Review: Shokugeki no Soma

Quando alguém pensa em um shounen é quase automático lembrar de séries como Naruto, Dragon Ball ou One Piece. Títulos que contam com personagens super poderosos e com muitas cenas de luta. Mas e se um mangá desse gênero tentasse explorar uma temática mais peculiar como, por exemplo, a culinária? Essa foi a proposta do autor Yuuto Tsukuda ao fazer Shokugeki no Soma e, até o momento, está se mostrando uma ótima combinação.

Shokugeki no Soma conta a história de Yukihara Soma, um garoto de 15 anos que ama cozinhar e tem como objetivo se tornar um chef de cozinha melhor que o seu pai e ser o novo chefe do restaurante da família. No entanto, o pai de Soma resolve fechar o restaurante assim que o filho termina o ensino fundamental e sugere que seu filho ingresse na Academia Totsuki, uma famosa escola de culinária extremamente rigorosa em que cerca de 10% dos alunos conseguem se graduar. É então que se inicia a jornada de Yukihara em busca de se tornar um grande chef e fazer parte da elite de sua escola (um grupo de seletos alunos que “governam dentro da escola” e que sua principal rival, Erina Nakiri faz parte) ganhando diversas competições chamada Shokugeki (numa tradução livre: Batalhas culinárias).

Apesar de não termos lutas, de maneira literal, a ação não deixa a desejar. Os Shokugeki são desafios que os alunos podem fazer entre si ou organizados em competições maiores. Com uma grande quantidade de alunos sedentos por vitória e cada um deles com seu próprio background e especialidades próprias na cozinha, o autor consegue por diversos tipos de culinária em conflito. Mas não pensem que é só de disputas que o mangá vive. A parte cômica é outro ponte forte de Shokugeki no Soma que constrói isso através de quadros cômicos e piadas referentes aos pratos preparados.

Apesar da premissa simples, o mangá conta com uma ótima arte (a obra é desenhada por Shun Saeki), disputas empolgantes, personagens carismáticos e receitas que dão água na boca. Sobre esse último item, a riqueza de detalhes é tanta que o autor conta com o auxílio de um chef de cozinha para mostrar pratos reais com um tom ímpar dentro da narrativa.

Atualmente Shokugeki no Soma conta com pouco mais de 70 capítulos e já se consolidou como um dos mangás de maior sucesso na revista Weekly Sounen Jump atualmente. Portanto, não deixem de dar uma conferida na saga de Souma para se tornar um grande chef!

Facebook Comments

Lucas Mizumoto

Professor de japonês, amante de cinema e telespectador de desenho japonês desde que se entende por gente .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *