Oito slice of life que recomendamos para você.

Decidi fazer uma nova lista só que dessa vez sobre Slice of life, ou “nichijou” em Japonês para aqueles que não estão familiarizados. Reference a eventos que ocorrem diariamente, como se preparar para a escola, tarefas claras, aproveitar um hobby ou preparar refeições. Esses eventos diferem dependendo da configuração, mas acima de tudo são considerados ações ordinárias e cotidianas que nem sempre seguem uma trama central. As etiquetas relacionadas Vida escolar e vida profissional se concentram em eventos comuns que ocorrem em uma escola ou em um ambiente de trabalho, respectivamente.

Barakamon

ばらかもん 

COMÉDIA – SLICE OF LIFE

Simplesmente MARAVILHOSO!! Outro anime com temática mais “madura” digamos assim, a pesar de ser MUITO HILÁRIO! A cada episódio, Handa aprende coisas novas com as crianças da ilha! Aprende a ter uma escrita boa, única, só dele. Aprende a ser uma pessoa melhor! e sem deixar por fora que os personagens são únicos e bem maluquinhos! Recomendo para quem quer rir muito e se emocionar com um bom final
Barakamon mistura um pouquinho de cada coisa – um pouquinho de drama, um pouquinho de comédia, um pouquinho de mensagens inspiradoras. Pra criar um slice of life que genuinamente transmite vida, e se manteve consistentemente ótimo do começo ao fim.
Sinopse: Seishu Handa é um calígrafo, desde pequeno ele participa de competições e exposições. Mas Após socar um famoso Caligrafista, Seu pai, também calígrafo, o mandou para uma ilha, a fim de seu filho  relaxar e exercitar sua escrita. Como alguém que jamais viveu fora de uma cidade, Handa tem que se adaptar aos seus novos vizinhos excêntricos, como pessoas que viajam a trator, visitantes indesejados que nunca usam a porta da frente, crianças irritantes que usam sua casa como parque de diversões, etc. Esse cara poderá lidar com todas essas maluquices? Descubra isso nessa ilha excêntrica de comédia e cheia de inocência e ria!

3-gatsu no Lion

3月のライオン 

DRAMA – SEINEN – SLICE OF LIFE

Primeiramente você que gosta mais de Honey & Clover do que 3-gatsu, não me odeiem.  Eu poderia ter colocado facilmente  Honey nessa lista, mas na verdade eu fui muito mais cativado em 3 gatsu pelos personagens e seus dramas.
É uma história linda e poderosa sobre aprender a confiar nos outros, a descobrir suas próprias forças e fraquezas, sobre deixar para trás o que te faz mal e seguir em frente. Estou muito feliz por ter dado essa chance de acompanhar a série e posso apostar que alguns vão amá-la tanto quanto eu. E eu realmente estou esperando por um final emocional e muito feliz – cheio de lágrimas e mixed feelings. Mas tenho que dizer que a segunda parte da primeira temporada do anime é um pouco arrastada… Se você já assistiu a primeira temporada de Bakuman, deve entender oque eu to falando.
Então você pode se perguntar por que mesmo assim eu coloquei ele nessa lista. Pelo simples motivo que eu tenho muita dificuldade em separar o anime do manga o que realmente me impede de julgar separadamente a obra, de sua adaptação para TV.
Sinopse: Kiriyama Rei tem 17 anos e é um jogador profissional de shogi, mas na vida real, ele não tem nada. Calmo e não muito social, Rei não tem família, sem amigos, e ele não vai à escola. Ele é apenas familiarizado com uma mulher chamada Akari, que é sua vizinha que mora sozinha com suas duas irmãs mais novas, Momo e Hinata. Este é um mangá seinen de dia-a-dia, com monólogos fortes e as reflexões de Rei.

Amaama to Inazuma

甘々と稲妻 

COMÉDIA – SEINEN – SLICE OF LIFE

 Amaama to Inazuma é aquele anime cuja função é divertir e aquecer seu coração; leve, fofo e divertido, recheado de sorrisos da Tsumugi é um anime muito leve. Ele é fofo, divertido, engraçado e, em algumas cenas, emocionante. É muito gostoso acompanhar a série e ver como as relações vão se desenvolvendo, como os personagens lidam com as situações que aparecem e uns com os outros. O visual é muito bonitinho e a trilha sonora combina muito bem com o clima fofo do anime, embora a animação as vezes deixe um pouquinho a desejar. Ainda assim, assistir o anime te deixa tão leve, tão animado e tão feliz que os detalhes técnicos acabam ficando em segundo plano.
Sinopse: Inuzuka é um professor que tem cuidado de sua filha, Tsumugi, desde a morte de sua esposa. Ele não é bom na cozinha, então ele e sua filha têm comido muita comida pronta/congelada. Uma série de eventos o leva à um restaurante administrado pela mãe de uma aluna, Kotori. Como sua mãe nunca está presente, desde que seus pais se divorciaram, Kotori dá o seu melhor para cozinhar. Agora, esses três passarão a se encontrar e cozinhar juntos.

Flying Witch

ふらいんぐうぃっち

COMÉDIA – SLICE OF LIFE – SOBRENATURAL

Flying Witch é sem dúvida uma obra a constar nos reportórios de todos os amantes do gênero Slice of Life. É dos mais relaxantes animes que já assisti e possui os ingredientes perfeitos para entreter sem nos sentirmos aborrecidos com a história leve e quotidiana.
A premissa simples compactua com o banho de doçura e serenidade que esta obra prima nos fornece. Trata-se de um puro slice of life: não há aventura estonteante nem uma meta a alcançar. A descrição do dia a dia de Makoto e da sua família são a história e o universo de Flying Witch o motor de desenvolvimento da narrativa.
 Eu só queria mesmo tecer elogios a Flying Witch, que me desestressou de verdade. Não é um anime que eu assistia pensando “ah, preciso fazer outras coisas úteis“, mas eu conseguia realmente assistir e desligar das coisas porque é um anime que tem uma história bobinha, mas em contrapartida personagens e caracterização bem densas e coesas. Eu recomendo demais o anime para as pessoas que tem curiosidade por bruxinhas, ambientes rurais, vontade de assistir um bom anime capaz de relaxar e tranquilizar, sem muita preocupação com um enredo ou qualquer outra coisa que não a sua leveza e divertimento. Não é um Barakamon de lições de moral,  não tem um puta desenvolvimento de personagem ou análise e críticas sobre o universo. É realmente um anime para sentar e relaxar.

Sinopse: Kowata Makoto, uma garota meio estabanada que acabou de se mudar, junto com o seu gato para uma cidade do interior do Japão. Ela passa a viver na casa do seu “primo em 2º grau” Kei, junto com os pais dele e Chinatsu, a irmã caçula de Kei. E tudo parecia correr normalmente até que Chinatsu começa a estranhar o comportamento da Makoto. Não demora muito até que ela descobre que Makoto é uma bruxa e o gato é o familiar dela. E ao contrário do que o senso comum diria, ela pareceu curtir bastante isso.
Acontece que as bruxas estão há muitos anos ocultas das pessoas comuns e são uma espécie de grupo social no qual as meninas, desde jovens, começam a aprender as artes da bruxaria e feitiçaria. Só que quando viram adolescentes, são mandadas para a sociedade, para interagirem com as pessoas normais, mas sem revelar o que são de verdade. Mas Makoto esqueceu desse detalhe e deixou escapar sua identidade.

 

Gin no Saji

 銀の匙 

COMÉDIA – ESCOLAR – SHOUNEN – SLICE OF LIFE

É um ótimo anime. Leve e divertido, apesar de abordar alguns temas complicados. Um pouco lento, talvez, mas com uma vagarosidade pertinente ao tema abordado. A primeira temporada fechou muito bem a “saga do Presunto”, o porquinho com que Yugo criou afinidade, mas ficaram muitas questões em aberto como o romance com Aki Mikagi e as questões com a família de Yugo. Com certeza fiquei muito feliz ao descobrir que terá uma segunda temporada. Imagino que ela irá tratar desses assuntos. Estou ansioso para assistir.
Sinopse: A história retrata a vida diária de Yugo Hachiken, que sonha com uma vida separado de sua família, então ele toma a iniciativa de se matricular em uma escola de agricultura de Sapporo que, ao contrário de seus colegas de classe, não tem intenção de seguir uma carreira agrícola depois de se formar, mas em vez decidiu estudar lá sob a noção equivocada de que ele poderia ser facilmente o melhor aluno da classe.

Hanasaku Iroha

 花咲くいろは 

COMÉDIA – DRAMA – SEINEN – SLICE OF LIFE

 Iroha realmente prende você com uma historia que não tem uma explosão sequer, nem luta ou batalha épica, só um enredo bem simples, como é administrar uma pousada que está em decadência? como reviver os seus dias de gloria? com side-stories a torto e a direito, mas cada uma mais legal que a outra.
No primeiro momento eu achei que os personagens seriam bem clichês, mas até o meio do anime me surpreendi com vários, principalmente a chefe da pousada, que imaginei ser apenas uma velha rabugenta, mas ela se mostrou uma mulher elegante e inteligente com o decorrer do anime.
Agora, devo afirmar que o romance principal é bem fraco, eles não se falam muito e também não se vêem. É um pouco abordado nos primeiros episódios e depois só volta no final do anime.
Simplesmente apetitosa, falo isso em relação a alguns detalhes culinários que envolvem a trama e por isso digo que vale a pena degustar o Iroha. Há uma leve semelhança com novelas ou algumas séries pra adolescentes, mas é apenas isso e nada mais, não consegue perder sua graça.
Sinopse: Hanasaku Iroha gira em torno da personagem principal, Ohana Matsumae, uma adolescente de 16 anos de idade, em Tóquio, que é deixada aos cuidados de sua avó, após a fuga de sua mãe com o namorado. Ohana chega à casa da sua avó, e percebe que ela é a proprietária de uma pousada denominada Kissuisō. Ela então começa a trabalhar na pousada, a pedido de sua avó, mas encontra-se em conflito com a maioria dos funcionários e clientes da pousada. Inicialmente se sente desestimulada, mas ela decide usar sua situação como uma oportunidade para mudar e se tornar uma pessoa melhor e ter um bom relacionamento com os funcionários da pousada Kissuisō.

Kobayashi-san Chi no Maid Dragon

小林さんちのメイドラゴン

COMÉDIA – FANTASIA – SLICE OF LIFE

Esse é daqueles animes que eu li a sinopse e não me animou em assistir. Mas com cada novo episodio saindo e o povo do face, fazendo mais e mais gifs, eu fiquei curioso para dar uma olhada e tenho que dizer que foi uma das melhores coisas que eu fiz.
A proposta não é só te fazer rir, tem algo mais, as vezes bem implícito, mas no fundo querem te passar uma mensagem sobre amar o diferente. Aqui vemos o amor, de uma forma engraçada, entre seres diferentes que apreenderam a extrair coisas boas uns dos outros. Uma linda e divertida história de amor que vai agradar a maioria que adora um bom Slice of Life.
O anime tem personagens interessantes, embora individualmente eles não tenham muito desenvolvimento ou passado, eles são agradáveis e cativantes. A Kanna por exemplo tem um desenvolvimento muito legal, justamente por ser a personagem mais próxima das duas principais. Eu acredito que ela seja a favorita do público. Kobayashi-san também é cativante por ser muito leve e divertido. É muito relaxante de assistir e tem algumas piadas bem divertidas.
Sinopse: Kobayashi vive sozinha em um apartamento, até que um dia, Tooru apareceu e elas acabaram morando juntas. Tooru pensa em seres humanos como inferiores e tolos, mas tendo sido salva por Kobayashi-san ela faz tudo o que pode para pagar a dívida e ajudá-la com várias coisas, embora nem tudo correr conforme o planejado. Uma comédia de um cotidiano mítico sobre uma senhora que trabalha duro em um escritório trabalhando vivendo com menina dragão.

Mob Psycho 100

モブサイコ100

 AÇÃO – COMÉDIA – SLICE OF LIFE – SOBRENATURAL

 
 Depois do sucesso de One punch Man, nada mais normal do que pegar outras obras do seu criador ONE e tentar replicar o sucesso com as suas outras obras.
Diferente de One Punch Man que conta com a arte incrível do Murata, Mob Psycho 100 é totalmente feito pelo ONE, então o traço é bem tosco e todos os personagens têm os mesmos olhos e expressões. Se todos fossem careca, seriam praticamente a mesma pessoa. Só que isso não atrapalha o anime, pode até contribuir visto o clima de comédia.
O anime é engraçado e é impossível não compará-lo com One Punch Man, mas ele ainda assim consegue criar uma identidade própria e conta uma história diferente. A única semelhança mais gritante que parece já ter se tornado marca registrada do criador é o personagem principal super poderoso e impossível de ser derrotado. Mesmo tendo essa marca registrada, ambos os protagonistas são bem diferentes. Enquanto Saitama é o herói mais forte que existe e  mesmo quase ninguém reconhece a força dele, ele vai continuar lutando contra o mal. Em contra partida Mob tem os maiores poderes psíquicos que existe e ele só quer ter uma vida normal mas todos acabam querendo enfrentar ele e ele acaba sempre se afastando da vida normal que ele deseja. Mas isso não impede que uma boa história seja contada e ainda com muito senso de humor.

Se você tá cansado dos shounens de super poderes e seus clichês, Mob Psycho 100 é uma ótima pedida, com uma ótima mensagem sobre o que é ser normal.  Já que ele tira sarro e foge desse formato de anime.

Sinopse: A história desenrola-se à volta de “Mob” um jovem que vai explodir se a sua capacidade emocional chegar aos 100%. Este jovem com poderes psíquicos ganhou o apelido de “Mob”, porque ele não se destaca entre as outras pessoas. Ele mantém os seus poderes psíquicos contidos para que possa viver normalmente, mas se o seu nível emocional chegar a 100, algo vai sobrecarregar o seu corpo inteiro.

 

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *