Review: Slam Dunk

Slam Dunk é considerado por muitos, junto com Yu Yu Hakusho e Dragon Ball, um dos 3 pilares da Shonen Jump da década de 90, “Era de ouro” da revista, que vendeu mais de 120 milhões de copias apenas no Japão e é o número 4 em vendas da história da Shonen Jump “

 

Slam Dunk é um manga de basquete desenhado e escrito por Takehiko Inoue (mesmo autor de Vagabond) publicado pela Weekly Shōnen Jump. Com um total de 31 volumes, a obra foi lançada entre Setembro de 1990 até Junho de 1996. Graças ao seu enorme sucesso, o manga ganhou uma versão animada produzida pela grande Toei Animation com a direção de Nobutaka Nishizawa (mesmo diretor de Dragon Quest. Nosso querido Fly da manchete) num total de 101 episódios que foram ao ar durante a década de 90.

ccccSlam Dunk Volume #1

Slam Dunk é uma obra excelente em muitos aspectos, nela temos um drama bem desenvolvido, grandes paixões (mesmo a maioria não sendo correspondidas), muita ação e humor. Além do ponto de vista macro da obra, os personagens também tem grande destaque. O irreverente Sakuragi Hanamichi, o grande Rukawa “Kitsune” Kaede, o gigante Akagi “Gori” Takenori, o pequeno Miyagi ” Relâmpago “Veloz” Ryota, o grande MVP ginasial Mitsui Hisashi e muitos outros. Todos esses elementos resultam numa ótima e divertida história.

bbbb Sakuragi hanamichi e o bonde pesado!!

Para aqueles que nunca ouviram falar dessa obra, falarei um pouco da história desenvolvida no manga. Sakuragi Hanamichi é um calouro do ensino médio da escola de Shohoku, e, por ter sido um recordista de foras no ensino fundamental, Sakurgi e sua gangue chegam ao colegial para tentar acabar com grande seca dos anos anteriores. Assim que Hanamichi chega no colégio ele encontra uma garota chamada Akagi Haruno, uma jovem que ama basquete e que questiona nosso protagonista sobre um possível interesse dele no esporte. Sakuragi, por acabar se apaixonando à primeira vista, acaba mentindo para a jovem e diz que não só joga basquete como também é um “Sports man”.

                  eeeeeeeddddddhhhhhhSakuragi Hanamichi, Akagi Haruno e Rukawa Kaede  

Com isso, Hanamichi conhece seu “Rival”, Rukawa Kaede, homem o qual Haruno é apaixonada desde o fundamental. Ao contrário de Hanamichi, Rukawa realmente é um “Sports man” e um grande prodígio do basquete fundamental. Para conquistar Haruno, Sakuragi começa querer superar Kaede e acaba se tornando membro do Clube de basquete Shohoku. É assim que sua aventura no mundo Basquete começa e muda sua vida de ponta a cabeça.

jjjjjjjHanamichi e o grande Gori!!

Apesar do manga ser muito bom, eu considero o anime um pouco fraco. O grande motivo disso é o corte da melhor saga, a do National Championship. Até hoje não sei o porquê desse corte e creio que muitos fãs, assim como eu, tenham a esperança de vermos esse ótimo arco sendo adaptado algum dia. Mesmo assim a Toei Animation está de parabéns com a produção o anime

Uma das coisas que mais me impressiona em Slam Dunk é o personagem principal, Sakuragi Hanamichi. Um dos melhores personagens já feitos na história dos mangas em geral. Hanamichi tem uma personalidade forte, é hilário e ter um coração enorme. Em uma comparação grosseira, seria como você pegar o Yusuke Urameshi e o Kazuma Kuwabara (ambos de Yu Yu Hakusho) e juntar em um só personagem. Parabéns ao Takehiko Inoue pelo incrível personagem.

kkkkkeeeeeeffffffffHanamichi um dos melhores personagens de todos os tempos!!

É isso galera, espero que tenham gostado da review e, para aqueles que nunca tinham ouvido falar em Slam Dunk, que tenham ficado com vontade de ler. Como disse no início da review, esse manga foi um dos grandes destaques da Shōnen Jump junto com Dragon Ball e Yu Yu Hakusho na década de 90, a chamada “Era de ouro” da revista. Se você gosta de esportes e uma história com muito conteúdo, Slam Dunk é uma obra que você não irá se arrepender da leitura.

Facebook Comments

Um comentário em “Review: Slam Dunk

  • 25 de março de 2015 em 22:33
    Permalink

    Bom texto,só errou no ” é o número 4 em vendas da história da Shonen Jump “,na verdade é o 5,Naruto conseguiu passar.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *