Primeiras impressões: Haikyuu

A temporada de primavera já começou e eu estou acompanhando uma quantidade razoável de animes. Dentre eles, um que se destacou desde o primeiro episódio é, sem dúvidas, Haikyuu. Eu considerava esse anime como um “Kuroko no basket” de vôlei, mas o anime me mostrou que tem personalidade e carisma próprios.

Haikyuu!! é um anime do estúdio Production I.G, de gênero esportivo com foco em vôlei baseado em um manga de mesmo nome publicado pela gigante Shounen Jump. Confesso que nunca li o mangá, mas só por ter essas informações eu já esperava uma ótima série. A I.G se destaca cada vez mais no setor de animes e já nos trouxe outras franquias de sucesso para as telas como “Prince of Tennis”, o próprio “Kuroko no Basket” e, saindo da vibe de esportes, “Shingeki no Kyoujin”. Além do estúdio, que nos apresenta um padrão gráfio muito bom, a própria Jump também tem um ótimo trabalho quando se trata de mangás esportivos. Tirando essas qualidades “técnicas”, Haikyuu nos apresenta um cenário curioso (afinal, não é todo dia que temos uma série que trata de vôlei, ainda mais no Japão), mas bem trabalhado, personagens cativantes e uma história divertida.

Haikyuu conta a história de Hinata Shouyou, um menino de estatura baixa, mas que ama o vôlei e quer, a qualquer custo, jogar em campeonatos. Apesar de não ter uma altura ideal para o esporte, Hinata se destaca por sua força de vontade incrível, seus reflexos e sua capacidade de saltar bem alto. Quando finalmente consegue montar um time no ensino fundamental, Hinata perde de lavada em seu primeiro jogo e, nessa mesma partida, conhece Kageyama, um famoso levantador apelidado de “Rei das Quadras” e que vem a ter um relação de rivalidade com Shouyou.

haikyuu 1

Após essa partida temos uma passagem de tempo e Hinata, agora no ensino médio, entra numa escola com tradição no vôlei e pronto para ser um atacante de destaque. O que ele não esperava era ver seu rival, Kageyama, na mesma escola. Juntos num mesmo time, os garotos terão de por sua rivalidade de lado e provar para o capitão do time que podem formar uma boa dupla e levar a escola ao campeonato nacional mais uma vez.

Nesses dois primeiros episódios o anime já me motivou a continuar assistindo até o fim e até mesmo ler o mangá. Além do que já mencionei, vale destacar o enfoque um pouco diferente de Kuroko no que diz respeito aos personagens. Em Haikyuu temos personagens mais “humanos”, sem habilidades especiais, e temos um enfoque maior nas relações entre os personagens e não só nas partidas. Esse anime é sem dúvidas um dos melhores da temporada e que faz jus à hype feita sobre ele.

Facebook Comments

Mizumoto

Estudante de letras: português-japonês, amante de cinema e telespectador de desenho japonês desde que se entende por gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *