Perfil: Captain Falcon

“YES!”

Talvez você nunca tenha jogado Super Smash Bros. Talvez você nem ao menos saiba do que se trata a franquia F-Zero. Mas duvido que você não tenha ouvido falar do célebre golpe “FALCON PUNCH!”. No Perfil de hoje, apresento um pouco da história de Captain Falcon, o autor dessa e outras frases tão famosas no mundo dos games.

Captain Falcon (ou Douglas Jay Falcon) é um dos poucos personagens da Nintendo a possuir duas estréias oficiais. A primeira é como piloto: em F-Zero, para SNES, Captain Falcon é o orgulhoso piloto da Blue Falcon, nave de corrida mais famosa da franquia. Mas como personagem jogável, sua primeira aparição foi apenas em Super Smash Bros., para N64, em 1999.

c1

15 anos em 4 imagens… Captain Falcon em cada Smash Bros.

Imagino qual deva ter sido a surpresa dos jogadores da época: em um apertado roster de 12 personagens, nos quais tínhamos as estrelas Mario, Luigi, Pikachu, Samus…quem era esse cara de macacão roxo que fazia questão de anunciar cada golpe usado? Era um tal de Falcon Kick pra um lado, Falcon Punch pro outro…além de tradicionais frases como “SHOW ME YOUR MOVES!”. Captain Falcon era rápido (o mais veloz do jogo), possuía estilo e poderosos golpes de fogo. E foi com essa fórmula que rapidamente tornou-se um fan favorite da franquia, marcando presença em todos os títulos já lançados.

c2

FALCON PUNCH!!!!!!

Fora das arenas de Smash Bros., Captain Falcon divide seu tempo entre as corridas e seu trabalho de caçador de recompensas. Sua última grande aparição foi em F-Zero GX, para Game Cube, na qual o personagem é descrito como tendo 37 anos de idade. Além de sua tradicional Blue Falcon, ele também possui a Falcon Flyer, uma nave bem maior, utilizada para o seu transporte e de seus equipamentos.

c3A elegante Falcon Flyer, em sua aparição no modo história de “Super Smash Bros Brawl”

E para quem curte animes, Captain Falcon foi estrela de seu próprio anime. “F-Zero: GP Legend” foi uma animação veiculada na tv japonesa, entre 2003 e 2004. Após 51 episódios, o anime foi cancelado. A única grande referência ao anime encontrada na internet é a lendária cena do Falcon Punch em Black Bull, vilão de F-Zero (deixo aqui embaixo o vídeo com esse épico momento).

Legendas não se fazem necessárias

Mas o que Captain Falcon significa, exatamente, para o mundo da Nintendo? Infelizmente, pouco. Quem acompanha a empresa sabe que F-Zero é uma franquia exclusiva. Em entrevistas, Shigeru Miyamoto já afirmou que não tem planos imediatos para um novo título. Em termos de promoção do personagem, o grande produto com a marca Captain Falcon lançado na última década foi seu Amiibo, o qual tenho o palpite que não será produzida mais uma remessa.  Em contrapartida a esse descaso, Captain Falcon continua sendo um carro chefe de Smash Bros (veja abaixo um vídeo da reação de um fã durante o anúncio oficial de sua participação no último título, para Wii U e 3DS).

Pule para 1:20 para ver a reação ao anúncio de Captain Falcon xD

O que me impressiona em Captain Falcon é seu carisma. É muito divertido jogar com ele! Acertar um FALCON PUNCH! é recompensador; é legal tirar onda com seu oponente mandado um “COME ON!” para ele; e faz bem à autoestima atropelar seus os adversários com a Blue Falcon, especial do personagem em Smash Bros. O personagem é tão carismático que o número de memes desenvolvidos com seus chavões é impressionante! Colocarei alguns deles aqui embaixo:

1bc

4fd50dd85f539

8npqy

520f96765631a

Captain Falcon é um dos meus personagens preferidos de Smash Bros. Foi meu primeiro Amiibo adquirido e tem a minha torcida diária pelo anúncio de um novo jogo. Espero que esse texto tenha apresentado um pouco melhor a história dessa figuraça e sua importância para a Nintendo.

c4

Termino esse texto com esse belíssimo Knee of Justice, um dos golpes mais poderosos de Captain Falcon…uma verdadeira obra de arte

Facebook Comments

Luklab

Mestre em Comunicação, 7,8 na escala Nerd, fã obsessivo de FMA, Marvel fanboy e defensor da tese de que George Martin é melhor que Tolkien.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *