Light Novel, Web Novel e Visual Novel: qual a diferença?

Quando terminei de escrever o meu texto sobre o gênero Isekai, reparei que poderia ter explicado e diferenciado o que é Light Novel, web novel e apresentar uma modalidade que não tinha comentado no último artigo.

Eu acredito que uma das coisas mais fantásticas em uma história são as infinitas possibilidades que o autor pode utilizar na sua obra. Desde o universo, os personagens com as suas várias camadas de personalidade e complexidade. As histórias que podem ser basicamente qualquer coisa. Pode ser uma aventura sobre heróis de todos os tempos que são invocados para lutar até a morte ou um slice of life de uma menina que é deus, só que não sabe. Tudo é possível, desde bem desenvolvida, vai muito provavelmente fascinar o leitor.

Hoje falarei, sobre as  diferenças entre light novel, web novel e visual novel.

Uma característica que se encontra tanto na light novel, web novel e visual novel. É a possibilidade de todas conseguirem terem as suas histórias exportadas para a mídia manga e  para os animes. Todas as novels que citarei possuem mangas e animes. Então irei direto para as diferenças, desta vez por ordem alfabética.

Sword Art Online Light Novel

Sword Art Online

Light Novel: são os famosos Romances leves ou romances rápidos. São livros impressos, contendo algumas ilustrações dos personagens. Uma característica das light novel é a sua linguagem simples e coloquial, sem o uso de kanjis difíceis de serem lidos, utilização de parágrafos curtos, descrição simples e rico uso de diálogos.

Todos esses fatores proporcionam uma leitura mais ágil. Normalmente tem uma média de 5000 a 7000 palavras por capitulo e quando se completa o necessário para se publicar um livro, tem em torno de 40000 mil palavras. O formato em que são impressos é chamado de bunkobon: a grande maioria usa folhas A6, para serem mais fáceis de se carregar e guardar. Um exemplo famoso de Light Novel é Sword Art Online.

Atualmente possui 29 episódios divididos em 2 temporadas, 1 filme, 2 mangas e alguns jogos. (Se isso não é ter sucesso eu realmente não sei o que é)

Overlord Light Novel

Overlord

Web Novel: São histórias escritas para internet, sem uma padronização e nem mesmo sobre a quantidade de capítulos por volume. É basicamente um local sem regras, normalmente a web novel é a forma em que um autor amador ou desconhecido, tenta divulgar o seu trabalho, utilizando de sites como Shousetsuka ni Narou (小説家になろう) , pois como é através de uma distribuição totalmente gratuita, consegue alcançar uma grande gama de aficionados e de possíveis fans para as obras.  As web novel, podem ou não ter ilustrações.

Normalmente, quando uma Web Novel faz muito sucesso, as editoras entram em contato com o autor e transformam a história em Light Novel. Passando por uma revisão/edição profissional e a adição de ilustrações, além de muitas vezes algumas alterações no rumo da história. Um bom exemplo, passando por Light Novel, Manga e até Anime, é Overlord. Em que sua web novel não possuía a personagem Albedo que só foi introduzida na versão de light novel.

 

Fate/Stay Night Light Novel

Fate/Stay Night

 Visual Novel: As Visual Novels são jogos. Como funcionam: são focados no enredo, nos quais o jogador acompanham uma história por meio de textos, músicas, imagens e ilustrações de personagens. Nos quais as animações são trocas de pose ou rosto.  As vezes alguns jogos são dublados, normalmente em japonês ou inglês. Em momentos-chaves desses jogos o jogador deve decidir que caminho o protagonista deve seguir, desta forma, o jogo avança. As suas decisões vão alterar a rota do jogo. No geral, Visual Novels são narradas pelo protagonista e dividida em dias ou capítulos.

Nas características gráficas, costumam ser compostas por um fundo genérico, referente ao cenário onde determinado fato ocorre, junto da imagem dos personagens que estão no ponto de vista do narrador e, em certos momentos especiais, CGs. Imagens mais detalhadas que foram desenhadas especialmente para definir os elementos da cena em questão normalmente são armazenadas e, inclusive, algumas são desbloqueáveis, o que motiva a jogar novamente e tentar tomar diferentes decisões.

As visual novel também são conhecidas pelos gêneros de jogos que ela aborda. Vou fazer uma rápida explicação sobre os mais populares.

Eroge uma abreviação de “jogo erótico”. Estes jogos apresentam imagens sexualmente explícitas que são acessadas através da conclusão de determinadas rotas no jogo, muitas vezes retratando o protagonista do jogo ter relações sexuais com um dos outros personagens do jogo. Um bom exemplo é Fate/Stay Night.

Nakige 泣きゲ pode ser traduzido como jogo de chorar. O objetivo desse jogo é fazer com que o jogador sinta os sentimentos dos personagens e fazê-los chorar por causa de cenários emocionais. Que servem para ter um impacto maior no jogador depois do jogo ter terminado. Estes jogos seguem frequentemente uma fórmula similar: uma primeira metade cômica, com um heart-warming romântico médio, seguido por uma separação trágica, e finalmente (embora nem sempre) uma reunião emocional. Podemos citar os jogos Clannad e AnoHana.
Clannad Light Novel

Clannad

Ano Hana Light Novel

Ano hana

Horror: São histórias que começam com dias comuns, agradáveis, mas então um evento súbito aconteceria levando o jogador ao choque. Bem, acho que todos que acompanham os jogos de horror já jogaram ou pelo menos conhecem.  Saya no Uta, Corpse Party e higurashi no naku koro ni.

Saya no Uta Light Novel

Saya no Uta

Espero que minha explicação sobre as diferenças, tenha sido interessante para todos vocês, da mesma forma que foi para mim.

Se alguém ficou com alguma dúvida ou não concorda com o que eu disse. Comente e vamos assim começar uma boa conversa. Não esqueça de nos contar o que achou do texto. Uma abraço a todos de Maquim.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *