Série monster hunter

Com o anuncio feito na E3 sobre Monster Hunter World, mais um lançamento da série chegado ao ocidente, vamos falar um pouco dessa franquia que eu tenho um amor especial.

Esse novo capítulo da saga de caçar monstros gigantes chega no início de 2018 para PS4 e Xbox one e posteriormente para PC. Embora ainda não temos informações do lançamento do World para o Switch, não podemos esquecer que para a família Nintendo teremos o lançamento do monster Hunter XX ao Nintendo 3ds e Switch .

O QUE É MONSTER HUNTER?

Monster Hunter é descrito por muitos como uma série de action-rpg que simula caçadas à monstros colossais em um mundo de fantasia. A história não é o grande forte da série, mas sim seu gameplay. O jogador deve caçar, cozinhar, fazer busca por ervas e minério, além de ser necessário a capturar monstros vivos, o que exige uma boa dose de estratégia por parte do player, pois cada monstro encontra-se inserido em um ecossistema único com uma fauna e flora riquíssima e cada monstro possui comportamentos únicos, o que torna a gameplay sempre diferenciada.

Abaixo podemos conferir alguns monstros do game e seus respectivos tamanhos.

Uma particularidade que deixa Monster Hunter uma série única é que ela não funciona como os outros rpgs comuns, aqui não há uma evolução de levels propriamente dita do seu personagem. E sim uma evolução do jogador que aprimora a sua gameplay e as melhores maneiras de vencer os monstros. A cada nova caçada o jogador monta um set de armadura e arma que são mais efetivas na caçada, aprende a dominar o ecossistema, a rotina de seu alvo, desde seu local de repouso até onde o monstro se alimenta, facilitando sua caçada. É imprescindível conhecer toda a preparação pré-combate que vai de quais itens levar na bolsa do caçador, passando pelos alimentos ingeridos antes de uma caçada que renderão bônus específicos levando à vitória que antes parecia impossível.

O poderio de Monster Hunter reside no seu multiplayer cooperativo, onde até quatros jogadores se reunirão em caçadas online ou locais enriquecendo ainda mais a estratégia presente no jogo. Em alguns jogos da série existem monstros exclusivos dos modos multiplayer, assim como existem jogos exclusivamente multiplayer, como o Monster Hunter Frontier.

COMEÇO

O jogo foi criado pela Capcom exclusivamente para o playstation 2, tendo seu lançamento japonês no ano de 2004, chegando ao ocidente meses depois. O número de vendas do jogo não foi o esperado no ocidente, prova disso é que sua expansão conhecida como Monster Hunter G e o segundo jogo da série ficaram apenas em terras nipônicas.

Paralelo ao que acontecia com os games nos consoles de mesa, os jogos portáteis alcançaram status de sucesso quando comparados aos seus irmãos de mesa, para tanto versões portáteis baseadas nos jogos dos consoles caseiros alcançaram o ocidente.

Após o lançamento do Monster Hunter Tri para Nintendo Wii, todos os jogos principais da série tiveram seu lançamento ocidental.

JOGOS DA SÉRIE

Aqui procuramos reunir os principais jogos da série Monster Hunter e dividi-los por sua geração. Vou também marcar os jogos que só tiveram lançamento no Japão.

PRIMEIRA GERAÇÃO

  • Monster Hunter (Ps2) 21 de setembro de 2004 North America

Monster Hunter vendeu mal na Europa e nas Américas devido a não ter publicidade; No entanto, foi um grande sucesso em sua terra natal, o Japão.

  • Monster Hunter G (Ps2, Wii) JP 20 de janeiro de 2005 ps2

23 de abril de 2009 Wii

É uma expansão para o Monster Hunter original com mais missões, armamento e diferentes variações de cores de seus monstros

  • Monster Hunter Freedom (Psp) 23 de maio de 2006 NA

Um porte para PSP do Monster Hunter original com algumas atualizações. Este jogo foi mais bem sucedido do que o original Monster Hunter.

SEGUNDA GERAÇÃO

  • Monster Hunter 2 (Ps2) JP 16 de fevereiro de 2006

Monster Hunter 2 é a sequência de Monster Hunter. Só foi lançado no Japão porque a série Monster Hunter não tinha feito muito sucesso no ocidente, enquanto era enorme o sucesso no Japão. Novos recursos incluíam quests noturnas, novos monstros e novos tipos de armas

  • Monster Hunter Freedom 2 (Psp) 29 de agosto de 2007 NA

Uma sequência direta do jogo de  PSP Monster Hunter Freedom. Possui monstros completamente novos, áreas e muito mais.

  • Monster Hunter Freedom Unite (Psp, IOS)23 de junho de 2009 NA

Uma expansão para Monster Hunter Freedom 2. Possui novas áreas, monstros, armas, Companheiros Felyne  (gatinhos ajudantes)

TERCEIRA GERAÇÃO

  • Monster Hunter Tri (Wii) 20 de abril de 2010 NA

O altamente aguardado título de terceira geração para Wii. Possui novas armas como o Switch Axe e Bowguns. Apresenta a possibilidade de caçadas marítimas.

  • Monster Hunter Portable 3rd (Psp, Ps3) JP 1 de dezembro de 2010

Nesta versão do Monster Hunter, os produtores concentraram-se fortemente em detalhes gráficos em mapas e monstros

  • Monster Hunter 3 Ultimate (Wii U, 3ds) 19 de março de 2013 NA

Uma nova versão de monster hunter TRI para  3DS e uma versão em HD para Wii U. Que reuniu  os jogos MH3 e MHP3rd em uma versão completa. Era possível que jogadores do 3ds e do Wii U jogassem juntos através de local connection

QUARTA GERAÇÃO

  • Monster Hunter 4 (3ds)JP 11 de outubro de 2014

É o segundo jogo da série a ser lançado no Nintendo 3DS. Há uma ênfase mais forte na plataforma do que anteriormente; As paredes agora podem ser escaladas de forma mais fluida e em qualquer direção, e pela primeira vez os jogadores podem agarrar monstros e atacá-los. O ambiente é maior e ocupa mais espaço vertical, e o mecanismo do Frenzy Virus torna muitos monstros mais temíveis do que nunca e duas novas classes de armas, Insect Glaive e Charge Blade, também são apresentadas neste jogo.

  • Monster Hunter 4 Ultimate (3ds)13 de fevereiro de 2015 NA

Primeiro jogo da franquia no 3ds que permitiu coop pela internet e não só por local connection, apresentou 2 novas armas a insect glaive e a charge blade e possibilitou a ataques com saltos e a escalada em certos locais.

  • Monster Hunter X (3ds)JP 28 de novembro de 2015

ele serve muito como um tributo ao jogos antigos, reapresentando cenários dos outros jogos e monstros que não apareciam a algum tempo.

  • Monster Hunter Generations (3ds) 15 de julho de 2016 NA

O jogo mais recente lançado no ocidente, ele serve muito como um tributo ao jogos antigos, reapresentando cenários dos outros jogos e monstros que não apareciam a algum tempo.

  • Monster Hunter XX (3ds Switch)JP 18 de março de 2017(3DS)
    25 de agosto de 2017 Switch
  • Ainda não tive oportunidade de jogar ele….

Frontier Series

Monster Hunter Frontier é um MMORPG on-line que no patch atual, chamado de Monster Hunter Frontier Z permite que jogadores das plataformas PC / Xbox 360 / PS3 / PS4 / Wii U / PS Vita. Com uma grande quantidade de novas armas, missões, armaduras e monstros. O jogo continuará a expandir com o novo conteúdo adicionado através de patches. Atualmente, existe uma versão japonesa, coreana e chinesa (Taiwan e Macau) da Frontier. O jogo possui um bloqueador de IP incorporado que evita que os endereços IP fora do Japão se conectem ao servidor, mas ainda é possível para os residentes de outros países se conectarem. A Frontera Coreana requer um KSSN (Número de Segurança Social Coreano) para jogar, mas não possui a mesma taxa mensal que a versão japonesa.

Diary Series

Monster Hunter Diary: É um conjunto de  spin offs, que tem versões inicialmente para mobile e PSP em 2010 e em 2015 recebeu uma versão para 3DS. Onde você controla um Felyne, uma criatura que parece um gato, e tem o objetivo de fazer a vila Palico crescer.

Você vai fazer atividades pacatas, como cuidar de uma fazenda ou um rancho, pescar, capturar insetos, minerar pedras e participar de corridas de porco. O jogador também pode evoluir uma guilda e participar de missões de coleta e de caçada às criaturas típicas da série Monster Hunter.

Monster Hunter Stories

Monster Hunter Stories é um RPG que ao contrário de qualquer um dos títulos principais de Monster Hunter, permite aos jogadores assumir o papel de um Cavaleiro em vez de um Caçador, e que agora são capazes de lutar em um sistema baseado em turnos RPG. As principais adições nesse jogo é a incubação de ovos, de onde voce vai conseguir os seus parceiros, lutando ao lado deles, executando movimentos especiais de ataque de Bond e personalizando as habilidades e a aparência de seus monstros. O jogo possui suporte para Amiibo. Foi lançado em 8 de outubro de 2016 no Japão e tendo o seu lançamento no ocidente marcado para 2017.

Monster hunter stories possui um anime chamado Monster Hunter Stories: Ride On A série de 48 episódios é produzida por David Production. Deixa eu aproveitar e dar uma rápida sinopse.

Lute e seus amigos Cheval, Lilia e Navirou vivem em Hakum Village, onde as crianças aprendem a ser cavaleiros. Os cavaleiros formam um vínculo com monstros amigáveis, chamados Monsties, criados a partir de ovos, com o objetivo de viajar e combater. Aventuras de Lute e seus amigos, os leva a enfrentar uma ameaça chamada de Dark Blight, que infecta os monstros da floresta,  levando a ficarem mais agressivos. Uma nova geração de pilotos agora tem que encontrar uma maneira de parar os monstros destruídos sem ter que destruí-los.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Monster Hunter é uma série única, com uma curva de aprendizado, por vezes árdua, mas recompensadora, pois não há preço em derrotar aquele monstro que achávamos que jamais seria eliminado.

Monster Hunter é um jogo que te força a estudar os movimentos do monstro que você deve caçar, te faz estudar cada item a exaustão, tendo a peculiaridade de ser jogado mesmo quando o console encontra-se desligado. Inúmeras vezes me vi debatendo com meus amigos e companheiros de caça sobre melhores estratégias, melhores armas e execução de combos, tudo isso em lugares mais inusitados, como passeio no shopping (agradeço ao povo do streetpass rj – shopping nova américa), jantares entre amigos e etc.

Possui varios spin offs e com varias jogabilidades, uma pena que quase nada chegue no ocidente e a gente só possa ver a gameplay dos Japas…

Por tudo apresentado aqui, quem está ansioso para a mais nova aventura no mundo das caçadas? Deixem seus comentários.

Deixo vocês com o trailer de lançamento de Monster Hunter world, que será lançado no início de 2018. Preparem suas armas e chegou a hora de tirar a poeira das armaduras!

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *