo como um robô, o que torna suas cenas menos incômodas. Já a cena entre Arya e Sansa, apesar de não ter sido a mais emocionante da série, foi bonita. Tanto espectadores quanto as próprias personagens puderem perceber os contrastes entre as figuras e como cada uma cresceu ao seu próprio modo.

No núcleo de Winterfell, de maneira geral, me surpreendeu positivamente a participação das personagens femininas. Em Game of Thrones frequentemente os lordes são as estrelas e as mulheres coadjuvantes. Essa temporada tem sido um pouco diferente, até pelo protagonismo de Cersei e Daenerys. Entretanto, foi nesse episódio que senti esse destaque maior sendo dado às mulheres da trama. Tivemos diálogos e sequências extensas com Sansa, Arya, Brienne de Tarth – e até uma pequena fofoca entre Daenerys e Missandei. Poucas são as vezes que o seriado oferece esse protagonismo às senhoras e guerreiras de Westeros, então vamos parabenizar quando isso acontecer, certo?

Fogo e Sangue.

Quem dera se em WAR a gente pudesse usar dragões… acho que ainda assim eu perderia esse jogo

Em Pedra do Dragão os preparativos para a guerra estão a pleno vapor. Enquanto Jon Snow encontra sua mina de vidro de dragão e se prepara para a sua guerra, Daenerys se via obrigada a mudar radicalmente seus planos. Felizmente ela tem alguns aliados gigantescos e ferozes ao seu lado.

Finalmente tivemos um combate digno de dragões nesse seriado. A mãe de dragões protagonizou um novo Campo de Fogo e mostrou que com 1 dragão e uns 100 mil Dothrakis é possível fazer um belo estrago. Não só os fãs de rainha Targaryen, mas milhões de fãs de Game of Thrones ansiavam por uma sequência de ação dessa magnitude. Após 7 temporadas, Westeros começou a ser pintada com sangue e fogo de dragão.

Um “coadjuvante” dessa sequência foi Jaime Lannister. Os produtores continuam executando sua lenta transição de cavaleiro arrogante para comandante dos exércitos. Ainda que esse processo seja longo e frequentemente ele tenha suas recaídas, começamos a ver um pouco de Tywin no Regicida.

Conclusão.

“The Spoils of War” deu aos fãs da série o que eles sempre pediram: uma guerra em Westeros digna de dragões. Principalmente os fãs de Daenerys saíram satisfeitos do episódio ao perceber um pequeno sinal de contra-ataque por parte da mãe de dragões. Os Lannister ainda não venceram sua guerra. Westeros sangra e queima. O Rei do Norte ainda não chegou e nós estamos cada vez mais ansiosos pelos próximos episódios!

Não deixe de curtir a nossa fanpage para continuar acompanhando nossas criticas, artigos de opinião e notícias sobre Game of Thrones! É só clicar aqui: https://www.facebook.com/realdrophour/

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *