Pokémon vs Digimon: Qual é o melhor?

Quem foi criança nos anos 90 se viu diante de uma pergunta difícil: Pokémon vs Digimon – qual o melhor? Ainda que nunca tenha entendido a lógica de não poder ser fã dos dois, parecia quase uma obrigação moral escolher um lado nessa guerra. Os treinadores pokémon tinham de acusar Digimon de ser um plágio. Os digimaníacos rebatiam apontando a infantilidade do desenho de Pokémon, por exemplo. E assim seguíamos nossas vidinhas simples e infantis.

Hoje eu cresci, tenho responsabilidades, contas a pagar, administro esse site e nas horas vagas eu me pergunto: afinal, qual dos dois é melhor, Pokémon ou Digimon? Felizmente a Drop Hour trata exatamente sobre esse mundo geek maravilhoso, então posso analisar friamente essa vital questão filosófica na forma de um texto! Vamos aos critérios que utilizarei para dar o meu veredicto: História da Franquia – Originalidade – Animes/Filmes – Games – Importância para o mundo nerd. Vamos então à disputa!

 

História da Franquia

Vencedor: Digimon!

O que dizer dessa digievolução de Patamon que fez tantos Luklabs chorarem?

Eu gosto bastante das teorias da conspiração de Pokémon, as supostas histórias macabras envolvendo um cenário pós-segunda guerra mundial e etc., mas tudo não passa de mera especulação. Então, na ponta do lápis, a história dos jogos de Pokémon não é exatamente atrativa: se jogamos, é por causa do gameplay. Já Digimon possui uma história bacana, com as incursões entre mundos, sagas clássicas, as tristes mortes de companheiros de aventura, momentos épicos, etc. Por mais que não seja uma cosia que se diga MEU DEUS QUE HISTÓRIA ESSE ANIME TEM, Digimon sai vitorioso nesse quesito.

Originalidade

Vencedor: Pokémon!

E aí, qual foi o melhor time que você já montou em todos esses anos de Pokémon?

CALMA! Não direi que Digimon é um plágio de Pokémon. Tirando os nomes parecidos, nunca vi correlação entre ambas as coisas. Só acredito que o conceito por trás de Pokémon é mais interessante. Enquanto que Digimon trata  basicamente de amizade com seu bicho de estimação super-desenvolvido, Pokémon amplia essa fórmula, acrescentando a dinâmica da exploração do território, colecionar criaturas e treiná-las para tornarem-se seu exército pessoal, o que de forma alguma exclui o lance da amizade (sempre treinei meus pokémon favoritos e me apeguei a todos eles, inclusive).

 

Animes/Filmes

Vencedor: Digimon!

A abertura que dava spoiler de todas as digievoluções.

O quesito mais difícil de cravar um vencedor, sem dúvida. Ambos os desenhos de Pokémon e Digimon marcaram a minha infância e tem um lugar especial em meu coração. A mesma coisa com os filmes: apesar de Pokémon ter uns 181938294 a mais do que seu oponente, considero apenas os primeiros três como realmente pertinentes. E ao fim dessa análise nostálgica sou obrigado a dar o veredicto pró-Digimon. Apesar das temporadas posteriores serem bem abaixo da primeira, pelo menos em Digimon não temos uma infinidade de fillers, Equipe Rocket, Ash abandonando seus melhores pokémon, etc.

Games

Vencedor: Pokémon!

Tudo começou na pacata cidade de Pallet…

Nesse quesito, pelo contrário, temos a vitória mais tranquila. Pokémon nasceu nos videogames, ao contrário de Digimon que sempre recebeu adaptações muito fracas. Tirando o divertido Digimon Rumble Arena, a franquia nunca fez uma grande aparição nos consoles. Pokémon, por outro lado, se mantém forte mesmo após quase 20 anos nesse mercado, com novos lançamentos praticamente bienais e sempre com alta qualidade. Aqui tivemos um massacre dos monstrinhos de bolso, sem dúvida.

Importância para o mundo nerd.

Vencedor: Pokémon!

Quase duas décadas depois, Pokémon ainda vive, surpreende e coleciona fãs.

Digimon é legal, é nostálgico, é divertido, mas seu momento passou. Agradeço a tudo o que ele fez por nós, mas nem o remake do seu anime significa um grande marco para o mundo nerd. Pokémon, por outro lado, conquista novos fãs a cada dia, encanta diferentes gerações e não cansa de se reinventar. O mundo inteiro conhece Pikachu, é impossível passar algumas horas na internet sem se deparar com um meme relacionado à franquia, e há cada vez menos pessoas que não tenham sofrido com a escolha de Sofia chamada Charmander, Bulbasaur ou Squirtle.

 

Resultado Final: Pokémon 3 x 2 Digimon

Pokémon sagrou-se o grande campeão dessa disputa! Mas aposto que você tem uma opinião diferente, não é? Se você acha que eu fui injusto em algum quesito ou que deveria ter feito essa disputa por outros critérios, é só comentar aqui embaixo! Abraços!

Facebook Comments

Lucas Bastos

Mestre em Comunicação, 7,8 na escala Nerd, fã obsessivo de FMA, Marvel fanboy e defensor da tese de que George Martin é melhor que Tolkien.

11 comentários em “Pokémon vs Digimon: Qual é o melhor?

  • 27 de julho de 2015 em 02:32
    Permalink

    digimon sambou na cara de pokemon no anime, sim, no game o pokemon ganha MAIS ORIGINALIDADE NINGUÉM LIGA

    TA EMPATADO 2 X 2 ORIGINALIDADE NINGUÉM QUER SABER!! SO QUEREM VER AS COISA provalmente so colocou pq é um otaku de pokemon então se n gosta de minha opinião foda-se

    so falo uma coisa : Pokemon 2 x 2 Digimon

    n achou 2 x 2 vai na casa da mamae no cantinho do seu quarto chorar baixinho thau

    Resposta
    • 14 de outubro de 2015 em 20:40
      Permalink

      Entao desenpata com o manga do pokemon que é muito foda e eu só to no capitulo 100

      Resposta
  • 26 de dezembro de 2015 em 10:43
    Permalink

    pokemon tá muito fraco, pokemons em formatos de lampadas?chaveiros etc… pokemon era muito bom na temporada x e y ficou muito pior,digimon é bem mais original desde o 1º episodio,tem uma certa evolução com o tempo,sem falar que é bom porque é mesmo,que viu as temporadas 2 ,3 e 4,e data squad,serio este data squad tá é uma bosta xrox wars é, um monte de digimon ficou uma bosta depois do 5º,mas o novo digimon tri tá dando é um banho nesses,pokemon vai ter filme!!!!!!! é e acho que vai ser do x e y,vai ser cagado este filme

    Resposta
    • 25 de Fevereiro de 2017 em 21:25
      Permalink

      O filme é muito bom eu ja assisti então para de falar mal de Pokémon se liga

      Resposta
  • 26 de Janeiro de 2016 em 01:38
    Permalink

    Eu acho que originalidade é muito importante, gosto de digimon mas, na boa, pokemon é muito melhor e bem menos enjoativo e complicado, embora sua historia seja fraca… Acho que deveriamos contar o manga, pois ele sim é a adaptação mais exata dos jogos😊

    Resposta
  • 17 de Abril de 2016 em 01:50
    Permalink

    Os dois são bons, com seus altos e baixos, Pokémon peca no anime, mostrando histórias intermináveis com o Ash, porém nos jogos, é outra coisa, mais original e legal de se ver, assim como nos mangás, esses últimos jogos XY, o ápice do sucesso, só melhoram, apesar de as minhas gerações preferidas serem a segunda e a quarta.

    Já Digimon é bom nos animes, tendo vários diferentes e legais, sem enjoar, porém peca nos jogos, com altos e baixos, esse último Cyber Sleuth até que foi legal, mas teve clara inspiração nos jogos de Pokémon, o que ficou meio feio, já que são rivais.

    Resposta
  • 30 de julho de 2016 em 19:07
    Permalink

    A mano ta errado ai digimon tem emoções,a história muda… Os jogos “eu” acho que os jogos do digimon são mais legais e digimon tem pouco em comum com pokémon…

    Resposta
  • 9 de agosto de 2016 em 02:39
    Permalink

    sério, a dinâmica das duas séries são absrudamente diferentes, um é sobre um mundo de aventuras onde alguém luta para ser o melhor na carreira dele, o outro é sobre um mundo em caos prestes a ser destruído que escolhe alguns salvdores, são dinâmicas diferentes. É claro que Digimon é uma série mais dramatica sendo vital o amadurecimento de seus persoangnes, mas Pokemon é sobre um mundo vasto de possibilidades e sobre o vivência do dia-a-dia.
    Em miúdos.
    Pokemon embora a série animada seja focada sempre na repetitiva história de Ash, te fornece um mundo amplo, fanfiqueiros podem fazer o que quiserem sem desvirtuar o mundo, vide a webcomic Viridian City.
    Digimon não tem a mesma plasticidade, claro que a série é muito mais madura, mas é díficil você contar uma história em digimon que não seja sobre aquele mundo esta em caos ou algo similar (este é o mote de todas as series Digimons que vi, Tamers – minha favorita – começou diferente mas no final era sobre isto também.
    Por fim, concordo que houve uma geração de pokemons feios (pokemon espada), mas Digimon sempre teve sua infinidade de coisas horrorosas, mesmo quando crianaç, muito antes de ir cursar biologia (será que houve alguma influencia aí?) me era dificil aturar monstro-animal-com-trabuco, monstro-animal-submarino.

    Resposta
  • 2 de setembro de 2016 em 01:52
    Permalink

    Bom , poço ler varia veses isso aqui não coloco pros nem contras , sou 100% digimon e não posso opinar sobre o outro então pra mim digimon sempre ganha haha

    Resposta
  • 26 de Abril de 2017 em 13:54
    Permalink

    Sei que o tópico esta morto, mas eu gostaria de deixar minha opinião sobre isso.
    Não acho que o jogos de pokemon sejam melhores, se levarmos em conta a historia… é sempre a mesma coisa, derrote todos os lideres de ginásio sem motivo algum, derrote a equipe do mal que quer usar pokemons para dominar o mundo, seja um campeão. Digimon pelo jogos de DS, tem uma historia mais original, pois há digimons corruptos, maus, e a equipe do mal não é tão obvia. Seu objetivo não é chegar a ser um Tamer de Platina, isso é só uma side mission que você faz se você quiser. As evoluções de pokemons, são sempre as mesmas… e eles são limitados por seus status. Já em digimon, todo digimon pode chegar ao status 999 em tudo, alem de ter evoluções aleatórias! E você pode ter um digimon bebe, com ataques de um digimon avançado, e alem disso, ele pode ser forte! O que faria que uma luta competitiva, seja mais por questão de estrategia, que status.Outro fator, é a fazenda, onde você pode treinar os digimons que estão fora da sua party, e treinar o seus próprios para aumentar seus status. Coisa que o pokemon não tem, pokemons extras são mandados para a box, e não ganham nada por ficar lá. Pokemon não tem “boss battles”, lideres de ginasio sempre tem pokemons que voce pode ter normalmente, com status que ele normalmente teria nesse nivel… o que não acontece em digimon, onde os boss tem HP’s enormes. Digimon é mais focado na dificuldade do próprio jogo, e não feito para jogar só competitivo. Pokemon é fácil, e é feito mais para você jogar no competitivo do que realmente aproveitar a historia.O único fator que eu acho que perde, é em animação de combate… que no digimon é muito simples. Fora isso, digimon ganharia em jogos pra mim… Pois eu olho para o jogo em si, não para como é no PvP. Tanto que você pode ver bem que nada que eles criaram até agora afeta a historia em si (como por exemplo alguém usar as pedras de super evolução pra fazer algum mal), mas apenas para o PvP ficar mais interessante. Nas outras vitorias, eu não mexo… reconheço que o impacto de pokemon na comunidade nerd é muito maior, alem que, não teria a escolha de Sofia em digimon, porque tu pode conseguir os digimons que você não pegou depois u.u

    Resposta
    • 26 de Abril de 2017 em 14:46
      Permalink

      Obrigado, Kirigari, pelo ótimo comentário! Relaxa que os tópicos não estão mortos nunca, pode comentar que a gente lê e responde!
      Vou aproveitar que você entende bastante dos jogos de Digimon para tirar uma dúvida: esse ultimo que saiu, para ps4, o Digimon Story Cyber Sleuth, você recomenda? Estou procurando alguem que tenha jogado para saber se è uma boa comprar ou não. Ja li criticas na internet mas gosto sempre de conversar com uma pessoa mais proxima que tenha jogado.
      Abraços!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *