Opinião: 10 momentos mais marcantes de animes

“Inesquecíveis”

Animes podem vir em diferentes tamanhos: desde os com 400 episódios ou mais até os curtinhos, no melhor estilo série da Netflix. Mas até essas animações com 10 ou 15 capítulos conseguem oferecer momentos tão especiais que tornam-se inesquecíveis para o nerd que o acompanha.

Para celebrar nossa paixão por animes, a Drop Hour resolveu listar os 10 momentos mais marcantes que já encontramos em um anime. Nossa lista terá 10 cenas ou diálogos de 10 obras diferentes, oferecendo assim um seleção bem variada, para todos os gostos. Os colunistas responsáveis por dar vida a essa lista serão eu mesmo e Luklab.

Bom, vamos começar com a minha parte da lista:

A primeira reunião dos Dollars – Durarara

Durarara é o meu anime preferido e um dos principais motivos disso é a interação dos personagens entre si e com a cidade, fazendo com que a cidade “vire” um personagem.

A cena que eu escolhi é da primeira temporada do anime e eu digo com total confiança que é a melhor cena de anime que eu já vi. Desde os eventos que desencadeiam a cena em si até o discurso do Mikado e o incrível jogo de cores, tudo funciona de maneira magnifica. Na cena em questão, o jovem Mikado (que até então era apenas um estudante comum que veio do interior), mostra que pode lutar a sua maneira e faz isso no melhor estilo “a união faz a força” convocando um encontro extraordinário da maior gangue de Ikebukuro para escapar de um eminente sequestro, como se a cidade estive ajudando o garoto.

Goku vira super saiyajin – Dragon Ball Z

Talvez a cena mais nostálgica dessa lista, a primeira transformação de Goku como Super Saiyajin. Além de uma das melhores sagas, Freeza também foi o responsável pela cena mais emblemática de DBZ.

Em um momento de desespero e sofrimento, Goku libera todo o seu Ki para vingar a morte do seu melhor amigo, o que ninguém esperava era que o nosso herói acabasse virando um lendário Super Saiyajin!

Por mais banalizado que essa transformação tenha se tornado depois, aquela primeira transformação certamente emocionou e empolgou muitas crianças e adolescentes pelo mundo todo!

O desfecho de Kamina – Tengen Toppa Gurren Laggan

Essa aqui é um spoiler bem forte de TTGL e considerado por muitos um divisor de águas no anime. Um dos personagens mais carismáticos de todos os animes, Kamina era o sonho de melhor amigo (ou irmão, como considerava Simon): companheiro, incentivador, prestativo e sempre disposto a ajudar todos.

Na batalha decisiva do primeiro arco de TTLG, temos uma das mortes mais tristes dos animes, a morte de Kamina. A cena como um todo é bem curiosa porque temos uma batalha épica com um desfecho feliz (afinal de contas os humanos conseguem vencer) e por um momento o telespectador até acha que o ferido Kamina iria sobreviver, no entanto, a euforia da batalha é rapidamente substituída pela tristeza da partida. Como disse Simon, “Naquele dia nós perdemos alguém insubstituível”.

 

Aomine vs  Kise – Kuroko no Basket

Como um fã de animes de esporte, não poderia deixar de incluir algo do gênero nessa lista. Embora não seja uma cena, mas sim um compilado de cenas da minha partida favorita de Kuroko no Basket.

Aomine é o melhor jogador da chamada “Geração dos Milagres” e tem um estilo de jogo que se assemelha muito ao basquete de rua Americano, Kise é um atleta nato, com um tipo físico ideal para qualquer esporte e uma capacidade de copiar movimentos fora do comum. O que aconteceria se o melhor jogador do cenário estudantil tivesse que enfrentar ele mesmo em uma partida? É essa situação que Kise apresenta para Aomine ao conseguir, finalmente, realizar uma cópia perfeita do Ace da escola Touou.

Eva 01 entrando em modo Berserk – Evangelion

Se você gosta de anime, muito provavelmente você já ouviu falar de Evangelion. O grande sucesso da década de 90 e considerados por muitos um dos melhor e mais genais animes até hoje. Confesso que sou uma das pessoas que fala esse tipo de coisa e por isso não poderia deixar de inserir algo de Evangelion nessa lista.

A cena em questão é um das grandes viradas que a obra apresenta, ao meu ver. O momento em que o Eva 01 entra em Beserk mode e devora o Anjo que estava lutando é uma das cenas mais impactantes e brutais que já vi em um desenho. Hoje em dia seu impacto visual pode nem ser tão forte, mas todo o background construído e o divisor de aguas que a cena cria são magníficos. Costumo dizer que esse é o momento em que todo mundo deixa de ver Evangelion como um anime de “lutinha de robô” e percebe que tem algo mais ali.

Agora vamos aos momentos que o Luklab lembrou com carinho e admiração:

A “vitória” de Kira – Death Note


Esse aqui é um spoiler violento de Death Note, por isso eu até mudei o título do tópico. Se você já assistiu o anime completo sabe que estou falando da morte do L. Quando comecei a assistir a animação – não havia lido o mangá antes – eu achei que o confronto final entre Kira e L ocorreria só nos últimos episódios e aí sim um dos dois acabaria morrendo. Mas a “vitória” precoce de Light é tão surpreendente quanto bela. No mangá ela é bem escrita, mas o anime se superou na composição dessa cena, criando uma atmosfera tanto visual quanto sonora ideal para a força que o momento precisava. L morre nos braços de Light, que o olha com desdém. Cruel, não é?

A nova quimera de Shou Tucker  – Fullmetal Alchemist Brotherhood

FMA: Brotherhood é meu anime favorito e talvez por isso eu seja capaz de listar uns 50 momentos marcantes da obra. Mas como a lista pede só um de cada, fiz um esforço tremendo para chegar a esse. Shou Tucker é um alquimista federal especializado na criação de quimeras. Ed e Al decidem pedir ajuda a ele pois querem saber mais sobre transmutações humanas, etc. Tucker é um pai solteiro com uma linda filha e um simpático cachorro. Passamos o episódio acompanhando os personagens se aproximarem e desenvolvemos uma afeição rápida por esse núcleo. Seria uma PENA se o pai dedicado resolvesse fazer uma quimera falante unindo sua filha e seu cachorro numa aberração da natureza. Perdi uns 10 anos de vida e uma parte boa de mim morreu quando ouvi aquele “irmãozinho…”.

Angemon digivolve – Digimon Adventures

Eu assisti a essa cena pela primeira vez há mais de 15 anos mas ainda me arrepio. Para quem não lembra direito do primeiro Digimon, Patamon – companheiro do menino TK – era o atrasado da turma: foi o último a alcançar a forma Campeã (Angemon) e quando já tinha vagabundo na forma Mega, ele nem dava sinais de que iria chegar à intermediária, a Perfeita. E logo nos últimos episódios, contra o mais forte dos vilões, que já vinha passando o rodo em todos os protagonistas, Angemon resolve tornar-se HolyAngemon (ou MagnaAngemon, como queiram). E mesmo na forma Perfeita ele é forte o suficiente pra meter a porrada no vilão da história! Essa é uma reviravolta daquelas, amigos! Ah, e a digievolução tem direito à Concierto de Aranjuez como trilha sonora, olha que honra!

O encontro de Kousei e Kaori – Shigatsu Wa Kimi no Uso

Shigatsu é o caçula da minha feliz de animes: o mais novo mas que em pouco tempo me conquistou. Também foi foda selecionar só uma cena, mas por fim consegui chegar a essa aqui. Kousei vivia bem mais ou menos, desanimado, melancólico e pessimista. Mas aí o seu mundo preto e branco ganha cor e música quando ele encontra casualmente a violinista Kaori. O encontro musical dos dois te convence sozinho a assistir o resto do anime, só para ver o que vai acontecer com esse casal em potencial. A trilha sonora dispensa comentários: uma singela homenagem à Laputa: Castle in the Sky”, produção do Studio Ghibli. A música é “Pazu’s Fanfare”, caso queiram procurar no Youtube a versão original.

A final da Liga Laranja! – Pokémon

A Liga Laranja é um filler de Pokémon: não existe esse campeonato nos games. Mas foda-se, foi um filler divertido à beça. E pela primeira vez Ash finalmente conquistou um campeonato! A batalha final do protagonista é contra Drake – cof cof, Lance – o detentor de um poderoso Dragonite. É a primeira vez que vemos uma disputa de 6 contra 6 no anime, e isso deveria acontecer todo episódio, porque é foda! Deturpei um pouco a noção de “momento” e coloquei a final inteira como marcante, porque foi ali que os fãs tiveram o gostinho do que é uma verdadeira batalha pokémon! Forçações e mentiras à parte, foi legal à beça!

É isso aí, essa foi a nossa lista de 10 momentos inesquecíveis de animes. E você, concorda com essa lista? Acha que está faltando algo? Deixa aí nos comentários os momentos que mais te marcaram!

 

Facebook Comments

Mizumoto

Estudante de letras: português-japonês, amante de cinema e telespectador de desenho japonês desde que se entende por gente.

3 comentários em “Opinião: 10 momentos mais marcantes de animes

  • 24 de agosto de 2015 em 02:35
    Permalink

    Essa lista me fez ter feelings de novo!
    Ainda mais com shigatsu wa kimi no uso!
    parabéns pelo site 🙂

    Resposta
  • 27 de agosto de 2015 em 19:27
    Permalink

    “Durarara é o meu anime preferido (…)” “FMA: Brotherhood é meu anime favorito (…)” ué ¯\(ツ)/¯
    Brincadeira, sei como é difícil ter só um anime favorito. Haha
    Muito legal a lista. Os que mais me marcaram dela foram Fullmetal e Death Note. Eu realmente não achava possível que eles fizessem isso com o L e fiquei esperando ele voltar a vida a lá DBZ ou algo do gênero até elaborar melhor o luto.

    Resposta
    • 30 de agosto de 2015 em 17:57
      Permalink

      Olá, Thayla!
      A lista tem dois animes preferidos porque foram duas pessoas que escreveram (cada um escolheu cinco cenas) hahaha. Sobre a cena do L, realmente foi um momento muito marcante e acho que não conheço ninguém que não tenha ficado um pouco incrédulo ou na esperança dele voltar!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *